Infraestrutura de TI para PMEs: Por que é tão importante organizá-la?

A gente não precisa nem falar sobre a importância da TI para PMEs. Como empreendedor, pode ter certeza: A tecnologia vai ser a sua melhor amiga para sempre.
Imagine o cenário: A sua empresa, que até então era pequena e gerenciada em cada detalhe por você começa a crescer.

Nesse momento você se dá conta de que precisa cuidar de um milhão de coisas que nem haviam passado pela sua cabeça.  

Inclusive, do que agora é a sua infraestrutura de TI. Mas, que até pouco tempo atrás não passava de meia dúzia de computadores.

Calma, respira! Eu sei que é muita coisa para assimilar. Justamente por isso que vamos falar sobre Infraestrutura de TI para PMEs, assim você vai poder organizar a sua. Continue lendo!

Antes de tudo, o que é infraestrutura de TI?

De forma bem objetiva, a Infraestrutura de TI diz respeito a todos os recursos de tecnologia que você utiliza na sua empresa e tornam possível o seu trabalho.Sejam tangíveis (hardwares) ou intangíveis (softwares), todos eles fazem da Infraestrutura de TI para PMEs.Se você quiser saber mais sobre esse termo, nós já escrevemos tudo em um outro artigo aqui do blog. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Mas por que eu preciso organizar a minha infraestrutura de TI?

Olha, você já não é mais uma microempresa e nem está no começando a empreender. Portanto, agora é a hora de se profissionalizar, para o seu negócio amadurecer.Se profissionalizar exige a definição de processos. A definição de processos na área de tecnologia exige a organização da infraestrutura de TI para PMEs.Esse setor tem uma infinidade de recursos diferentes que precisam ser registrados: Servidores, nuvem, redes, computadores, periféricos… e a lista continua.Agora, imagine o caos que a sua empresa pode transformar se você não tiver tudo isso documentado? E ainda mais, se você não tiver definidos os processos para a utilização de cada um desses recursos. Tenho certeza que você não quer esperar para ver os problemas que vão surgir no seu negócio, pela falta de organização na sua infraestrutura.

O que engloba a organização da infraestrutura de TI para PMEs?

Na correria da rotina das pequenas e médias elas costumam priorizar mais a operação de suas atividades diárias, do que a organização de processos.O que no começo é compreensível, com o tempo se torna insustentável. Parar um momento para organizar, planejar e documentar a sua área de tecnologia fará toda a diferença. Inclusive, facilitará os processos do negócio como um todo.Mas vamos direto ao ponto! Quando falamos da organização de infraestrutura de TI para PMEs, nos referimos a ações como:

  • Organizar o inventário de TI;
  • Documentação de servidores, redes e banco de dados;
  • Definição da metodologia de trabalho para a área de TI;
  • Avaliação da produtividade e desempenho dos hardwares e softwares;
  • Treinamento de colaboradores sobre a utilização adequada dos recursos de TI;
  • Definição dos responsáveis por cada função dentro da área de TI;
  • Organização dos processos da área de TI;
  • Organização do processo de solicitação de suporte.

Em suma, essas ações são necessárias para colocar as coisas no seu devido lugar na sua área de tecnologia.Acredite, a ocorrência de problemas de TI diminuirá significativamente após toda essa estruturação.

Quem poder organizar a infraestrutura de TI para PMEs

Antes de mais nada, já vamos avisando, essa é uma tarefa realmente complicada. Para que você tenha uma ideia, duas em cada três PMEs têm dificuldade para gerenciar a complexidade da Infraestrutura de TI.Foi o que revelou uma pesquisa produzida pelaKaspersky Lab.Além disso, o mesmo estudo indicou que em 14% das PMEs o gerenciamento da infraestrutura de TI não era feito por especialistas. Olha o erro aí!Quando uma empresa não utiliza os serviços de um especialista para essa função ela está colocando tudo o que tem em risco.Equipamentos, dados, processos, histórico e, principalmente, o seu futuro e as chances de crescimento que ela possui.Então, ficou claro, né? A organização da infraestrutura de TI para PMEs deve ser feita por profissionais que sejam peritos no assunto.Nesse caso, você tem a alternativa de contratar um técnico para sua empresa ou também pela terceirização de TI.Contudo, como uma PME, o mais recomendado é optar por terceirizar esse serviço. Desta maneira, você já previne possíveis problemas com ociosidade de profissionais e insatisfação com a contração.Essa também é uma alternativa financeiramente mais atrativa, por conta da sua flexibilidade.

Quais problemas a falta de organização da infraestrutura de TI para PMEs pode gerar?

Primeiramente, o pior dos problemas são os gastos desnecessários com recursos que estão sendo mal empregados ou são dispensáveis.Outro ponto é que sem um inventário de TI a sua empresa não terá noção dos recursos disponíveis. A falta do inventário pode, até mesmo gerar a perda eventual de hardwares e softwares.A desorganização da infraestrutura de TI para PMEs impacta também na aquisição de novos recursos e manutenção de equipamentos.Afinal, sem conhecer o que você possui você não saberá o que precisa adquirir, substituir ou reparar e nem quando deve fazer isso. Pensando em questões mais avançadas, a ausência de registros da sua infraestrutura de tecnologia, pode gerar problemas no momento de declarar os bens patrimoniais que a empresa possui, em um processo de auditoria.Em síntese, a falta de conhecimento sobre a infraestrutura de TI do seu negócio pode levá-lo a tomar decisões equivocadas.Consequentemente gerando prejuízo financeiro, afetando sua produtividade e impactando no seu crescimento.

Organizar a infraestrutura de TI para PMEs é caro?

A nossa equipe pode ajudar você a descobrir a resposta para essa questão.A NetSupport é uma empresa especializada em serviços de suporte de TI, incluindo a estruturação da infraestrutura de TI para PMEs.Nossa comunidade conta com mais de 13 mil profissionais especializados em tecnologia. Eles são a melhor alternativa para avaliar a atual situação da sua área de TI.Entre em contato conosco, sem nenhum compromisso, para obter mais informações.