Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

O que é machine learning: descubra tudo sobre essa tecnologia

A tecnologia vem ganhando espaço na nossa rotina de uma forma muito sorrateira, já que não percebemos de maneira consciente o quanto somos dependentes dela. É por isso que hoje vamos explicar a você o que é machine learning.

Hoje em dia, com o crescente fortalecimento da inteligência artificial e suas aplicações na vida cotidiana e dos negócios, não há motivos para considerar esse tipo de conceito como algo futurista ou distante da realidade.

Incorporar as técnicas e ferramentas que a tecnologia disponibiliza é essencial; quem decidir ignorar vai naturalmente ficar para trás.

Se você quer entender o que é machine learning, como funciona e qual sua importância dentro das empresas, continue a leitura!

O que é machine learning?

Machine learning, ou em português, aprendizado de máquina, é um conceito diretamente ligado à inteligência artificial e às inovações proporcionadas pela transformação digital.

A transformação digital nada mais é do que o processo que tem tomado conta das empresas, no qual a tecnologia é tida como base para melhorar o desempenho do negócio, expandindo sua capacidade de atuação e alcançando resultados ainda melhores.

Essa é a forma com que naturalmente a tecnologia foi ganhando espaço e tomando a posição de uma estratégia que faz parte da estrutura das corporações.

Dentro desse processo de transformação digital, algumas tendências surgiram e estão sendo muito bem utilizadas pelas empresas, como podemos citar o Big Data, a inteligência artificial, a Internet das Coisas e o próprio machine learning.

Mas o que é machine learning, afinal?

Simplificando de uma forma geral, machine learning é um campo da inteligência artificial.

Essa área busca estudar as construções de algoritmos, extraindo padrões de grande volumes de dados, por exemplo, e a partir disso aprender como atuam esses dados para então executar tarefas complexas.

Ou seja, o computador aprende a fazer previsões, reagir aos mais diversos tipos de situações e agir de forma inteligente com base no que aprendeu.

A máquina saberá tomar ações futuras sem ser programada previamente, apenas com base no que ela aprendeu com sua própria experiência em dados passados.

Para as empresas, por exemplo, entender o que é machine learning e como executar essa estratégia é uma importante maneira de utilizar análises estatísticas para obter respostas com mais precisão.

Ter o melhor resultado com uma chance de erro muito menor.

Podemos fazer uma analogia com a nossa forma de aprendizado. Quando realizamos a mesma tarefa por um longo período, criamos um hábito, certo? E quanto mais praticamos uma atividade, mais aprimoramos nossas qualidades nela.

Basicamente poderíamos resumir nessa comparação a explicação sobre o que é machine learning. O computador aprimorando sua técnica através da repetição de padrões.

Você agora pode estar se perguntando como o machine learning pode ser capaz de impactar tanto nossas vidas. Pois saiba que essa ferramenta tem uma grande versatilidade para atender a diferentes áreas e tem grande promessa de expansão.

Vejamos então alguns casos principais em que o machine learning é aplicado no mundo real:

Detectando fraudes

Os bancos e as empresas operadoras de cartões de crédito foram dois dos primeiros segmentos a fazer uso das vantagens do machine learning.

Isso porque começaram a utilizar a tecnologia a seu favor com o objetivo de identificar transações possivelmente fraudulentas e suspeitas.

Fazendo recomendações

Você provavelmente já se acostumou com os mecanismos de recomendação online, sem nem mesmo se dar conta disso.

Quando você realiza uma compra, ou mesmo visualiza um produto em sites de e-commerce como a Amazon, é natural que em algum canto da tela do computador haja uma sessão com “quem comprou isso também pode gostar de…”, com algumas sugestões de produtos similares ou relacionados.

A mesma coisa acontece quando você está na Netflix e não sabe o que assistir e a plataforma lhe oferece uma sessão de “recomendados para você”.

Outro exemplo também muito presente no cotidiano de pessoas comuns é o serviço do Waze, que sugere ao motorista o melhor caminho no mapa para fugir de um congestionamento, bloqueio de vias, acidentes e outras informações do gênero.

Com certeza você já utilizou algum desses!

Buscas na internet

Não poderíamos deixar de citar o Google, o principal exemplo de machine learning que todo mundo usa!

Não só ele, mas qualquer outro mecanismo de busca como Yahoo! e Microsoft Bing, por exemplo, são exemplos de como a máquina está a todo momento se aprimorando para melhorar seus resultados de acordo com o que o usuário procura, observando cada clique dado.

É importante para o profissional de TI estar atendo ao machine learning?

Sim! Com certeza!

Como vimos acima, o machine learning é muito abrangente e está presente em todos os segmentos de nossas vidas!

Os exemplos que citamos são apenas alguns dentre todos os âmbitos em que o profissional de TI pode atuar com machine learning.

Como é uma tendência que está cada vez mais sendo aplicada às mais diferentes atividades humanas, a demanda por profissionais que saibam como aplicá-la em vista de bons resultados também aumenta consideravelmente.

Para você, profissional de TI, a dica é: busque aprender a fundo o que é machine learning e se aprimorar nessa área de conhecimento. Você vai precisar disso porque o machine learning:

  • É uma importante forma de alavancar a carreira profissional;
  • É mais eficiente para a análise de dados;
  • Fortalece a segurança digital;
  • Automatiza processos em grandes indústrias;
  • Personaliza o serviço para os clientes.

Podemos observar, partindo destes pontos, que o machine learning representa um avanço que alinha as mais importantes expectativas do mercado atual em suas funcionalidades.

Além de otimizar processos e fortalecer a segurança da informação, que pode ser comprometida facilmente por ataques cibernéticos, é ainda capaz de fornecer uma base de dados mais precisa.

Isso é a chave para uma personalização ainda mais eficaz dos serviços para um mercado consumidor que está constantemente individualizado e exigente.

Consequentemente, o profissional que entender o que é machine learning e souber usar isso a seu favor, tem um potencial de contratação muito forte!

O profissional deverá investir na ampliação de habilidades de construção de banco de dados e estruturação de sistemas para enfim ter o domínio das técnicas de machine learning.

Entendeu de uma vez por todas o que é machine learning? Continue se aprofundando nas tendências da transformação digital através do nosso texto sobre inteligência artificial!