Mercado de TI: quais são as principais tendências e oportunidades profissionais?

A demandas por profissionais competentes que possam atuar no mercado de TI está crescendo cada vez mais. Isso porque a tecnologia está presente tanto no local de trabalho, quanto em casa, nos momentos de negociação e lazer.
Portanto, diz-se que o mercado de TI é uma área aquecida e verdadeiramente promissora para quem ainda está decidindo qual carreira seguir. Dentro desta área, existem diversos eixos com oportunidades, que atendem às mais diversas atividades e gostos.

Se você veio até este post porque quer se convencer de vez dos motivos para ingressar no mercado de TI, continue lendo! Vamos contar tudo que você precisa saber sobre como esse setor está hoje e suas principais tendências.

Confira!

O desenvolvimento do mercado de TI

A TI já foi considerada uma atividade de suporte dentro de empresas, ou seja, apenas cuidar da manutenção de computadores, fazendo reparos quando algum problema surgisse ou a conexão com a internet caísse.

Mas nas últimas décadas, temos passado por uma verdadeira transformação digital, que mudou a forma como os seres humanos se relacionam entre si e com a própria tecnologia.

A frequência com que novos dispositivos são criados e rapidamente se tornam essenciais na rotina da sociedade, acabam fazendo com que, da mesma forma, mudanças nas relações e formas de trabalho sejam constantes.

Ou seja, para que haja o melhor aproveitamento das possibilidades que essas novidades representam, é preciso contar com o apoio de profissionais que tenham domínio sobre elas e assim, possam trazer o melhor para o mercado de TI, tanto para benefício das pessoas quanto das empresas.

Assim, o mercado de TI se mantém aquecido com diversas novas oportunidades de carreira para quem entenda os novos recursos que vão aparecendo. A carência de pessoas capacitadas faz com que a demanda seja bem positiva.

O cenário para o profissional de TI

Os valores salariais de profissionais do mercado de TI, segundo o que pesquisas mostram, é muito satisfatório.

De acordo com o site Glassdoor, especializado em satisfação com o trabalho, um analista de TI júnior, por exemplo, tem um salário inicial de cerca de 3 mil reais.

Já para cargos mais altos e com mais tempo de experiência, dependendo da função exercida o salário mensal pode chegar até 35 mil reais em 2019, segundo levantamento realizado pela Exame.

Em geral, o salário médio de um profissional de TI está em torno de 9 mil reais, segundo conclusões da plataforma de recrutamento trampos.co, divulgadas pela Época Negócios.

Isso, é claro, exige que o profissional se dedique a uma boa qualificação, através de um curso de graduação e se possível, pós-graduação e certificações extracurriculares.

O primordial para ser um excelente profissional e se destacar no mercado de TI é estar em constante processo de aprendizado, buscando sempre ter iniciativa, resiliência, aptidão, inteligência emocional e claro, comunicação interpessoal.

Principais tendências do mercado de TI

Vejamos resumidamente alguns tópicos que compõe as tendências do mercado de TI atual e que são as principais responsáveis pelos novos fluxos de trabalho que essa área tem vivenciado:

Blockchain

A tecnologia do blockchain tem relação direta com o mercado financeiro e envolve transações de dinheiro virtual ou criptomoedas através de um sistema criptografado e considerado muito seguro. O Bitcoin é a criptomoeda mais famosa.

Big Data

O chamado Big Data é o grande volume de dados registrado pelas empresas diariamente em sua rede de computadores.A origem deles pode ser de registros de compras ou canais de atendimento digital, por exemplo.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), se baseia na fusão entre realidade e digital, fazendo com que os indivíduos possam estar em constante comunicação e interação, seja com outras pessoas ou objetos. 

Ou seja, a relação de conexão entre aparelhos eletrônicos dentro de casa, por exemplo, com objetivo de facilitar as atividades rotineiras, é uma situação bem característica da IoT.

Cloud computing

Cloud computing ou computação na nuvem é uma opção de armazenamento que está cada vez mais popular entre empresas, já que você utiliza um servidor para guardar os seus arquivos comerciais ou pessoais, através da conexão com a internet. 

Essa tecnologia não só previne a perda dos dados, como também facilita seu compartilhamento e acesso entre colaboradores do negócio.

Áreas com alta demanda no mercado de TI

Vejamos algumas cargos que em 2019 se destacaram pela alta procura por profissionais e que representam boas oportunidades para o futuro do mercado de TI:

Especialista em Business Intelligence (BI)

Devido à alta competitividade entre corporações de mesmo segmento, as estratégias precisam ser pensadas de forma a trazerem resultados mais precisos.

É pensando nisso que o profissional de BI tem sido tão importante. Ele, ao lidar com o Big Data, é um componente chave no processo de analisar e interpretar os dados que levarão à decisões mais assertivas para a empresa.

Programador de front-end

O programador de front-end é aquele profissional responsável pela experiência de visualização do usuário ao acessar determinado site. Ele é quem deve ser antenado sobre tudo que é há de mais recente no que diz respeito à agradar o usuário criando um site  visualmente agradável e também funcional.

Esse profissional é ainda mais requisitado quando falamos em e-commerce, já que, nesse caso, praticamente toda a experiência de compra está no site.

Profissional de suporte

O profissional de suporte, que atua como Service Desk ou Help Desk, continua sendo muito importante dentro do ambiente corporativo. Principalmente nos dias de hoje, em que o relacionamento entre empresas e clientes precisa de atenção extra.

Esse profissional é o que tem mais contato com clientes, tanto internos, quanto externos, solucionando problemas técnicos

Por ser uma ponte entre empresa e cliente, seu desempenho recebe atenção especial, e profissionais capacitados para agir em diferentes situações e com um perfil comunicativo são muito bem avaliados.

Desenvolvedor full-stack

Esse profissional está em alta devido à necessidade de uma visão mais completa do sistema e também a uma flexibilidade.

Atualmente, existem diferentes etapas de desenvolvimento, que vão do sistema do servidor ao software que auxilia na interface final, que será de fato visualizada pelo usuário.

Esse desenvolvedor é capaz de lidar com todas essas fases complexas com excelência, o que faz dele um profissional completo e disputado pelas empresas.

Especialista em Cloud Computing

Cloud Computing, como dissemos, é uma tendência forte no mercado de TI. 

Dessa forma, o especialista da área deve ter todos os conhecimentos necessários para dominar essa tecnologia, se dedicando a atividades de planejamento, execução e direcionamento da capacidade de processamento, armazenamento e segurança de informações na nuvem. 

Analista de segurança da informação

Este profissional é responsável por manter a segurança dos dados da empresa, gerenciando sistemas e toda a infraestrutura de TI de forma a eliminar riscos, colocando em prática ações que garantam a confidencialidade, integridade e ainda, disponibilidade dos dados.

O analista também vem ganhando importância cada vez maior no mercado de TI, devido à necessidade de identificar ameaças e vulnerabilidades no sistema, realizar testes de invasão e definir uma política de segurança, antes que a empresa possa sofrer com ataques de hackers ou ser infectada por algum tipo de vírus, por exemplo.

Esse foi nosso panorama sobre como está o mercado de TI atualmente. Entenda ainda por quais motivos nós da NetSupport nos destacamos nesse cenário!