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O que é BPO e os benefícios do Business Process Outsourcing

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O cenário mercadológico atual é baseado em estratégias. Entender e aplicar uma boa metodologia é o que garante o destaque das empresas em um ambiente tão competitivo. Pensando nisso, você sabe o que é BPO?

Você pode já ter ouvido falar da importância da terceirização de serviços, do foco no core business e outros termos que estão diretamente relacionados com a forma com que as empresas administram suas prioridades e atividades secundárias.

Mas colocar isso tudo em prática pode parecer muito complexo e até estressante, principalmente para gestores que têm tantas demandas urgentes para resolver em suas rotinas de trabalho.

É por isso que hoje, com este artigo, vamos te ajudar a ter uma ideia mais clara de todo esse procedimento, entendendo o que é BPO e como você pode sim conseguir implementar essa estratégia em sua empresa sem muita dificuldade.

Ficou interessado? Continue acompanhando este texto para saber mais!

O que é BPO?

BPO é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que, na tradução literal para o português, nada mais é do que Terceirização de Processo de Negócios.

Essa é uma saída que empresas dos mais diversos ramos de atuação encontram para terceirizar seus processos e administrar toda essa mudança de maneira eficiente. A proposta tem sido considerada uma tendência para o futuro das organizações.

Vamos pensar, por exemplo, em grandes empresas da Europa e Estados Unidos, que são as que mais utilizam esse serviço.

Ao terceirizarem seus processos em outros países, como Índia, China e até aqui mesmo, no Brasil, a administração de todo esse trabalho e produção fica muito mais trabalhosa do que quando uma empresa terceiriza um de seus setores internos, para fazer uma comparação.

Certamente podemos dizer que a tendência de terceirização está cada vez mais forte em empresas de qualquer porte, e, apesar de suas vantagens para a produtividade das empresas serem inegáveis, a responsabilidade de gerir corretamente essa relação é muito grande.

Então, como empresas grandes podem dar conta de cuidar de tudo isso, até mesmo em outros países?

É aqui que começamos a entender de fato o que é BPO.

A terceirização representa uma economia de gastos e aumento da margem de lucro. Porém quanto mais terceirizada uma empresa é, maior fica a complexidade de relação de trabalho com outras empresas prestadoras de serviços.

É por isso que já existem empresas que trabalham exclusivamente com BPO. Elas são  especializadas, responsáveis por cuidar de toda a gestão dos processos e documentos de terceirização com grande eficiência e inovação.

Dessa forma, é possível garantir a otimização de tarefas administrativas com sistemas e integrações, de maneira segura.

A necessidade do BPO, em resumo, reflete no crescimento positivo da empresa.

Quando uma empresa começa, ainda pequena, é comum que um mesmo funcionário assuma diversas funções.

Porém, com o desenvolvimento da empresa e consequente aumento das demandas, é preciso contratar alguém novo para dar conta de tais responsabilidades.

O BPO é isso. 

Quando a empresa cresce, precisa terceirizar, e quanto mais terceirizada ela for, mais ela precisará de alguém que se responsabilize por todas as questões administrativas que essa prática acarreta. 

E nada melhor do que contar com uma equipe especializada para cuidar de cada questão específica.

Dessa forma, é importante ressaltar que o BPO é uma forma de terceirização, só que voltado para um atendimento mais especializado e personalizado que atuará nas atividades-meio da empresa contratante, para que estes setores possam alcançar a melhor produtividade.

As principais características do serviço de BPO são:

  • É baseado no uso de novas tecnologias e na transferência de funções para um especialista;
  • Implementa um modelo que envolve a remodelação completa dos processos da empresa.

Relação entre BPO e tecnologia

Um dos grandes motivos que levam gestores a buscar entender o que é BPO e consolidarem esse atendimento em suas empresas é que ele traz tecnologia para dentro dos processos.

Isso acontece porque essas empresas especializadas em BPO fazem uso de diversos softwares que são capazes de otimizar processos e tornar a troca de informações ainda mais dinâmica.

Benefícios da adoção do BPO

Agora que você já entendeu o que é BPO, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens que a adoção desse serviço pode trazer para sua empresa.

Redução de custos

Sem precisar fazer muitos cálculos, é fácil identificar que as empresas acabam tendo muitos gastos com atividades secundárias, o que é inevitável.

Neste contexto, o custo-benefício do BPO se mostra muito vantajoso, já que ele é capaz de diminuir o tempo gasto e proporciona redução de custos nos mais diversos setores da empresa. 

Se citarmos o setor de TI como exemplo, podemos dizer que ele naturalmente exige um alto investimento dentro de uma empresa, que poderia ser melhor aproveitado e administrado com a terceirização dos processos.

Maior controle

Como citamos anteriormente, o BPO trabalha com uma tecnologia de ponta, que atua com softwares avançados, reunindo todas as informações necessárias à sua empresa.

Para quem trabalha com diversas empresas terceirizadas, ter um controle de organização é muito importante, já que são muitos documentos. SLAs, prazos, valores, despesas, questões tributárias, entre outros dados que precisam de muito cuidado e atenção.

Além disso, adotar essa estratégia na sua empresa também permite que você acompanhe todos os processos em tempo real e, assim, obtenha informações rápidas sobre tudo que acontece em seu negócio. 

Maior aproveitamento do espaço

Ter um local exclusivo para cuidar de todas as questões que citamos acima é muito importante. 

Além de manter tudo em um só lugar, direcionando as operações da rotina de trabalho, tudo ficará na própria empresa contratada, economizando ainda espaço físico dentro do seu negócio.

Aumento na produtividade

Esse é um dos principais benefícios do BPO e é resultado de todas as vantagens que já citamos até aqui.

Se pensarmos que quando serviços secundários são terceirizados sobra mais tempo para que sua empresa e seus colaboradores possam se dedicar a tarefas realmente importantes, concluímos que tudo isso certamente vai ajudar o negócio a crescer de forma mais rápida.

Afinal de contas, o tempo que antes era gasto com detalhes nem tão importantes para a atividade-fim agora pode ser melhor aproveitado, com aquilo que de fato se relaciona com o core business da empresa. 

O resultado é o aumento da produtividade, que gera reflexos positivos na lucratividade, competitividade e desenvolvimento do negócio.

Agora que você já sabe o que é BPO, que tal saber mais sobre redução de custos? Veja como a TI pode ser útil para reduzir custos no seu varejo!