On demand: entenda a vantagem da contratação sob demanda

On demand: entenda a vantagem da contratação sob demanda

On Demand

Por que a contratação on demand é a tendência do momento no mercado? Vamos mostrar agora para você.

On demand, ou em nosso bom português, sob demanda, é uma expressão que se refere a serviços pontuais.

Esse ideal de atuação é uma tendência no mercado de negócios que, como sabemos, vive em constante mudança e buscando formas de se adaptar para gerar um resultado mais eficaz em menos tempo.

Isso quer dizer que o estilo on demand pode ser empregado não apenas na forma como você presta um serviço, mas como você contrata ou até mesmo como gere seus negócios.

Neste artigo, você entenderá melhor como funciona a contratação sob demanda e quais vantagens essa tendência tem a oferecer para o seu negócio.

Anote essas dicas!

O que é on demand?

Para muitas pessoas, em grande parte aquelas que estão presas a um sistema muito tradicional de negócios, a estratégia on demand pode parecer muito arriscada.

Isso ocorre, pois a lógica dos serviços on demand significa uma mudança nos esquemas econômicos e sociais que, aos poucos, começa a ganhar espaço.

Se, no modelo tradicional, a lógica é acumular e possuir, o perfil desse novo tipo de consumidor se caracteriza pela necessidade de compartilhamento e interação entre as pessoas e os serviços disponibilizados.

Dessa forma, contratar e oferecer serviços sob demanda significa acionar aquela tarefa apenas quando necessário.

Esse tipo de serviço pode ser facilmente identificado em aplicativos de celular, tão comuns hoje em dia.

Afinal, se você está com fome, pode pedir comida pelo aplicativo; se está com pressa, pode chamar um carro pelo aplicativo; se quer reservar uma hospedagem, abre o aplicativo; e por aí vai.

Já parou para pensar como seria se não tivéssemos essas facilidades? Provavelmente não, pois você já se acostumou com essa praticidade e a forma como ela se tornou parte de sua rotina, mesmo sem pensar conscientemente sobre isso.

Esse é o cenário no qual estamos cada vez mais imersos, no qual aquilo que você quer é fácil e rápido de se conseguir.

Como veremos, esse modelo oferece vantagens tanto para o contratante quanto para o contratado, e é por isso que tem tido tanta adesão na chamada economia sob demanda.

Mais à frente, você entenderá melhor quais são essas vantagens.

Como é a contratação on demand?

A contratação on demand trabalha com equipes.

Ela consiste em ajustar equipes terceiras ou contratar times de desenvolvimento sob demanda, com a admissão de um ou mais profissionais, por tempo predefinido para suprir necessidades de tecnologia da sua empresa.

O número de pessoas envolvidas e o nível de capacitação desses profissionais será definido de acordo com alguns fatores importantes.

Esses fatores são, por exemplo, a demanda apresentada e o investimento disponível. Do mesmo modo, as expertises e o perfil da equipe serão ajustados aos requisitos necessários para a tarefa.

Existem diferentes tipos de dinâmicas para o funcionamento do trabalho de acordo com a contratação mais adequada.

A equipe contratada pode trabalhar alocada em algum espaço da sua própria empresa ou remotamente; pode compor a sua equipe e o projeto atual ou trabalhar separadamente em uma feature – funcionalidade específica – ou melhoria.

A negociação varia da mesma forma. Algumas empresas podem cobrar por horas trabalhadas, outras por período de tempo. Cada modelo possui suas particularidades.

Vejamos algumas das formas de contratação mais comuns no mercado de TI:

Simples – A empresa contratante cria a Oportunidade de Serviço (OS) e repassa à equipe de técnicos da empresa de TI parceira.

Por projeto – Esse tipo de contratação envolve projetos de grande porte, com prazos e padrões para uma entrega do trabalho com qualidade.

Por contrato Quando as necessidades de serviço de TI na empresa são muito recorrentes, esse método é mais vantajoso, pois oferece um pronto atendimento das demandas do cliente, e as cláusulas de prazos e valores já ficam previamente estabelecidas.

Sob medida – Nesse caso, a relação entre a empresa contratante e a empresa de TI fica mais aberta ao diálogo das necessidades específicas de trabalho, ou seja, de acordo com as tarefas que surgirem.

Quais as vantagens de contratar uma equipe de TI on demand?

Você deve estar se perguntando que vantagem há em contratar outra empresa para realizar os serviços de TI, certo?

De longe, as principais vantagens ligadas a esse tipo de contratação são: a rápida resolução de problemas, a vantagem na relação entre investimento X retorno – considerando a redução de custos com TI – e a qualidade do atendimento.

Vamos saber mais detalhes sobre essas vantagens?

Solução rápida e eficaz

Se a sua empresa tem muitas pendências na área de TI, uma boa organização e um bom planejamento podem não ser suficientes para resolver tudo rapidamente.

Isso porque as questões burocráticas levam tempo.

Contratando uma equipe sob demanda, esse time externo vai se articular para essas situações, levando em consideração a própria experiência e dinâmica, o que fará com que o projeto seja concluído mais rapidamente.

Equipe competente

Qualificação e experiência são fatores muito diferenciais.

Uma empresa que trabalha on demand já está preparada para agir rápido e com qualidade, encarando todos os desafios técnicos que possam surgir.

Para esses profissionais, é comum trabalhar com projetos das mais variadas complexidades e com clientes dos mais diferentes setores do mercado.

Perspectiva externa

O dinamismo da equipe permite um olhar mais abrangente sobre as formas de trabalho e atuação, tornando possível que problemas não percebidos por uma equipe fixa sejam identificados rapidamente.

Além disso, há um aumento de sugestões pertinentes sobre como trabalhar, uma troca que faz com que o trabalho evolua e forneça boas impressões para o cliente.

Estando focados em um projeto, os funcionários se dedicam mais e a qualidade do serviço se torna proporcionalmente maior.

Economia

Contratar pessoas para formar sua equipe de TI tem um custo muito maior. Não só financeiramente, mas com todo o esforço físico desse planejamento.

Isso porque envolve todo o processo seletivo, entrevistas, adaptação dos funcionários, além de toda a preocupação com a parte trabalhista de cada um deles.

Contratando a equipe on demand, você, além de economizar dinheiro e trabalho, economiza tempo, que é tão – e cada vez mais – precioso no mercado de trabalho atual.

Controle dos processos

Ter equipes planejadas e alocadas em tarefas específicas sem dúvida torna muito mais fácil saber quem está fazendo o quê, concorda?

Isso permite controlar e calcular melhor a força de trabalho da sua empresa, verificando, ainda, qual a dimensão da capacidade dela no mercado.

Além disso, torna possível equilibrar e mapear as tarefas com mais clareza para que sejam eficientes, aumentando a produtividade das equipes.

Como consequência, todas essas medidas contribuem para a melhor definição e visualização de metas e resultados, funcionando como alavanca para o sucesso e a evolução do seu negócio.

Essas são as principais vantagens da contratação on demand. Quer saber mais sobre como um serviço de TI sob demanda pode melhorar sua empresa? Visite nosso blog, saiba mais sobre a área e conheça nossos serviços.

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *