6 perguntas sobre Windows com as respostas que você sempre quis!

Existem muitas perguntas sobre Windows – o famoso sistema operacional da Microsoft – frequentes entre os nossos clientes. E nós decidimos responder todas aqui, para os leitores do nosso blog!
Então, se você quer saber qual é o TOP 6 e conferir as suas respostas, leia esse artigo até o final. Fique ligado!

Quais são as perguntas sobre Windows que vamos ver aqui?

A maioria dos chamados que resolvemos para nossos clientes envolvem o sistema operacional Windows.Então, estamos acostumados a esclarecer muitas dúvidas relacionadas a ele. As perguntas sobre Windows que mais chegam até nós são sempre:

  1. Qual é a versão do Windows mais utilizada?
  2. O que é chave de produto / chave de licença / Serial Key?
  3. Um Windows que não está ativado é um Windows pirata?
  4. Qual é a versão do Windows que eu uso? Preciso formatar e não lembro qual era.
  5. Utilizar versões antigas do Windows impacta no meu desempenho?
  6. Como eu habilito e utilizo o pacote office?

Agora, vamos responder cada uma delas para vocês! Continue lendo.

1) Qual é a versão do Windows mais utilizada?

Essa é uma das perguntas sobre Windows mais frequente, mas por sorte ela pode ser respondida facilmente.A ferramenta de análise Statcounter fornece essa informação atualizada mensalmente. De acordo com ela, essas são as versões mais populares:

  1. 48% usam o Windows 10;
  2. 38% usam o Windows 7; e
  3. 7% usam o Windows 8.1.

Em resumo, confira abaixo o gráfico referente a agosto de 2018. _119_https://netsupport.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Blog-NS-21-09-2018-perguntas-sobre-windows-print-statcounter.png

2) O que é chave de produto, chave de licença ou Serial Key?

Bem, antes de tudo é importante esclarecer que o sistema operacional Microsoft Windows é pago.Mesmo aquele que já vem junto com o computador que você acabou de comprar. O sistema operacional está embutido no preço.Porém, se você montou um computador, comprou uma máquina sem o sistema operacional ou quer fazer um upgrade, saiba que você precisará

adquirir uma chave de licença.

A chave de licença, chave de produto ou serial key é o código de ativação do seu sistema operacional.

Quando você instala o Windows ou acabou de comprar uma máquina novinha, você precisa colocar esse código para que todas as funcionalidades fiquem disponíveis em seu computador.

Você pode adquirir o seu Windows diretamente com a Microsoft ou através de revendedores autorizados, caso o seu computador ainda não tenha uma versão original.

Porém, se você já possui uma chave de produto, é possível baixar ISO (imagem de disco) de graça no site da Microsoft.

Baixando a imagem de disco você terá acesso ao assistente de instalação do Windows oficial, igual ao que é vendido. Então, basta gravar o programa em um DVD ou passá-lo para um pendrive, para realizar a atualização em sua máquina.

Contudo, reforçamos que instalar o Windows sem fazer a devida ativação deixará diversas funcionalidades indisponíveisPor exemplo, o uso do Windows Defender (sistema de antivírus da Microsoft) é uma das ferramentas que não serão ativadas.

Além do mais, no canto esquerdo de sua tela sempre ficará aparecendo a mensagem “ESSE WINDOWS NÃO ESTÁ ATIVADO”.

Em síntese, é recomendado que sempre seja feita a compra de uma chave de ativação original.

Mais uma das perguntas sobre Windows respondida. Pronto para a próxima?

3) Um Windows que não está ativado é um Windows pirata?

Não necessariamente.Das perguntas sobre Windows que estamos respondendo, essa possui uma resposta simples, mas complexa.Isso porque um Windows que não está ativado, continua sim sendo um Windows original. Porém, pela falta da ativação, a grande parte de suas funcionalidades não ficarão disponíveis para uso.Somente após a inclusão da chave de produtos, o sistema operacional realmente funcionará por completo.Então, desta maneira, você poderá usufruir de tudo o que ele proporciona.

4) Qual é a versão do Windows que eu uso?

Das perguntas sobre Windows aqui dessa lista, essa é a mais fácil de responder e executar. Vamos lá! Para você descobrir qual é a versão do seu Windows basta seguir os seguintes instruções.

  1. Primeiro abra um ‘Explorador de Arquivos’. Uma opção é pressionar as teclas Windows + E do seu teclado ao mesmo tempo;
  2. No canto esquerdo da tela, na parte inferior localize a opção ‘Meu Computador’;
  3. Clique com o botão direito do mouse ou do touchpad em cima de ‘Meu Computador’;
  4. Clique em ‘Propriedades’;
  5. Na tela que será aberta localize a opção ‘Edição do Windows’, para saber qual é a versão do seu sistema operacional.

No Windows 10 você, provavelmente, visualizará uma tela semelhante a essa: _621_https://netsupport.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Blog-NS-21-09-2018-perguntas-sobre-windows-print-windows-10.pngEntretanto, caso você não esteja conseguindo visualizar essa informação, o melhor a se fazer é entrar em contato com uma empresa de Suporte de TI. Afinal, é preciso contar com o apoio de um profissional vai conseguir averiguar qual é o sistema operacional da sua máquina.

5) Utilizar versões antigas do Windows impacta no meu desempenho?

De uma certa forma podemos dizer que ele impacta sim no seu desempenho.Assim, utilizar uma versão anterior do Windows não é necessariamente uma coisa ruim. Pois, conseguir trabalhar, estudar, resolver problemas pessoais será possível.Porém, os programas que utilizamos no computador estão sempre em constante atualização. Navegadores, programas de gestão, Google Drive, antivírus, entre outras ferramentas comuns em nosso dia a dia. Então, chegará o momento em que sua versão antiga do Windows, não acompanhará mais as novas atualizações dos programas que você utiliza.Será nessa hora que você perceberá o impacto no seu desempenho. Afinal, você não conseguirá ter acesso a todas as novas funcionalidades que poderiam facilitar a sua vida.Além disso, apesar de existirem atualizações para versões mais antigas do Windows, isso não quer dizer que elas funcionem bem. Existem diversos casos de programas que fecham sozinhos ou travam bastante, quando são instalados em computadores com as versões anteriores do sistema operacional. Portanto, manter a sua máquina sempre atualizada com a última versão do Windows é sempre a melhor opção. Exceto se o computador não suportar as novas versões. Nesse caso, é melhor continuar com o sistema operacional anterior mesmo.

6) Como eu habilito e utilizo o pacote Office?

Chegamos a última questão das perguntas sobre Windows.Por fim, falaremos sobre a ativação do famoso Pacote Office. Ele que conta com as ferramentas mais utilizadas nas empresas: Excel, Word e PowerPoint.  A sua ativação ocorre quase da mesma forma que o Windows. Nas versões mais antigas, era preciso uma chave de licença também. Porém, isso mudou. Atualmente, a ativação é feita por uma conta no Outlook. Você consegue efetuar a compra do produto pelo próprio site da Microsoft ou em revendedores autorizados.Há também a opção de contratar o Office 365, que é o serviço de assinatura das ferramentas do Pacote Office. Lembrando que sem a ativação do produto, você terá acesso apenas aos dias de testes gratuitos.Após esse período, as ferramentas ficarão inativas, sempre solicitando pela ativação.

O que concluir das perguntas sobre Windows?

Em suma, após conhecer as dúvidas mais comuns de nossos clientes, ficam alguns ensinamentos importantes:

  • Nunca tente piratear as chaves de licença;
  • Também não é recomendado utilizar programas para descobrir chaves de ativação dos serviços;
  • Busque sempre manter o seu computador atualizado com a última versão do Windows.

Além de colocar a sua máquina vulnerável aos malwares, essas atitudes também colocam em risco a sua conta Microsoft.Por isso, o recomendado para você que pretende regularizar o seu Windows, é contratar os serviços de uma empresa de suporte de TI, como a NetSupport.Nossos especialista sabem exatamente o que deve fazer, para deixar o seu computador funcionando sem nenhuma irregularidade. Fale conosco!