Inovação em TI: por que investir e como se destacar no mercado

Inovação em TI: por que investir e como se destacar no mercado

A Tecnologia da Informação é uma área com DNA inovador. Seu foco sempre voltado para o que há de mais atual no mercado faz com que a inovação em TI seja uma porta de entrada para empresas que desejam fazer as coisas de uma forma diferente, mas não descobriram por onde começar.

Nesse artigo, vamos discutir como a inovação em TI se encaixa num cenário mais amplo de mudanças que estão afetando as organizações, as vantagens de investir na área, e quais caminhos uma empresa pode percorrer para alcançar estes benefícios!

O que é inovação?

Em primeiro lugar, a inovação pode assumir diversas formas: desde as grandes transformações que vêm à mente quando pensamos no conceito, até pequenas mudanças cotidianas. Nesse sentido, a inovação pode ser entendida como qualquer esforço para aperfeiçoar a maneira como algo é feito, visando obter resultados melhores.

Portanto, um processo de inovação pode ser conduzido no interior da empresa, utilizando seus próprios recursos, ou no formato da inovação aberta, onde outras organizações trazem suas propostas e projetos para ajudar a companhia.

A inovação em TI, especificamente, é marcada por uma forte tendência à inovação aberta, conduzida por startups, grupos de universitários e afins. Por exemplo, eles constroem programas, aplicativos, sites e até mesmo hardwares, vendendo os direitos sobre suas criações ou lançando negócios baseados em assinaturas.


👉 Leia também: Startup enxuta: uma boa TI pode salvar seu negócio


Por que investir na inovação em TI?

Você já deve estar familiarizado com a crescente velocidade em que novos lançamentos criam ou derrubam mercados. Além das grandes inovações, temos inúmeras atualizações em menor escala que deixam os consumidores cada vez mais exigentes, seletivos e dispostos a compartilhar suas boas ou más impressões de um produto.

Toda essa dinâmica está inserida no contexto da transformação digital, e tende a ganhar ainda mais intensidade, já que as inovações em TI costumam seguir uma progressão geométrica. Isso significa que o tempo entre duas grandes inovações é cada vez menor, e o impacto gerado por elas é cada vez maior.

Podemos dizer, com segurança, que se uma empresa não estiver disposta a investir na inovação em TI, ela certamente terá de lidar com as consequências da mudança trazida por um competidor – o qual, graças à internet, pode estar em qualquer lugar do mundo.

Em outras palavras, as inovações em TI não só preparam organizações para conduzir as mudanças, como permitem antecipar e dirigir adequadamente o seu desenlace.

Isto se deve às possibilidades do Business Intelligence, que permite capturar dados em grande escala e transformá-los em insights sobre qual cenário a empresa vai enfrentar, e como pode extrair dele os melhores resultados à disposição.


👉 Leia também: O que é BI em TI: benefícios, aplicações e requisitos profissionais


Benefícios da inovação em TI

Acima de tudo, implementar a inovação em TI deve ser uma etapa num quadro mais extenso, ligado à cultura de inovação. Não adianta investir em ferramentas de última linha se a equipe rejeitar sua utilização e insistir em seguir velhos hábitos, certo?

Ou seja, uma cultura de inovação, alinhada à TI, permite que os benefícios se espalhem pelas mais diversas áreas – da estratégia à operação. Hoje em dia é possível inovar até mesmo nos setores mais tradicionais, como RH, jurídico e financeiro.

Enfim, tudo isso vai resultar em três benefícios claros:

  1. Maior satisfação do mercado, com a entrega de produtos que invadem a atenção do público e canais de atendimento acolhedores que fazem eles se sentirem parte da empresa.
  2. Ganho de lucratividade ao encontrar maneiras de produzir mais rápido a partir da automação, reduzir o número de defeitos no processo, cortar gastos e assim por diante.
  3. Ganho de escala, já que diversas ferramentas criadas pela inovação em TI podem multiplicar sua capacidade sem exigir um aumento proporcional no valor investido. A empresa ganha liberdade para crescer, evitando que problemas logísticos ou estruturais ponham um freio na criatividade dos seus colaboradores.

E-book grátis: Transformação Digital no Varejo

Tendências da inovação em TI

Agora que você conhece seus benefícios, confira algumas ferramentas práticas para levar a inovação em TI à sua organização!

Internet das Coisas (IoT)

Com um potencial gigantesco e ainda inexplorado, a Internet das Coisas pode redefinir o que entendemos por conexão.

De computadores vestíveis, como relógios e óculos, até geladeiras que fazem compras praticamente sozinhas, o mercado dos aparelhos inteligentes ainda está em seus primeiros passos, certamente trará algumas das maiores inovações em TI dos próximos anos.


👉 Saiba mais: Impactos e aplicações da Internet das Coisas (IoT) nas empresas


Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Juntas, a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada estão quebrando os limites entre o real e o digital. Enquanto os óculos de VR nos levam para dentro de filmes, jogos e outros ambientes simulados, os programas de Realidade Aumentada fazem esses universos tecnológicos aparecem mesclados ao mundo físico.

Além disso, as aplicações das duas tecnologias são quase intermináveis: simular a casa dos seus sonhos ou a viagem das próximas férias para dar uma conferida no destino, ver como um móvel ficaria na sua sala, criar jogos que ajudam na manutenção da saúde e da boa forma…

Seria impossível falar sobre inovação em TI sem discutir essas Realidades completamente baseadas em tecnologias e informações, que por atravessar os limites entre o concreto e o virtual estão ajudando a redefinir o próprio conceito discutido nesse artigo.


👉 Saiba mais: Realidade aumentada: tudo o que você precisa saber aqui!


Avatares digitais

As empresas do mundo inteiro sempre sonharam em assumir uma personalidade humana frente a seus clientes, passando a interagir em níveis de intimidade cada vez mais profundos.

Com os avatares digitais, como a Lu da Magalu, a Bia do Bradesco, o Baianinho das Casas Bahia e a Sam da Samsung, grandes organizações deram mais um passo nessa direção. Graças a essa inovação em TI, algumas empresas estão promovendo uma forma de relacionamento inédita com os seus consumidores.

Mais do que mascotes que dão rosto à companhia, os avatares digitais utilizam ferramentas avançadas para entender e interagir com seu público. Muitos deles tem perfis próprios em redes sociais, jogam online e já são considerados verdadeiros amigos por alguns milhões de pessoas.


👉 Saiba mais: Como usar a TI para melhorar a experiência do cliente?


Multicloud

Algumas empresas estão levando a computação na nuvem para o próximo nível, utilizando estruturas com diversos pontos e formas de armazenamento para atender suas demandas.

A Multicloud envolve benefícios como:

  • Redução no tempo de acesso, com nuvens hospedadas mais perto de filiais;
  • Menos falhas, pois os dados estarão em mais de uma fonte; e
  • Flexibilidade, encontrando o armazenamento na nuvem perfeito para cada necessidade.

Se tudo isso parece avançado demais, você também pode começar pelo armazenamento na nuvem tradicional. Essa é uma inovação em TI que já revolucionou a forma como diversas organizações lidam com seus dados, processos e gerenciamentos.


👉 Saiba mais: Cloud Computing: descubra o que é e se sua empresa precisa dele


Data Mining

Por falar em dados, precisamos nos aprofundar nesse assunto que está pautando as principais discussões sobre inovação em TI. As empresas modernas caminham para uma gestão mais e mais voltada aos dados, que permitem decisões objetivas, racionais e seguras.

Nesse sentido, o Data Mining é a primeira parte desse processo. Ou seja, ele inclui o uso da tecnologia para capturar, armazenar e analisar dados buscando padrões – no comportamento do consumidor, nos movimentos das concorrentes, ou no preço de insumos, por exemplo.

Além disso, utilizar essa estratégia pode ser um grande passo para implementar uma gestão inovadora na empresa, visando sempre a tomada de decisões orientada a dados.


👉 Saiba mais: Mineração de dados: o que é e como funciona o data mining


Conclusão

Como você viu, a inovação em TI é um campo sólido que não pode ser ignorado pelas empresas, independente do seu tamanho. Com o passar do tempo, as ferramentas estão se tornando acessíveis e mais profissionais entendem a importância de dominar sua utilização, promovendo uma capilarização desse setor.

Então, uma vantagem da inovação em TI é o seu potencial multiplicador. Cada ferramenta pode interagir com as outras para formar algo novo e ainda mais forte. Ou seja, quanto mais cedo o seu negócio entrar no jogo, mais perto ele estará da experiência necessária para dominar esse processo!

 

Este artigo foi escrito pela AEVO, a maior plataforma de Gestão de Inovação da América Latina.