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O que é acesso remoto e como ele agiliza o suporte de TI?

O que é acesso remoto e como ele agiliza o suporte de TI?

Ficar com um computador quebrado, esperando conserto por muito tempo, pode trazer sérios prejuízos para o seu negócio. Mas se você sabe o que é acesso remoto, fica muito mais fácil e prático resolver este problema.

Afinal, por que perder tempo esperando um técnico chegar até o local? Dependendo do tipo de ocorrência, um atendimento por acesso remoto pode pôr um fim ao problema em minutos, sem prejudicar a produtividade dos seus colaboradores e, ainda, oferecendo um custo-benefício bem interessante.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é acesso remoto, como ele funciona, qual é a sua importância, por que é tão eficiente e como implementá-lo na sua empresa. Continue a leitura para saber mais!

Dicas de TI para empresas

O que é acesso remoto?

O acesso remoto é uma funcionalidade que permite a uma pessoa, através de um computador, acessar um outro computador a distância

Desse modo, é possível ver os documentos, arquivos, e-mails e quaisquer outros dados no computador corporativo, ainda que você não esteja presencialmente no local de trabalho.

Inclusive, caso você conceda acesso, é possível ter total controle sobre o equipamento, realizando ações como editar, transferir e salvar arquivos.

A pessoa que está acessando remotamente o computador pode fazer isso de qualquer lugar do mundo, usando até um smartphone ou tablet. Dessa forma, os dispositivos não precisam estar fisicamente conectados uns aos outros.

Como funciona o acesso remoto?

Agora que você entendeu o que é acesso remoto, viu que pode facilitar muito a operação da sua TI, né? E o seu funcionamento não é nenhum bicho de sete cabeças.

Para que ele possa acontecer, é necessário adquirir um software que faça o acesso remoto. Depois disso, você deve realizar o download e a instalação dele tanto no computador corporativo quanto no dispositivo móvel que vai utilizar para acessar o computador.

Então, quando o aplicativo for instalado em ambos os equipamentos, o técnico pode abri-lo no seu dispositivo e se conectar ao equipamento que quer acessar. Caso o equipamento já esteja ligado e com acesso à Internet, a conexão vai acontecer de forma instantânea.

É importante destacar que cada software vai funcionar de uma maneira diferente, contando com recursos e preços que podem variar.

Se você usar softwares de acesso remoto que funcionam no armazenamento em nuvem, é possível que alguns exijam a instalação de programas, enquanto outros solicitam apenas o acesso à internet.

Por que o acesso remoto é importante?

Praticamente todas as funções executadas em um ambiente corporativo estão atreladas ao uso de um dispositivo de informática.

Respondemos nossos e-mails e acessamos o sistema usado pela organização através de um desktop ou notebook. Enquanto isso, mensagens são respondidas através de smartphones e resultados apresentados em um tablet.

É impossível imaginar o dia a dia sem toda a praticidade que os diferentes tipos de computadores nos proporcionam. Mas, ao passo que esses dispositivos tornam as tarefas diárias muito mais simples, eles também nos tornam dependentes deles.

Quando uma máquina trava ou quebra, ela também interrompe o trabalho do usuário. É por isso que é tão importante contar com um suporte ao usuário final ágil e eficiente.

Exemplo 1: Home Office

Então, vamos supor que você está fazendo home office e teve um problema com seu e-mail corporativo. Você precisa resolvê-lo o quanto antes e vai precisar de uma série de autorizações da sua TI.

Se você fosse esperar um técnico chegar até a sua casa, poderia perder um dia inteiro de trabalho ou mais, certo?

Porém, neste caso, você pode entrar em contato com um técnico (terceirizado ou contratado) e resolver seu problema via acesso remoto, de forma totalmente online.

Assim, ele se conecta ao seu computador através de um software e consegue acessar todas suas configurações em tempo real, facilitando a resolução do caso.


👉 Leia também: Segurança de dados em home office: como proteger a empresa?

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Exemplo 2: Franquias

Agora, imagine uma franquia de fast-food. Caso suas estações não funcionem devidamente ou seu sistema esteja fora do ar, é impossível para os atendentes registrarem os pedidos e os pagamentos via cartão.

Uma situação como essa prejudica diretamente o faturamento do negócio. Afinal, todas essas ações costumam ser integradas ao sistema da loja e, sem um computador funcionando, não é possível executá-las.

Nesse cenário, o suporte de TI remoto se torna a opção mais viável. Principalmente, para as pequenas e médias empresas.


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Quais são os benefícios do acesso remoto para o suporte de TI?

É possível utilizar o suporte de TI remoto em diferentes casos, como instalação de softwares, problemas relacionados à programação, manutenção de históricos, entre outros. Sendo assim, ele é mais utilizado para solucionar questões simples.

Veja algumas das suas principais vantagens para as empresas:

Mais produtividade

A produtividade é um grande ganho para a empresa. Isso porque o técnico de TI consegue resolver o problema a distância, enquanto os colaboradores da área de TI podem focar em atividades mais estratégicas em vez de esperar o técnico e acompanhá-lo dentro da empresa.

Como a rotina das organizações costuma ser bem movimentada, pausar uma tarefa importante para solucionar assuntos técnicos vai prejudicar a produtividade.

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Economia de tempo

Além disso, o acesso remoto consegue economizar tempo. Isso porque, quando surgir algum incidente de TI, você só precisa entrar em contato com o técnico e ele já vai dar início à assistência rapidamente.

Então, não é necessário agendar uma visita e esperar que o técnico vá até o seu escritório para solucionar o problema.

Menos custos com equipe interna

Outro benefício é em relação à redução dos colaboradores que são contratados diretamente na sua empresa.

Em organizações de pequeno e médio porte, é bem difícil montar uma equipe de TI grande e sólida, não é mesmo? Afinal, isso gera muitos custos.

Dessa forma, o suporte de TI remoto e terceirizado consegue atender às necessidades da sua empresa quanto à infraestrutura de TI sem que você precise contratar mais técnicos diretamente.

Vale destacar que o custo desse tipo de suporte é mais baixo mas, ainda assim, os profissionais são altamente qualificados.

Portanto, enquanto os profissionais contratados lidam com questões mais estratégicas, o suporte de TI remoto e terceirizado está direcionado a atividades mais técnicas.

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O suporte de TI remoto é seguro?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que não é preciso ter receio de solicitar um atendimento por acesso remoto.

Todo o processo é supervisionado e gravado, para garantir a segurança dos dados do cliente. Além disso, o software sempre solicitará a autorização do usuário para qualquer ação.

Então, o procedimento é altamente seguro e o técnico só vai acessar aquilo que precisa ser visto. Por isso, você não precisa se preocupar em correr o risco de ter estranhos acessando dados confidenciais.

Além disso, é possível interromper a transmissão a qualquer momento e você pode acompanhar todo o processo, vendo exatamente o que o técnico está acessando de modo remoto.

O suporte via acesso remoto é mais econômico?

Todos os computadores estão suscetíveis a sofrer algum tipo de dano. Por isso, é importante ter uma alternativa de manutenção confiável, que esteja disposta a oferecer um atendimento rápido, sempre que necessário.

Entretanto, para as pequenas e médias empresas, esse é um assunto muito delicado. Como não dispõem da estrutura e orçamento de uma grande corporação, elas acabam utilizando opções pouco profissionalizadas.

Em algumas situações, essas organizações até conseguem resolver esses problemas por conta própria, mas acabam deixando de lado as atividades que realmente importam para o seu negócio. Consequentemente, acabam perdendo seu tempo e dinheiro, trabalhando em algo que não dominam totalmente.

Mas como conseguir reduzir os custos de TI e, ainda assim, receber um serviço de qualidade?

A resposta para essa pergunta está justamente no suporte via acesso remoto. Ele possibilitará que a sua empresa tenha um atendimento de alto padrão, mesmo com um orçamento enxuto.

É importante lembrar que:

  • A partir do suporte de TI via acesso remoto, você não precisa se preocupar com o custo do deslocamento do técnico, o que, no final das contas, também ajuda a aliviar o bolso.
  • Geralmente, é possível contratar esse tipo de suporte mediante uma assinatura mensal, com diferentes recursos e preços para todos os tipos de empresa.
  • No entanto, também é possível contratar esse serviço de forma pontual, o que fica ainda mais em conta, caso você não precise desse tipo de suporte de forma constante.

De modo geral, é possível observar que o custo-benefício do acesso remoto é muito mais vantajoso para o negócio.


👉 Saiba mais: Suporte de TI remoto: financeiramente, vale a pena apostar?


É possível usar o suporte remoto em qualquer caso?

A resposta é: não! Como dissemos, o acesso remoto para suporte de TI é mais adequado para a solução de questões simples, relacionadas às tecnologias da sua empresa.

Portanto, quando acontece algum problema mais complexo e que necessita de um profissional no local, é necessário acionar o suporte presencial.

Veja alguns exemplos de casos em que o técnico deve estar presente no local:

  • Instalação de dispositivos e hardware;
  • Mau funcionamento de dispositivos;
  • Infestações de vírus nos equipamentos;
  • Problemas nos cabos de rede;
  • Problemas de infraestrutura em geral.

Ou seja, caso esteja acontecendo uma falha de conexão com a internet causada por um problema no cabo, o acesso remoto não vai ser suficiente para solucionar a situação. Já se você estiver com dificuldade para acessar as fichas dos seus clientes no seu programa, o técnico pode resolver seu problema a distância.

Dessa forma, tanto o suporte remoto quanto o presencial são necessários, mas é importante saber identificar o momento de acionar cada um deles.

Resumindo: podemos concluir que, de modo geral, o suporte presencial só é necessário quando não podemos resolver um problema de forma remota em primeira instância.


👉 Saiba mais: Manutenção remota ou presencial: qual é a ideal para minha empresa?


Como contratar seu suporte remoto com a NetSupport?

Aqui na NetSupport, você pode contratar um suporte de TI remoto de forma pontual, isto é, sempre que o seu negócio precisar. Esse formato é ideal para empresas que possuem pouca demanda.

Mas, se você está em busca de uma cobertura mais completa e precisa de suporte remoto com frequência, você também pode assinar nosso contrato sob demanda. Ou seja, você paga apenas pelo que usar, sem assinatura mensal nem mínimo de chamados!

Desta maneira, você contará com um suporte de TI ilimitado, através de acesso remoto. Quem realiza os atendimentos é a nossa comunidade de especialistas em TI, os Supporters.

Você e a sua empresa terão acesso a milhares de técnicos, em todo o território nacional, prontos para resolver qualquer problema na área de tecnologia.

Ao final do atendimento, é você quem finaliza o chamado e nos diz se o problema realmente foi solucionado.

Agora que você sabe o que é acesso remoto e como ele ajuda sua empresa, considere contratar um serviço de suporte de TI remoto! Fale com a gente clicando aqui.

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