Monitoramento de rede: as 5 melhores ferramentas para você usar

Monitoramento de rede: as 5 melhores ferramentas para você usar

Rede

Hoje em dia, as empresas são dependentes da tecnologia e dos serviços que a área de Tecnologia da Informação (TI) oferece, entre eles o de monitoramento de rede.

Esse monitoramento de rede é importante devido às redes de computadores, que são instrumentos fundamentais na dinâmica dos negócios

Quando se considera a gestão, não é possível pensar em bons negócios que sejam desconectados da internet ou que não possuam diversas ferramentas e estratégias tecnológicas que ofereçam suporte e inovação.

Os responsáveis por manter essa rede de servidores e outros componentes funcionando são os profissionais de Tecnologia da Informação (TI), que fornecem suporte através de atividades como o monitoramento de rede, por exemplo.

No artigo de hoje, você entenderá mais a fundo o que é monitoramento de rede e quais ferramentas você pode aproveitar para potencializar esse serviço e garantir o sucesso da sua gestão.

Confira!

O que é monitoramento de rede?

Monitoramento de rede é um conceito que diz respeito a observar a segurança e qualidade de sua rede, monitorando suas aplicações e seus serviços. 

Essa rede é composta por servidores ou dispositivos de rede, por exemplo, roteadores, impressoras e computadores. 

Por envolver tantos dispositivos, o monitoramento de rede hoje é de suma importância para a saúde e qualidade dos serviços de sua empresa no geral.

Com a tecnologia avançando e se tornando cada vez mais complexa, a melhoria do desempenho das redes, dos servidores e das aplicações é cada vez mais necessária para ambientes de TI.

A principal função do monitoramento de rede é fazer o acompanhamento de um serviço ou de uma aplicação dentro da empresa a fim de alertar caso algo não esteja dentro dos parâmetros. 

Esta medida faz com que a empresa fique de acordo com as consideradas boas práticas da ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

Além dos alertas, a prática do monitoramento de rede propõe uma facilidade em centralizar os dados coletados, transformando estes em gráficos simples e objetivos para que o administrador responsável pelo sistema ou rede possa acompanhar o desempenho e os resultados da sua aplicação.

O monitoramento de rede se dá por ferramentas específicas para essa finalidade. Estas são desenvolvidas exatamente para apoiar esse acompanhamento de grandes volumes de dados em larga escala. 

Mais adiante falaremos mais especificamente sobre algumas dessas ferramentas.

A importância do monitoramento de rede

O monitoramento de rede tem uma importância fundamental no cotidiano empresarial, além de, simultaneamente, oferecer diversos benefícios.

Veja, a seguir, algumas das principais vantagens:

Facilita correções

O monitoramento da rede faz com que a correção de problemas seja mais rápida. 

Isso acontece porque as ferramentas elaboradas para essa função, além de apontarem problemas, também mostram automaticamente qual dispositivo pode estar causando as falhas. 

Dessa forma, elas economizam o tempo que seria gasto com essa análise, permitindo que uma ação corretiva seja aplicada mais rapidamente.

Identifica oportunidades

Toda a rede de uma empresa está sujeita a apresentar os mais variados problemas com o passar do tempo. 

Esses problemas, ao serem analisados com um olhar mais crítico, podem representar oportunidades de inovação.

Com alguma ferramenta de monitoramento, os profissionais são capazes de identificar padrões nessas falhas e usar esse fator para definir ações estratégicas de melhoria.

Mantém a performance do negócio

O monitoramento de rede pode também apontar os níveis de qualidade na utilização de recursos que influenciam na performance dos serviços. Ou seja, os recursos que fazem com que sua empresa entregue o que promete com qualidade e em tempo hábil

Permite a coleta de dados

A tomada de decisões faz parte da rotina de qualquer empresa. Estas podem englobar desde a otimização de recursos até definições de aquisições para a empresa.

Justificar essas decisões é uma tarefa difícil e que não pode ser baseada no famoso “achismo”. 

Portanto, coletar dados sobre seu negócio e usá-los para projetar o futuro da empresa é uma estratégia funcional no aceite de investimentos e principalmente dará visibilidade quanto ao planejamento de capacidade do setor de TI.

As 5 melhores ferramentas de monitoramento de rede

Agora, vamos às dicas! 

Se você quer investir em monitoramento de rede, leia com atenção a lista a seguir com as melhores ferramentas para você escolher uma de acordo com sua necessidade. 

Confira!

1. Zabbix

O Zabbix é um software de monitoramento de rede projetado para medir a disponibilidade e o desempenho de componentes de infraestrutura, de aplicações e gerar indicadores estratégicos para o negócio. 

Ele torna possível extrair dados de sua empresa do varejo e organizá-los de forma a facilitar e apoiar a tomada de decisões, garantindo o desempenho e a disponibilidade através de um monitoramento em tempo real de milhares de elementos do seu negócio. 

Ele também facilita a visualização, que pode ser através de listas, mapas, gráficos e outras formas. 

O Zabbix oferece grande performance para coleta de dados e é escalável a grandes ambientes.

2. Cacti

Cacti é um software administrativo de rede que tem como característica a flexibilidade, atuando de modo a se adaptar facilmente a variadas necessidades.

Além disso, ele possui uma interface bastante intuitiva. 

Ele atua no monitoramento do estado de elementos de rede e programas, como também da largura de banda utilizada e do uso de CPU

Além disso, recolhe e exibe informações através da visualização de gráficos, permitindo o monitoramento e gerenciamento de redes simples bem como redes complexas, com centenas de dispositivos. 

3. Nagios

Nagios é outra ferramenta de monitoramento de rede e de código aberto, ou seja, o dono dos direitos autorais fornece permissão para estudar, modificar e distribuir o software de forma gratuita para qualquer pessoa e para qualquer finalidade.

Ele é capaz de monitorar tanto hosts quanto serviços, fazendo um alerta quando ocorrem problemas e também quando os problemas são resolvidos. 

4. PRTG Network Monitor

Esse monitor de rede é usado por grandes organizações e trabalha 24 horas por dia em um computador da rede para registrar seus parâmetros de uso, armazenando tudo para que você acompanhe os processos selecionados para serem monitorados. 

Ele também permite criar relatórios, fazer gráficos e tabelas com as informações selecionadas e programar a criação automática dos relatórios, que podem ser exportados em diversas opções de formatos.

Apesar de pago, o investimento é justificado, pois, além de muito flexível para ser usado em toda a área de TI, como em roteadores, servidores, switches, ele também roda nos principais sistemas: iOS, Windows Phone, Android e BlackBerry.

5. Munin

O Munin auxilia as empresas a identificar tendências atuais e pesquisa. 

Os administradores de rede poderão anotar problemas de desempenho em suas redes, aplicativos e dispositivos.

O Munin trabalha através de uma interface web, organiza dados e utiliza uma grande variedade de plugins, além de ter um sistema de alerta bem abrangente e detalhado

Ele é considerado uma ótima opção para organizações em crescimento, pois é fácil de usar e possui gráficos simples.

 

Essas foram nossas dicas para ferramentas de monitoramento de rede que você pode implementar na sua empresa para melhorar seus resultados. Gosta dos temas relacionados a esse? Confira também nosso artigo sobre os pilares da segurança da informação!

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *