Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Instalação de programas: por que contratar um profissional

Instalação de programas: por que contratar um profissional

Na rotina das empresas, a instalação de programas que facilitem o trabalho é muito comum. Um erro, porém, é quando esse processo não conta com o auxílio de um profissional.

A instalação de programas pode parecer uma tarefa simples, principalmente nos dias de hoje, em que facilmente se encontra um tutorial de orientação pela internet. Porém, na verdade ela exige um cuidado bem maior.

Principalmente porque há uma ligação direta com a segurança contra malwares, que muitas vezes pode ser comprometida, ocasionando prejuízos ainda maiores.

Neste artigo, vamos explicar como funciona a instalação de programas e por que o auxílio de um profissional de TI é essencial nessa função.

Continue lendo!

O que você deve saber sobre instalação de programas

A instalação de programas, como dissemos, é uma tarefa que envolve diversos fatores para ser concluída com sucesso, mas que de forma geral, ainda é considerada simples e pode ser executada pelo usuário.

Para te ajudar a compreender melhor que fatores são esses que fazem parte da instalação de programas, preparamos uma contextualização básica de como funciona o processo.

Basicamente, tudo começa considerando qual sistema operacional está sendo usado. Da mesma forma, considerar o programa que está sendo instalado também é importante. 

Vejamos algumas orientações simples que são importantes para que a instalação de programas ocorra bem:

Sistema

O sistema e todos os aspectos do sistema operacional, devem ser levados em conta durante a instalação de programas. Ou seja, deve haver um conhecimento técnico sobre a máquina, pois as funções de hardware e software devem ser compatíveis

Isso se aplica a todo tipo de programa, de jogos à utilitários.

Manual

O manual de instalação de softwares é uma ferramenta importante e deve ser lido integralmente para que o trabalho seja cumprido mais assertivamente. 

Afinal de contas, ele é um documento onde constam todas as instruções necessárias, que devem ser seguidas para que a instalação de programas ocorra sem dificuldades.

O diretório, ou seja, a parte da máquina em que a instalação é recomendada, também deve ser respeitada de acordo com o que diz o manual, não o instalando em um lugar errado.

Programas em execução

Outro fator que também é muito importante para a instalação de programas é relacionado  àqueles já em execução na unidade. 

Eles podem representar um obstáculo bem trapaceiro durante o processo. Levando isso em consideração, é aconselhável desabilitar ou fechar todos os programas em execução antes de iniciar a instalação de programas.

Assim a tarefa transcorre mais tranquilamente, de forma rápida e sem erros de incompatibilidade.

Reinicialização

Reiniciar o computador pode ser uma ação necessária em determinados casos de instalação de programas. 

De maneira geral, essa medida ajuda a alcançar o melhor desempenho da instalação, e o procedimento não deve ser ignorado quando for solicitado pelo sistema, ou o resultado pode ser prejudicado.

Métodos de instalação

A instalação de programas pode ocorrer por meio de uma memória externa, como CD ou USB, ou a partir do download de um arquivo na internet.

Com a memória externa, a instalação pode ocorrer com ou sem a ajuda da execução automática, que faz a maior parte do trabalho, ficando como responsabilidade do usuário apenas escolher as opções e seguir para a próxima etapa.

Nos programas baixados da internet, é importante garantir que o download foi feito no site oficial do programa, seguindo as instruções do fabricante corretamente.

Por que contratar um profissional?

O processo de instalação de programas de fato é simples e, como vimos, o usuário pode seguir os passos e concluir o trabalhando tomando alguns cuidados básicos

Entretanto, ter um conhecimento mais técnico sobre a máquina e o programa são diferenciais muito importantes, que podem refletir no desempenho do software após a instalação.

Separamos, abaixo, uma lista com as principais razões pelas quais você deve pensar duas vezes antes de tentar a instalação de programas sozinho. Confira:

O programa pode conter vírus

Os programas, principalmente baixados da internet, são uma grande ameaça pela possibilidade de hospedarem malwares camuflados. 

Os softwares crackeados, ou seja, as versões gratuitas de programas pagos, têm seu código modificado. Isso significa que, além da invalidade do licenciamento, podem haver outras brechas internas para que hackers monitorem o computador.

Por isso, um profissional qualificado saberá indicar quais os arquivos confiáveis, fazendo uma instalação segura do início ao fim.

A versão pode ser incompatível

A versão do programa instalado, quando incompatível com o sistema operacional da máquina utilizada, pode prejudicar muito o desempenho de suas funções.

Inicialização lenta, travamentos ou pior, perda de arquivos, podem ser recorrentes. Dentro de uma empresa, esse tipo de problema pode ser um transtorno muito maior, prejudicando toda a produtividade dos colaboradores.

Contando com a ajuda de um profissional, ele poderá identificar qual programa é mais adequado para as necessidades do negócio, garantindo que a versão mais recente e com melhor desempenho seja instalada.

A segurança pode ficar comprometida

A segurança é um dos principais motivos pelos quais o suporte de TI é essencial na instalação de programas. 

Para evitar programas infectados por vírus, páginas de phishing e outros problemas durante o procedimento, é preciso ter um conhecimento aprofundado sobre o assunto.

Além disso, uma medida muito importante do processo de instalação de programas é também a aplicação de atualizações e patches de segurança que possam proteger a máquina.

Isso significa que os desenvolvedores de software estão constantemente publicando falhas identificadas em seus programas, e assim é aconselhável utilizar a última versão estável. 

Essa medida reduz os riscos de segurança, já que os bugs dos programas podem representar vulnerabilidades e brechas para ataques maliciosos.

O computador pode ser prejudicado

As instalações de programas, mesmo que seguindo um tutorial, podem no fim apresentar problemas. 

Seu computador pode, por exemplo, ter um programa em segundo plano que prejudica o funcionamento do software instalado recentemente. 

Além de ocasionar bugs como o fechamento do programa de forma abrupta e sem salvar as alterações no arquivo em uso, a longo prazo esse tipo de problema pode danificar até mesmo o próprio computador, por ficar sobrecarregado.

As configurações podem não ser adequadas

Mesmo nos programas com execução automática, configurar corretamente o software também é essencial para o desempenho de suas funções.

Um profissional sabe melhor quais as opções de ajustes são mais adequadas, principalmente em programas disponíveis apenas em inglês, no qual os termos técnicos ficam ainda mais difíceis para usuários comuns.

Essas foram as razões pelas quais contar com um profissional na instalação de programas é sempre a melhor opção. Está com problemas? Contrate a NetSupport.