Outsourcing ou Body shop de TI: Do que a sua empresa precisa?

Outsourcing ou Body shop de TI: Do que a sua empresa precisa?

Blog NetSupport 10-08-2018 Outsourcing e Body Shop de TI

No momento de contratar um parceiro, para a sua área de tecnologia, existem dois formatos de contratações que são os mais comuns: o outsourcing e o body shop de TI.

Ambas as opções dizem respeito a terceirização de atividades com empresas especializadas. Porém, há algumas pequenas diferenças entre esses dois modelos.

Para avaliar qual é a melhor opção para o seu negócio, vamos primeiro entender a função do outsourcing e do body shop de TI. Continue lendo o artigo para aprender.

A terceirização na área de TI é frequente

A prática de terceirização é bastante comum nas empresas que desejam deixar nas mãos de especialistas alguma determinada atividade.

Principalmente, quando essas funções não dizem respeito a atividade final da empresa, mas são um meio para tal.

Nesse cenário, a TI é um dos setores em que a terceirização de atividades é mais frequente dentro das organizações.

A pesquisa TIC Empresas, produzida pela CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), comprova essa afirmação.

Banner terceirzação

De acordo com o estudo, cerca de 85% das empresas entrevistadas terceirizaram atividades de suporte técnico para reparo e manutenção dos equipamentos em 2017.

O que é outsourcing de TI?

De maneira simples, podemos dizer que o outsourcing de TI é um termo em inglês para a terceirização da sua área de tecnologia.

Utilizando esse serviço, você deixará nas mãos de uma empresa especializada algumas determinadas atividades de tecnologia. Dependendo da situação, pode ser, até mesmo, o setor inteiro.

Optando pelo outsourcing de TI o seu parceiro será responsável pelo gerenciamento de todas as ações da sua área de TI.

Desta maneira, em um prazo estabelecido, ele prestará contas das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos.

Ou seja, a empresa contratante realmente não precisa se preocupar com nada. Ela apenas acompanhará o que está sendo executado pelo parceiro.

E é justamente nesse ponto que tal modelo mais se diferencia do body shop de TI, como veremos mais abaixo.

5 vantagens do outsourcing de TI

  • Possibilita que você se dedique às principais atividades do seu negócio;
  • Reduz custos e encargo de contratação;
  • Sua empresa tem acesso a profissionais especialistas de alta performance;
  • Garante a entrega das melhores práticas de TI;
  • Maior quantidade de técnicos à sua disposição.

O que é o body shop de TI?

Essa também é uma forma de terceirização, porém a sua execução acontece de maneira bem diferente do outsourcing.

O body shop de TI diz respeito a alocação de profissionais especializados em um segmento. Eles são absorvidos pelas equipes internas de TI das empresa, por um período pré-estabelecido.

Enquanto no outsourcing a empresa deixa a cargo de um parceiro todas as atividades da sua área de tecnologia, através do body shop de TI ela terceiriza apenas os profissionais.

Desta maneira, o gerenciamento, treinamento e orientações de trabalho destes especialistas são de responsabilidade total do contratante.

Portanto, o parceiro contratado tem apenas a função de localizar os profissionais especializados, intermediando a alocação desses técnicos nas empresas que necessitam do serviço.

5 vantagens do body shop de TI

  • Elimina o passo de recrutamento de profissionais;
  • Excelente alternativa para projetos e necessidades pontuais;
  • Também reduz custos e encargo de contratação
  • Pode acompanhar a demanda de atividades do seu negócio;
  • Acesso a técnicos especializados em determinadas funções.

Conclusão: para cada negócio, um modelo diferente de terceirização.

Por fim, cada um desses modelos de terceirização funciona para segmentos e portes de empresas diferentes.

O outsourcing de TI é recomendado para PMEs ou empresas em que a tecnologia não faz parte do seu produto ou serviço final. Por exemplo, um escritório de advocacia ou um restaurante.

Por outro lado, o body shop de TI deve ser adotado por empresas que possuam uma equipe de TIjá que o gerenciamento deve ser realizado internamente.

Além disso, outro setor que pode se beneficiar do body shop de TI são empresas que oferecem o serviço de suporte de TI terceirizado.

O que inclui desde negócios menores, que necessitam encontrar parceiros que os auxiliem, para não perder os contratos de seus clientes.

Bem como grandes empresas, que oferecem soluções completas aos seus clientes e precisam de apoio para operar os seus serviços.

Em ambos os casos, a NetSupport pode ser uma solução. Isso porque nós oferecemos tanto serviços de outsourcing, quanto de body shop de TI.

Trabalhamos através de uma rede que possui mais de 13 mil técnicos especialistas em TIque podem aumentar a capilaridade do seu atendimento.

Então, fale com a nossa equipe! Aqui temos #TIparatodos.

Banner terceirzação

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *