Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Manutenção remota ou presencial: Qual é a ideal para minha empresa?

Manutenção remota

As empresas que não possuem a sua própria área de tecnologia ou um profissional especialista dedicado para suas atividades de informática, precisam avaliar a parceria com uma boa consultoria de TI, que consiga atender às necessidades do seu negócio.

Terceirizar o seu setor de TI não significa ter acesso a serviços inferiores. Muito pelo contrário! A escolha da assessoria adequada, uma boa consultoria de TI, assim como o melhor tipo de manutenção para os seus computadores, apenas beneficiará sua empresa. Além disso, será a garantia de processos mais profissionalizados e ágeis.

A Manutenção Remota

A manutenção remota é o processo de manutenção que acontece fora da empresa. Geralmente utilizada por empresas de pequeno e médio porte, a manutenção remota costuma solucionar problemas com programação, instalações de softwares, manutenção de históricos e vários outros serviços.

Entre as vantagens da manutenção remota está:

  • baixo custo inicial
  • disponibilidade de pessoal treinado
  • nenhuma necessidade de contratar profissionais
  • resultados positivos em curto prazo
  • suporte em tempo integral e informações disponíveis a qualquer momento

Essa manutenção remota é possível graças aos programas que possibilitam o acesso de um computador ao outro. Programas como Team Viewer, LogMeIn ou Real VNC são instalados tanto na máquina que necessita do suporte quanto na que estará fazendo a manutenção.

Os programas são perfeitamente seguros e não compromete seus dados ou arquivos.

A Manutenção Presencial

A manutenção presencial por sua vez, como o próprio nome diz, exige um técnico especialista no local onde está acontecendo o problema.

Normalmente, a presença de um técnico no local é para resolver problemas extremamente complexos e que exigem presença física.

Esse tipo de manutenção gera um custo maior ao contratante por causa do deslocamento do técnico até local.

Portanto, somente solicite um técnico presencialmente quando o trabalho exigir, caso contrário, pode ir para o chamado remoto.

Manutenção remota ou presencial? Qual devo escolher?

A escolha entre atendimento remoto e presencial, na verdade, não tem relação com o segmento do negócio. Mas sim com a origem dos problemas.

Basicamente, podemos afirmar que os problemas de hardware (componente), poderão ser resolvidos exclusivamente por acesso presencial.

Enquanto os problemas que tiverem origem no software (programa) serão resolvidos em sua maioria de forma remota. No segundo caso, isso dependerá da complexidade da falha que o computador apresenta.

Para facilitar a compreensão desses formatos de manutenção, podemos utilizar três exemplos:

  1. Um caso muito recorrente, é a falha da conexão com a internet, por conta de um problema de cabeamento. Em uma situação como essa, o problema será resolvido apenas com um serviço presencial. Pois, além de conferir a conexão no computador, será necessário checar também os cabos e o modem da empresa. Logo, apenas com a presença física de um profissional essa verificação poderá ser realizada.
  1. Agora, imagine um consultório médico, que está com problemas em seu programa de prontuários. Nesse caso, um Supporter poderá acessar ao computador em questão à longa distância, solucionando essa intermitência rapidamente. Ou seja, o atendimento remoto será suficiente para resolver a situação. Já que, provavelmente, o programa precisará ser reiniciado ou, no máximo, ser instalado novamente.
  1. A infestação de vírus em uma rede de computadores corporativos é um exemplo de problema com software, que, por sua complexidade, exigirá atendimento presencial. Por tomar muito tempo e necessitar de inúmeros testes, o melhor a se fazer, nesse cenário, é contar com um técnico no local, dedicado exclusivamente para sanar essa questão o quanto antes.

A evolução na estabilidade dos sistemas operacionais e a melhoria na qualidade dos hardwares, também influenciam a forma de suporte.

Esses fatores tendem a tornar o atendimento presencial cada vez menos necessário. Consequentemente, dando mais espaço para as soluções remotas.

Como escolher?

Dados do mercado indicam que mais de 70% dos problemas de suporte em TI podem ser resolvidos de maneira remota.

Entretanto, ainda existem muitos tipos de chamados que demandam a atenção de um técnico presencialmente.

Por via das dúvidas, se você deseja garantir mais segurança para o seu negócio, opte por contratar um parceiro que disponibilize ambas formas de suporte.

Basicamente, na hora de se decidir entre os dois tipos de manutenção, tenha em mente o seguinte raciocínio:

Tudo aquilo que se resolve de maneira remota, pode se resolver de maneira presencial. Mas, nem tudo que se resolve de forma presencial, pode se resolver de forma remota.

Empresas que Oferecem Manutenção Remota

Diversas empresas oferecem manutenção remota e também presencial. A NetSupport, por exemplo, disponibiliza suporte técnico de TI em ambos os formatos.

Mas, antes de mais nada, é importante recapitular como a NetSupport pode ajudar a área de TI do seu negócio.

Os seus clientes têm a opção de escolher entre assinar um plano mensal ou até mesmo adquirir um serviço avulso, através do acesso remoto.

Após o usuário abrir um chamado, a própria equipe já identifica a melhor maneira de resolver o problema. De forma remota ou presencial.

Na sequência, a NetSupport coloca os Supporters em ação, que são profissionais de tecnologia, que formam uma grande comunidade de especialistas.

São eles os responsáveis por atender a cada chamado aberto pelos usuários. Com o problema solucionado, os clientes avaliam e encerram o processo.

É sempre importante destacar a importância dessa avaliação. Pois, essa é a maneira com que a NetSupport pode melhorar cada vez mais seus serviços.

Tem um problema para resolver? Conte-nos!