O que é DevOps e como ele ajuda a otimizar a área de TI

O que é DevOps e como ele ajuda a otimizar a área de TI

Devops

Você já ouviu falar em DevOps? Este conceito se refere a uma tática de estruturação dos processos de produção das empresas atuais.

Assim como outras técnicas que são muito visadas hoje devido à tecnologia, empresários buscam entender melhor e aplicar esse conceito na busca por melhorias em processos internos.

Destes processos, podemos citar alguns dos principais, como a velocidade e qualidade na entrega de valor, uso extensivo de automação para testes e também redução do tempo de espera na identificação de falhas.

Ao aprender o que é DevOps, o gestor tem como meta, sem dúvidas, melhorar a integração entre desenvolvedores de softwares e a equipe de Infraestrutura. 

Em uma equipe de TI tradicional, a comunicação ainda é uma questão delicada a ser trabalhada.

Isso porque os desenvolvedores são cobrados exaustivamente a entregar valor na forma de funcionalidades em aplicações, enquanto a Infraestrutura é cobrada por manter a estabilidade do ambiente. 

Os dois lados são pressionados pelos mesmos objetivos, mas acabam indo para direções contrárias. Isso acontece devido à falta de interação entre os setores, o que o DevOps busca contornar.

Todas as medidas propostas pelo DevOps dentro de uma organização são voltadas para permitir o retorno aos clientes o mais rápido possível. 

No texto de hoje, você saberá o que é DevOps e que medidas são essas, além de ver dicas de como aplicar essa ideia à sua gestão. Continue lendo!

O que é DevOps?

DevOps nada mais é do que uma metodologia de desenvolvimento ágil que se utiliza de ferramentas, práticas e, principalmente, da comunicação para promover uma integração mais profunda entre desenvolvedores de softwares e profissionais responsáveis pela infraestrutura de TI.

Essa parceria é o que possibilita simplificar os processos, aumentando a qualidade e reduzindo o tempo das entregas. 

É seguindo essa lógica que as empresas se tornam mais competitivas e conseguem conquistar mais clientes.

Falando assim, o conceito parece simples e óbvio, mas, na prática, essa integração é mais complicada do que na teoria. 

É preciso que as equipes passem por toda uma reestruturação e mudança de mentalidade para que possa de fato dar certo.

Nos modelos de gestão de equipes de TI consideradas “tradicionais”, é comum que diferentes times se considerem independentes e haja pouca comunicação. E, quando há, esta é burocrática e conflituosa no que diz respeito aos problemas do setor.

Hoje, percebe-se uma necessidade de mudar esse cenário, que já não atende suficientemente à demanda dos consumidores.

É necessário criar um senso comum de que o resultado final depende do empenho de todos de forma conjunta. 

É nesse aspecto que o DevOps age, buscando estimular a cooperação entre os funcionários durante todo o ciclo do projeto.

O DevOps atua através de quatro eixos que vamos ver a seguir.

Cultura da empresa

Esse conceito torna as equipes mais amistosas e colaborativas e também deixa o próprio ambiente de trabalho mais saudável ao passo que todos estarão trabalhando em vista de um objetivo comum e com atribuições capazes de encorajar e empoderar as atividades de cada um.

Automação

Há pouco tempo, os profissionais de TI tinham uma natureza de trabalho que os fazia perder muito tempo com questões burocráticas para realizar determinado serviço. 

Um importante aspecto que precisa ser reforçado logo que se busca saber o que é DevOps é que a confiabilidade é base desse modelo de trabalho e isso acontece porque os profissionais passam a ter mais controle de monitoramento do seu trabalho.

Avaliação

Através do DevOps, também é possível identificar erros por meio dos resultados das aplicações e fazer melhorias de maneira rápida. 

O DevOps permite analisar toda a estrutura de um processo e ainda fazer medições e testes dos mais variados tipos.

Compartilhamento

A boa comunicação é a principal característica desse conceito dentro das empresas. 

A integração entre equipes permite a troca de feedback e consequente melhoria do trabalho através do compartilhamento de informações e aprendizados.

Ou seja, até aqui, com o que já sabemos sobre o que é DevOps, podemos notar que essa ideia possibilita que as equipes fiquem inclusive mais motivadas e tenham uma visão mais ampla do negócio, além de compreenderem melhor suas operações. 

Outras áreas, como Segurança e Controle de Qualidade, também costumam se inserir nesse processo de aperfeiçoamento comunicacional.

Como aplicar o DevOps em sua empresa?

Agora que já explicamos o que é DevOps, você deve estar se perguntando como colocar em prática um conceito que na teoria é usual, mas que na prática envolve muito mais mão de obra, certo?

É importante ter em mente que isso é um processo, ou seja, uma única medida não significa que tudo já vai se integrar perfeitamente dentro das suas equipes. 

Isso porque estamos falando de pessoas e todas as mudanças exigem adaptações por parte dessas pessoas.

Essas adaptações tomam forma através de uma série de medidas que mudam o contexto da empresa e favorecem essa evolução de pensamento.

Veja, a seguir, quais as metodologias que você pode usar para começar a perceber as vantagens do conceito DevOps!

1) Delegando e dando autonomia

Muitos gestores podem ainda ter uma falsa ideia de que todo o poder deve estar concentrado na figura do líder da equipe e que os demais colaboradores devem responder a ele.

Mas saiba que uma boa prática para implementar a cultura do DevOps é delegar mais e dar autonomia e responsabilidade às equipes. 

Isso quer dizer que essas equipes devem ter capacidade para desenvolver e operar processos do início ao fim, sem a dependência de outras.

Esse tipo de perspectiva deixa os funcionários mais motivados e propensos a dar seu melhor, além de evitar atrasos e confusões.

2) Capacitando seus colaboradores

O item anterior só pode ser realizado, obviamente, se você tiver profissionais capacitados o suficiente e com autonomia para desenvolver projetos sem causar prejuízos.

Por isso, não tente decidir implementar uma cultura sozinho. Converse com os colaboradores, invista no conhecimento deles sobre os pilares do conceito de DevOps e faça com que entendam aonde você quer chegar.

Assim eles trabalharão em conjunto com suas perspectivas e o resultado será muito mais satisfatório, pois eles saberão os princípios que deverão seguir.

3) Tendo equipes que trabalham pelo mesmo objetivo

Outra conduta que vai totalmente contra a ideia do DevOps é o gestor manter métricas e metas dentro de sua sala.

Exigir demais dos colaboradores é muito complicado quando nem mesmo eles sabem o motivo de tanta cobrança. 

É muito mais saudável tornar esses dados públicos dentro da empresa e incentivar para que melhorá-los seja o objetivo de todos que ali trabalham.

Nesse sentido, trabalhar para que todos foquem a qualidade do serviço e, principalmente, a satisfação do cliente, é o caminho primordial para se adaptar ao modelo DevOps.

Este foi nosso conteúdo para ajudar você a entender o que é DevOps! Se você gostou desse tema, confira também tudo o que você precisa saber sobre infraestrutura de TI em PMEs.

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