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Manutenção remota ou presencial: qual é a ideal para minha empresa?

Manutenção remota ou presencial: qual é a ideal para minha empresa?

Você está em dúvida se deve contratar a manutenção remota ou presencial? As empresas que não possuem a sua própria área de tecnologia ou um profissional especialista dedicado para suas atividades de informática precisam avaliar a parceria com um bom fornecedor de TI, que consiga atender às necessidades do seu negócio.

Terceirizar o seu setor de TI não significa ter acesso a serviços inferiores. Muito pelo contrário! A escolha da assessoria adequada, uma boa consultoria de TI, assim como o melhor tipo de manutenção para os seus computadores, apenas beneficiará sua empresa. 

Além disso, será a garantia de processos mais profissionalizados e ágeis. Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você possa decidir entre a manutenção remota ou a presencial. Saiba mais!

Qual é a importância da manutenção de TI para a sua empresa?

Independentemente de ser remota ou presencial, a manutenção de computadores e equipamentos é fundamental para a sua empresa. Afinal, ela oferece diversas vantagens. Confira algumas delas:

Melhora a qualidade dos serviços

Sabemos que a produtividade dos colaboradores pode ser prejudicada pelo surgimento de problemas que não eram previstos. Com isso, reduz-se a qualidade das suas entregas.

Neste contexto, a manutenção de TI possibilita mais eficiência no trabalho, já que, com ela, é possível entender melhor os processos e agendar uma manutenção preventiva. Assim, você consegue fugir de problemas que poderiam causar prejuízos.

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Evita prejuízos financeiros

Outra vantagem da manutenção de TI envolve o setor financeiro da empresa.

Vamos supor, por exemplo, que o site da sua empresa fique fora do ar. Isso resultaria em menos compras dos clientes naquele período, o que impactaria negativamente as contas do seu negócio, certo?

Já com a manutenção de TI, esse problema poderia ser facilmente evitado. Assim, os lucros da empresa não seriam prejudicados.

Contribui para a satisfação dos clientes

Se um equipamento apresenta mau funcionamento, isso pode afetar o prazo de recebimento de um produto ou serviço para o cliente. Caso essa situação ocorra, o consumidor pode perder a confiança na sua empresa e até buscar o concorrente.

É importante alertar também que, se o seu site cai frequentemente por falta de manutenção, seus clientes podem ficar cansados de tentar acessá-lo e, assim, migrar para outra empresa.

Portanto, priorizar a manutenção de TI possibilita que a sua empresa venda mais, conquiste mais clientes e tenha mais sucesso no mercado. Desse modo, contar com ela é uma necessidade básica no negócio.

Como já falamos sobre a importância da manutenção, agora vamos abordar sobre a diferença entre a manutenção remota e a presencial. Saiba mais a seguir!

Como funciona a manutenção remota?

A manutenção remota é o processo de manutenção que acontece fora da empresa

Geralmente utilizada por empresas de pequeno e médio porte, a manutenção remota costuma solucionar problemas com programação, instalações de softwares, manutenção de históricos e vários outros serviços.

Desse modo, é possível usar a manutenção remota para resolver questões mais simples.

Ela acontece graças aos programas que possibilitam o acesso de um computador ao outro. Entenda o processo:

  1. Geralmente, é criada uma VPN (Virtual Private Network), que é uma rede privada responsável por conectar dois pontos, promovendo segurança entre os dispositivos e exclusividade durante o processo.
  2. Nesse sentido, é possível instalar programas como TeamViewer, LogMeIn ou RealVNC tanto na máquina que necessita do suporte quanto na que estará fazendo a manutenção. Vale destacar que esses softwares são perfeitamente seguros e não comprometem seus dados ou arquivos.
  3. Por meio deles, o profissional de TI consegue acessar a máquina, avaliar o caso e resolvê-lo à distância.

Além disso, a manutenção remota também pode ser feita a partir de serviços em nuvem, seguindo um processo semelhante.

Vantagens da manutenção remota

Como você pode ver, a manutenção remota é uma estratégia de baixo custo e bastante eficiente, sendo ideal para as empresas que não têm um departamento de TI bem sólido.

Desse modo, profissionais altamente capacitados conseguem trabalhar de qualquer lugar, fornecendo um atendimento bem ágil e eficaz.

Entre as suas principais vantagens estão:

  • Baixo custo inicial;
  • Disponibilidade de pessoal treinado;
  • Nenhuma necessidade de contratar profissionais;
  • Resultados positivos em curto prazo;
  • Suporte em tempo integral e informações disponíveis a qualquer momento.

Desvantagens da manutenção remota

No entanto, a manutenção remota também pode apresentar desvantagens em alguns casos. Por exemplo:

  • Caso a sua empresa seja de grande porte, esse tipo de manutenção pode não ser a solução ideal por causa da complexidade da infraestrutura;
  • O gestor precisa saber relatar e explicar com muita exatidão o incidente, mas muitas vezes o técnico não tem acesso a todas as informações necessárias;
  • Devido à possível dificuldade no momento de relatar o problema, é possível que o suporte remoto possa demorar um pouco mais que o previsto.

A manutenção remota é segura?

Por funcionar à distância, talvez você esteja se perguntando sobre a segurança da manutenção remota.

Essa preocupação é totalmente compreensível, já que, ao acessar os equipamentos da sua empresa, é possível ver todo o sistema, o que pode causar um certo receio nos gestores que pensam em contratar esse serviço. 

Mas saiba que as empresas responsáveis por fornecer a manutenção remota contam com protocolos de segurança dos dados dos clientes, portanto, esse serviço é bem seguro.

O profissional de TI só vai ter acesso ao equipamento mediante uma senha de autenticação oferecida pelo cliente. Além disso, o cliente consegue ver quais são os locais que o técnico está acessando, então pode parar a transmissão de dados quando quiser.


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Por ser remota, essa manutenção também traz mais segurança para a sua empresa por não haver a entrada de pessoas estranhas no local, evitando possíveis fraudes.

Como a manutenção remota funciona com base em VPNs e códigos de segurança, ela consegue proporcionar maior segurança aos clientes por dificultar a entrada de hackers.

Como funciona a manutenção presencial?

A manutenção presencial por sua vez, como o próprio nome diz, exige um técnico especialista no local onde está acontecendo o problema.

Normalmente, a presença de um técnico no local é para resolver problemas extremamente complexos e que exigem presença física. Também é possível acioná-lo em casos de instalação de dispositivos.

Como exemplos de situações nas quais ocorre a manutenção presencial, podemos citar:

  • Ocorrência de vírus nos equipamentos;
  • Problemas referentes a cabos de rede;
  • Dispositivos que não estão funcionando bem.

Esse tipo de manutenção também é solicitado na manutenção geral preventiva, com o objetivo de fazer um check-up das máquinas.


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Vantagens da manutenção presencial

Existem várias vantagens ao contratar a manutenção presencial, como:

  • Presencialmente, o gestor consegue explicar melhor quais são as principais necessidades relacionadas à infraestrutura, o que facilita o planejamento do suporte;
  • O profissional de TI consegue saber exatamente qual é o problema, pois ele o identifica pessoalmente e não precisa depender totalmente do relato do gestor, que pode carecer de informações ou ser deficiente;
  • Como o serviço é feito com base na avaliação local do técnico, há maior probabilidade de o trabalho ser mais eficiente no sentido de realmente resolver o problema.

Desvantagens da manutenção presencial

Por outro lado, a manutenção presencial também apresenta desvantagens. Por exemplo:

  • Custo maior ao contratante, por causa do deslocamento do técnico até o local;
  • É possível que a resolução de problemas mais simples demore mais, então isso acaba atrapalhando a produtividade dos colaboradores, assim como o retorno dos serviços;
  • Por último, como a manutenção presencial tem um custo mais elevado, isso pode afetar a saúde financeira do seu negócio a médio e longo prazo.

Manutenção remota ou presencial: qual escolher?

A escolha entre atendimento remoto e presencial, na verdade, não tem relação com o segmento do negócio, mas sim com a origem dos problemas.

Basicamente, podemos afirmar que os problemas de hardware poderão ser resolvidos exclusivamente por acesso presencial, enquanto os problemas que tiverem origem no software serão resolvidos em sua maioria de forma remota. No segundo caso, é importante lembrar que isso dependerá da complexidade da falha que o computador apresenta.


👉 Entenda: Afinal, qual é a diferença entre Hardware e Software?


Para facilitar a compreensão desses formatos de manutenção, podemos utilizar três exemplos:

Exemplo 1

Um caso muito recorrente, é a falha da conexão com a internet, por conta de um problema de cabeamento.

Em uma situação como essa, apenas um serviço presencial poderá resolver o problema, pois, além de conferir a conexão no computador, será necessário checar também os cabos e o modem da empresa.

Exemplo 2

Agora, imagine um consultório médico que está com problemas em seu programa de prontuários.

Nesse caso, um técnico poderá acessar ao computador em questão à longa distância, solucionando essa intermitência rapidamente. Ou seja, o atendimento remoto será suficiente para resolver a situação, já que, provavelmente, será preciso reiniciar ou, no máximo, instalar o programa novamente.

Exemplo 3

A infestação de vírus em uma rede de computadores corporativos é um exemplo de problema com software, que, por sua complexidade, exigirá atendimento presencial.

Por tomar muito tempo e necessitar de inúmeros testes, o melhor a se fazer, nesse cenário, é contar com um técnico no local, dedicado exclusivamente para sanar essa questão o quanto antes.

Conclusão

Não se esqueça que a evolução na estabilidade dos sistemas operacionais e a melhoria na qualidade dos hardwares também influenciam a forma de suporte. Esses fatores tendem a tornar o atendimento presencial cada vez menos necessário, consequentemente dando mais espaço para as soluções remotas.

Basicamente, na hora de se decidir entre os dois tipos de manutenção, tenha em mente o seguinte raciocínio:

Tudo aquilo que se resolve de maneira remota pode se resolver de maneira presencial. Mas nem tudo que se resolve de forma presencial pode se resolver de forma remota.

Como escolher o fornecedor de TI ideal?

A manutenção remota tem crescido bastante ao longo dos últimos anos, já que consegue oferecer economia quanto ao deslocamento dos profissionais de TI, enquanto é capaz de resolver situações de forma mais rápida.

Entretanto, ainda existem muitos tipos de chamados que demandam a atenção de um técnico presencialmente.

Por via das dúvidas, se você deseja garantir mais segurança para o seu negócio, opte por contratar um parceiro que disponibilize ambas formas de suporte.

Além disso, o fornecedor escolhido deve se atualizar constantemente, investindo em novas tecnologias voltadas para a segurança e oferecendo treinamentos para que os técnicos fiquem ainda mais capacitados.

Diversas empresas oferecem manutenção remota e também presencial. A NetSupport, por exemplo, disponibiliza suporte técnico de TI em ambos os formatos.

Manutenção remota e presencial com a NetSupport

Na NetSupport, nossos clientes têm a opção de assinar um contrato sob demanda ou apenas adquirir um serviço avulso para manutenção de TI.

Após o usuário abrir um chamado, nossa assistente virtual faz algumas perguntas iniciais para entender o problema e filtrar o tipo de atendimento necessário.

De acordo com os requisitos solicitados pelo cliente, um técnico da nossa comunidade de especialistas é designado automaticamente pela nossa plataforma para realizar um atendimento remoto.

Caso julgue necessário, ele pode apontar na própria plataforma a necessidade de um atendimento presencial para solucionar totalmente o problema. Com o problema solucionado, os clientes avaliam e encerram o processo.

É sempre importante destacar a importância dessa avaliação, pois essa é a maneira com que a NetSupport pode melhorar cada vez mais seus serviços e oferecer uma manutenção remota e presencial de qualidade!

Tem um problema para resolver? Entre em contato conosco para que nós possamos auxiliar você!