Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Negócios promissores para 2020: o futuro depende deles!

Fim do ano chegando, 2019 dando adeus… esse é o momento para buscar saber mais sobre os negócios promissores para o ano que vem.

Pode parecer exagero, mas muitas empresas já começam, ainda agora, a adotar estratégias com base nas previsões de tendências que especialistas fazem e lançam nessa época de despedida de mais um ano.

Com base nos dados levantados sobre o mercado durante o ano decorrido, é possível identificar nos setores quais as estratégias que surtiram efeito durante o ano e estão em crescimento, assim como novas possibilidades recém-surgidas que têm tudo para decolar no ano seguinte.

Portanto, se você já quer saber mais sobre quais são os negócios promissores que estarão mais em alta em 2020 e se inteirar sobre eles, começando a preparar um planejamento de negócios desde já, continue lendo!

No artigo de hoje vamos te colocar em dia com todas as previsões mais recentes sobre o futuro dos negócios e como a TI ocupa posição de importância nesse cenário!

Negócios promissores para 2020

As tendências apontadas pelas análises de dados feitas por especialistas indicam que as oportunidades atingem tanto os setores de empreendimento quanto de inovação.

Em primeiro lugar, devemos adiantar que, com a internet dominando o cenário mercadológico e com a tecnologia ganhando espaço cada vez maior dentro das empresas, a transformação digital é o principal elemento que guia todos os insights.

Ou seja, se a sua empresa ainda não investe em inovação tecnológica, é melhor começar a pensar como mudar esse perfil, pois o crescimento da área continua a todo vapor.

Os dados apresentados pela Forbes, por exemplo, indicam o aumento da economia digital, com uma previsão de que, até 2023, metade do PIB Global será de empresas transformadas digitalmente.

Vejamos então, com mais detalhes, quais são algumas das promessas de negócios promissores em destaque para o próximo ano:

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial abrange uma área da computação que por si só já faz parte dos negócios promissores, pois estuda o desenvolvimento e a criação de máquinas e algoritmos capazes de aprender através de suas próprias experiências, vindas de seus banco de dados, o que é chamado de machine learning.

As chamadas máquinas inteligentes direcionam transações, realizam atendimentos através de telefone ou chats e gerar relatórios de análises comportamentais do consumidor.

E a presença de IA e machine learning tende a ser cada vez mais forte e inevitável. A estimativa é de que até os próximos anos, 90% dos aplicativos corporativos vão trabalhar com base nesse sistema.

Além disso, a tendência indica que metade das interações de interface de aplicativos farão uso de melhorias habilitadas para IA, melhorando a experiência do usuário através de visão computacional, fala, processamento de linguagem e realidade aumentada.

Portanto, a inteligência artificial tem tudo para dominar ainda mais o mercado em diversos segmentos.

Anúncios inteligentes

Diretamente relacionada com a previsão de crescimento do papel da IA no mercado, a tecnologia dos anúncios inteligentes indica uma nova revolução no trabalho de personalização do cliente e por isso é um dos negócios promissores.

Mas o que isso quer dizer, afinal?

Os anúncios inteligentes significam que a IA poderá identificar as emoções do cliente e, a partir disso, influenciar nos anúncios que serão direcionados a ele. 

Sendo uma tendência muito significativa, principalmente para os setores de comércio, e-commerce e marketing, esse cenário indica um campo da TI que estará aquecido nos últimos anos. Isso porque o reconhecimento de emoções pela IA representa uma nova fase de desenvolvimento dessa tecnologia.

Isso significa que, a partir do próximo ano, os investimento nessa tecnologia devem aumentar, já que as empresas vão buscar personalizar ainda mais a interação do usuário com a máquina e assim, gerar indicadores poderosos. 

Com essa proposta, a tecnologia não só saberá o que o usuário visualizou no momento da compra, mas como ele se sentiu naquele momento, permitindo que as empresas possam usar essas informações para elaborar novas estratégias de venda.

Internet do Comportamento / de Tudo (IoB e IoE)

A lista de negócios promissores não poderia deixar de incluir as tendências conhecidas como Internet do Comportamento ou em inglês, Internet of Behavior e Internet de Tudo ou Internet of Everything, que nada mais são uma evolução da Internet das Coisas (IoT).

A IoT é capaz de conectar estruturas físicas por meio de inteligência. Assim, diversos aparelhos passam a estar conectados, como TV, carros, celulares, geladeiras, entre outros eletrônicos.

O próximo passo agora é entender melhor como o indivíduo se relaciona com tudo isso. Por meio de tecnologias inovadoras como o reconhecimento facial, rastreamento de localização e Big Data as empresas estão começando a pensar sobre o monitoramento do comportamento de cada pessoa.

Toda essa relação entre equipamentos, indivíduos e dados sugere essa nova fase do conceito, onde há uma comunicação e análise muito mais abrangente.

Fortalecimento das startups

As startups são parte dos negócios promissores por serem empresas inovadoras que estão crescendo no Brasil, sendo marcadas por características como crescimento rápido, escalabilidade e alto potencial de lucratividade.

Mais do que isso, muitas delas investem em tecnologias disruptivas que revolucionam o cenário mercadológico, o que aponta um fortalecimento da área com crescimento de oportunidades direcionadas para quem trabalha com TI.

Alguns setores de startups que podem ser considerados mais promissores são as fintechs (área financeira), edtechs (voltadas para educação), agrotechs (agronegócio), mercado de gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

Criptomoeda

As previsões indicam que o dinheiro virtual, que já há algum tempo está na lista de negócios promissores, vai se popularizar também no uso de aplicativos como Uber, Airbnb, eBay, entre outros. 

Ou seja, as principais empresas do mercado on-line e plataformas de mídia social vão passar por mudanças para que possam suportar o pagamento em criptomoedas.

Essa será uma revolução no setor de transações por aplicativos, visto que não será necessário ter uma conta bancária para fazer esse tipo de pagamento pela internet.

Cloud Computing

O cloud computing ou computação na nuvem é uma forma revolucionária de armazenamento em que você utiliza o servidor de uma empresa especializada para guardar os seus arquivos comerciais ou pessoais.

As prospecções para essa área mostram que este é um dos negócios promissores, já que o desenvolvimento dessa tecnologia só tende  a se intensificar.

Considerando principalmente o cenário dentro das empresas, o cloud computing é um dos negócios promissores pois terá seu potencial ampliado principalmente dentro das empresas, que aplicarão o gerenciamento em nuvem em seus servidores públicos e privados, criando um multicloud unificado entre colaboradores.

Essas foram nossas dicas sobre negócios promissores para 2020. Gostou deste conteúdo? Confira também nosso artigo sobre XLA e entenda porque você deve se preocupar com o Acordo de Nível de Experiência clicando aqui