Limpeza no computador: Aprenda você mesmo a fazer SEM CUSTOS

Limpeza no computador: Aprenda você mesmo a fazer SEM CUSTOS

Comece 2018 muito melhor com uma limpeza no computador

Tem horas que não há nada como uma boa faxina, para colocar tudo em ordem, não é verdade? Bem, no nosso caso, podemos ajudá-lo a fazer aquela limpeza no computador que você vem adiando há tempos.

Por exemplo: As fotos estão começando a tomar muito espaço na sua máquina? Os sites que você utiliza todos os dias estão demorando para carregar? Sua máquina anda muito lenta?

Então, todos esses problemas podem ser resolvidos com uma rápida limpeza no computador, simples de ser executada. Inclusive, vários procedimentos podem ser feitos por você mesmo.

Quer ficar com um computador mais ágil e “leve”? Nós, da NetSupport, especializados em assistência técnica de informática, explicamos o que você precisa fazer para dar uma geral em sua máquina.

Vale lembrar que essa limpeza não exclui a necessidade de uma manutenção preventiva, executada por um profissional capacitado.

Afinal, somente um especialista será capaz de obter um diagnóstico mais profundo, sobre os problemas do seu dispositivo.

Esse artigo contou com o apoio dos Doutores em Tecnologia, Edvaldo Araújo e Wallyson Ferreira, para ser escrito.

Por onde começar a limpeza no computador?

Primeiramente, para explicar os processos de limpeza no computador, tomamos como base o Microsoft Windows, que é um dos sistemas operacionais mais utilizados pelos usuários.

Em se tratando de uma limpeza direta no sistema operacional, você pode começar com os arquivos recentes, prefetch e temporários.

Esses tipos de arquivos são criados pelo Microsoft Windows, para auxiliar na execução de determinadas tarefas. Em situações normais, eles deveriam ser excluídos automaticamente após o uso. Porém, por motivos diversos, esses arquivos podem permanecer no computador.

Observe como é simples eliminá-los:

  • Acione o botão com o símbolo do Windows + letra R;
  • Esse comando abrirá uma caixa de execução no seu computador, como no exemplo abaixo;

Imagem 1 limpeza no computador

  • Em seguida, digite o nome das pastas que você deseja ter acesso. No caso, para temporários você deverá digitar %TEMP% e para recentes digite recent. Para acessar a pasta com os arquivos prefetch, digite a palavra prefetch;
  • Uma vez que você acessou a pasta, selecione todos os arquivos, da maneira que preferir, e delete-os, como no exemplo abaixo:

Imagem 2 limpeza no computador

  • Dessa forma, repita a operação para cada uma das pastas citadas.

Faça uma limpeza também em seu navegador

Se você está sentindo a navegação pela internet lenta, o problema pode ser a quantidade de dados armazenada no navegador. Porém, a exclusão de dois tipos de arquivos pode acabar com esse problema. Estamos falando dos cookies e cache.

Os cookies são pequenos arquivos de texto utilizados pelos sites, geralmente, para armazenar preferências do usuário.

Por outro lado, o cache é um armazenamento temporário ,no disco rígido, de páginas da web, imagens e outros documentos.

O cache é utilizado para reduzir o uso da banda larga disponível, aumentar a velocidade do acesso, entre outras vantagens.

Portanto, para excluir esses arquivos do seu navegador e contribuir com a limpeza no computador, siga as seguintes instruções:

  • Acesse o navegador utilizado por você como de costume;
  • Pressione as teclas Ctrl + Shift + Delete;
  • Selecione as opções, conforme o exemplo da imagem abaixo:

Imagem 3 limpeza no computador

  • Clique em limpar dados.

Esse procedimento foi testado nos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer.

MAS, ATENÇÃO! Para navegar na internet com mais agilidade devem ser consideradas diversas questões, tais como: velocidade do serviço de internet, escolha do navegador, servidor de DNS utilizado, etc.

De quanto em quanto tempo preciso fazer uma limpeza no meu computador?

Quanto a periodicidade dessa limpeza, não existe um tempo recomendado para limpar esses dados. É preciso analisar cada caso.

Isso porque esses arquivos são utilizados pelo browser, e pelos sites, para oferecer mais agilidade e melhor experiência de navegação.

Sendo assim, o ideal é excluí-los somente quando a sua existência começar a atrapalhar o desempenho do navegador. Desta forma, recomenda-se que o usuário fique atento a performance do navegador, se, como já citamos, ele está lento ou se também anda travando.

Caso uma destas opções se manifeste, limpar esses arquivos será uma boa ideia. Aliás, toda limpeza no computador deve ser feita com precaução!

Leia também: Proteja a sua empresa contra os ataques de vírus em 2018

Identifique programas e aplicações desnecessários

Na sequência, outra tarefa importante é analisar a lista de softwares instalados e verificar o que realmente está sendo utilizado.

Essa relação pode ser acessada através do painel de controle ou digitando “desinstalar um programa” no menu iniciar do Windows. Lá você poderá conferir todos os programas instalados, bem como a opção para desinstalá-los.

Uma dica: É bom tomar cuidado para não desinstalar nenhum programa útil ou algum complemento utilizado por outro software.

Quando o usuário não souber do que se trata o software, basta dar uma pesquisada pelo seu nome na web. Essa medida evitará erros, como inutilizar algum outro programa.

Além disso, é possível, ainda, utilizar programas auxiliares para a limpeza no computador.

Uma opção é o Should I Remove It? Essa aplicação indica quais softwares podem ser removidos com segurança.

Por outro lado, o famoso CCleaner limpa conteúdos inúteis do computador automaticamente, basta programá-lo para tanto. Essas ferramentas serão úteis na hora da limpeza no computador para 2018.

Limpeza no computador também inclui formatação?

O fato do seu computador estar um pouco mais lento, do que quando você o comprou, não indica que ele precise ser formatado.

A formatação é recomendada somente quando o sistema operacional apresenta problemas graves, e todas as possíveis soluções foram esgotadas.

Muitos técnicos com preguiça ou sem conhecimento, para averiguar os problemas a fundo, recomendam formatar o computador ao menor sinal de instabilidade.

Porém, com uma investigação minuciosa, é possível encontrar soluções mais rápidas e eficazes do que realizar a formatação.

Sendo assim, formatar é a última opção para solucionar os problemas de um dispositivo. O ideal é sempre analisar corretamente o que está acontecendo com a máquina. Caso seja um problema de hardware, por exemplo, a formatação não resolverá nada.

Por isso, antes de tomar a decisão de formatar, consulte um profissional de TI de confiança e com experiência. Ele poderá averiguar a situação de forma mais profunda, fornecendo um diagnóstico preciso.

Ressaltamos que a limpeza no computador, assim como a manutenção preventiva ajudam a evitar que as máquinas precisem ser formatadas.

Os hardwares e a limpeza de computador

Quando surge um problema no computador, quase sempre ligamos ele a alguma instabilidade no sistema. Porém, os hardwares também podem ser a fonte do problema.

Uma peça mal encaixada, uma placa oxidada ou até mesmo a falta de limpeza no computador são capazes de inutilizar um equipamento.

Mas, depois que o seu computador saiu da loja, quando você deve começar a se preocupar com isso?

Em geral, não existe um tempo pré-definido para a realização de manutenção preventiva.  Este tempo costuma variar de acordo com o ambiente onde a máquina está.

Lugares onde existem uma maior concentração de poeira, maresia e fuligem, costumam necessitar desse tipo de manutenção um pouco mais cedo.

Como precaução, é interessante investir em uma limpeza no computador, pelo menos, uma vez ao ano.

Quem faz limpeza no computador?

Muitas vezes a gente não consegue realizar as limpezas necessárias, seja pela falta de prática ou até mesmo por medo de mexer onde não conhecemos.

Por isso contar com um suporte técnico é imprescindível. Um suporte especializado consegue fazer essa limpeza e até mesmo realizar uma manutenção preventiva para que seu computador venha a ter uma vida útil muito maior.

Se esse for o seu caso nós aconselhamos você a encontrar uma assistência técnica de informática para te auxiliar no processo.

manutenção de computadores

DICA EXTRA!

Os serviços de armazenamento em nuvem são ótimos para liberar espaço nos dispositivos.

Eles permitem sincronizar arquivos importantes, evitando perdas em situações adversas. Dropbox, OneDrive, Google Drive e Amazon AWS são as alternativas mais confiáveis no mercado.

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *