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Quais são as novas tecnologias que estão transformando o mercado?

Novas tecnologias que estão transformando o mercado

As novas tecnologias são aquelas caracterizadas por facilitar a captação e a transmissão de informações (em texto, imagem, vídeo ou som) por meio da digitalização e da comunicação em redes. Elas surgiram no contexto da Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Digital) e possibilitaram o surgimento da “sociedade da informação”.

São essas tecnologias que estão proporcionando diversos benefícios para a população e os negócios. Hoje em dia, as empresas podem tranquilamente vender seus produtos ou serviços pela internet, ao mesmo tempo em que os consumidores também podem comprar o que desejam sem precisar sair de casa.

Essa é a transformação digital pela qual o mercado está passando. Negócios e clientes estão cada vez mais conectados. De um lado, as empresas estão entendendo cada vez mais como as novas tecnologias podem ajudá-las. De outro, os consumidores digitais estão cada vez mais interessados em se manterem atualizados. 

Mas então quais são realmente essas novas tecnologias que estão transformando o mercado? 

Neste post, você vai conferir as principais e entender como elas funcionam. Continue a leitura!

Dicas de TI para empresas

As novas tecnologias nas empresas

O ritmo com que a tecnologia está avançando mudou a maneira como fazemos nosso trabalho. Nas empresas, as novas soluções tecnológicas tornaram possível, por exemplo, melhorar a eficiência operacional do negócio e ter uma visão em tempo real dos dados coletados.

Abaixo estão as novas tecnologias com mais impacto nas empresas:

Ferramentas para pesquisa e coleta de dados

Existem muitas formas de realizar pesquisa e coleta de dados no mercado. Porém, algumas ferramentas com foco nesses objetivos se destacam cada vez mais, pois oferecem muitos recursos a um preço acessível.

Por exemplo: tablets conectados podem enviar respostas de pesquisas em tempo real, além de armazenarem dados e transmitirem respostas. Eles podem ser usados para coleta de feedback de clientes, captura de leads em feiras e eventos, inspeções, avaliações, entre outros.

No final das contas, uma pesquisa de mercado trata de derivar insights e relatá-los às partes interessadas. A pesquisa realizada com papel e caneta estenderá qualquer projeto de pesquisa e atrasará a capacidade de trazer análises significativas.

Ou seja, ferramentas online são a maneira mais rápida de agregar dados, realizar análises e relatar resultados em apenas alguns minutos após a coleta de dados. 

Big Data e Inteligência Artificial

Já vimos que os dados são extremamente importantes para qualquer tipo de negócio. Por isso, é necessário coletá-los e analisá-los para entender o que está dando certo e o que pode ser melhorado. 

Atualmente, no entanto, as empresas precisam lidar com uma enorme quantidade de dados, que chamamos de Big Data. Nesse contexto, surge a IA (Inteligência Artificial), cujos desenvolvimentos mais recentes permitem a criação de dados inteligentes a partir de grandes conjuntos de dados

Ou seja, Big Data e IA oferecem, juntos, uma grande variedade de novas ferramentas e possibilidades de análise para diversos setores. Isso inclui marketing, planejamento, atendimento ao cliente, entre outros. 

Assistentes virtuais

Quer saber como está o funcionamento de uma nova campanha? Você pode aprender a usar o Google Analytics para visualizar relatórios ou solicitar os números para seu assistente virtual, baseado em IA. 

Essa opção de tecnologia é boa para profissionais de marketing e empreendedores que precisam acompanhar constantemente dados de campanhas, como o de conversão, por exemplo. 

Faça perguntas tão amplas ou detalhadas quanto desejar, desde uma revisão mensal até o tempo médio gasto pelos usuários em uma determinada página. Basta usar comandos como “peça ao Web Analytics um relatório completo de hoje” e o assistente de voz enviará os dados solicitados em poucos segundos.

Da mesma forma, é possível usar os assistentes virtuais para marcar compromissos na sua agenda, definir alarmes, criar tarefas, compartilhar arquivos com colegas de trabalho, pesquisar notícias, e muito mais.

Vídeos em estratégias de marketing

Os vídeos serão cada vez mais impactantes para as empresas. Isso porque eles podem ser usados para promover produtos, melhorar o reconhecimento da marca, unificar a comunicação interna da empresa ou até mesmo atrair novos talentos.

Mas como aproveitar o melhor dessa estratégia? 

Primeiro, é importante entender que uma equipe de produção completa é coisa do passado. Em 2020, entrar no espaço de marketing de vídeo pode ser tão simples quanto criar vídeos curtos e informais. Tudo vai depender do objetivo do vídeo.

Segundo, é importante investir em tecnologias interativas de vídeo. Alguns tipos de anúncio, como os anúncios TrueView para Google Shopping, conectam os clientes diretamente aos produtos oferecidos e exibem informações que incentivam ainda mais o cliente a fazer uma compra.

Veja outros canais que se beneficiam muito do uso de vídeos:

  • Mídias sociais (Facebook, Instagram, etc);
  • Apps de comunicação (WhatsApp, Telegram, etc);
  • E-mail marketing;
  • Grandes plataformas de e-commerce (Amazon, OLX, etc).

Novas tecnologias de chatbots

Os chatbots são “robôs” virtuais que simulam conversas com outras pessoas. Como eles são interativos, acabam sendo muito úteis em ferramentas de bate-papo para coletar dados dos usuários

O uso de chatbots vem se tornando cada vez mais comum, já que o usuário pode ter suas dúvidas respondidas de forma rápida e praticamente automática. Eles podem ser usados tanto em sites quanto em mídias sociais, como o Instagram para negócios.

Além de solucionar dúvidas dos clientes, o chatbot também pode ser usado para realizar pesquisas. Sempre que uma empresa quiser fazer isso, um usuário pode receber uma notificação em poucos segundos por meio de algum aplicativo de mensagens instalado em seu smartphone.

Plataformas digitais de TI

É comum que grandes empresas tenham suas próprias equipes de TI. Afinal, elas precisam ter um grande suporte quando se trata de cibersegurança

Porém, os donos de pequenas empresas podem não ter a mesma sorte. Por isso, hoje em dia, existem plataformas digitais de TI que podem ajudar a solucionar seu problema com um melhor custo-benefício.

Por exemplo: você pode usar softwares e aplicativos para otimizar e agilizar a gestão de um restaurante ou para centralizar a gestão de clientes no varejo.

Ou, caso você não possa ter sua própria equipe de TI, uma plataforma digital pode te auxiliar na alocação de profissionais de TI especializados em certos projetos.

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Conclusão

Agora que você já conhece algumas das novas tecnologias que estão transformando o mercado, quais está pensando em implementar em seu negócio?

Por mais que essas inovações pareçam ser muito inacessíveis financeiramente (e realmente algumas são mais caras), existem opções mais econômicas que podem ser priorizadas. O importante é manter seu negócio atualizado e seguro.

Lembre-se que o avanço da tecnologia é constante e o mercado está acompanhando essa evolução. Portanto, para que o seu negócio possa competir com seus concorrentes, sempre busque por inovações e soluções corporativas.

Quer saber como dar os primeiros passos para revolucionar seu negócio? Confira nosso guia completo de transformação digital para empresas!

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