Conheça a influência da TI na infraestrutura de um site seguro

Hoje em dia, quando falamos em internet e TI, não tem como negar: tudo está conectado. Especialmente quando falamos em infraestrutura de um site seguro.
Existem diferentes tipos de site disponíveis para atender a necessidades de empreendedores. E, em todos os casos, eles precisam oferecer segurança tanto para a empresa quanto para os consumidores.

Todos os dias, milhares de informações trafegam por redes públicas e privadas, durante todo o tempo e em todo mundo. Com isso, a segurança da informação se torna cada vez mais necessária, já que possui o objetivo de proteger a privacidade de dados da empresa, dos funcionários e dos clientes.

Quando o assunto é criação de sites, é comum que se fale de web designer. No entanto, a tecnologia da informação também tem um peso muito grande quando se diz respeito à segurança de um site.

Além de utilizar uma hospedagem segura, também existem outras questões que envolvem a TI e a segurança de informações em um site. Como todo cuidado é pouco quando se trata de proteção de dados, é extremamente importante investir no máximo de soluções possíveis para que um site seja realmente confiável.

Pensando nisso, criamos nesse artigo algumas dicas sobre TI na infraestrutura de um site seguro. Confira e saiba como proteger seu site e evitar possíveis situações de risco!

inline

Como saber se o seu site é seguro

Está com dúvidas se o seu site é realmente seguro? Então está na hora de fazer algumas avaliações.Em primeiro lugar: você tem uma equipe de TI? Se sim, o ideal é que você conte com o apoio de seus funcionários para fazer uma boa verificação.Além disso, existem diversas formas de oferecer segurança de dados em sites. Os conhecidos certificados SSL (Secure Socket Layer) se tornaram uma das opções mais procuradas para se garantir isso, por exemplo.Isso acontece graças à criação de canais criptografados entre um servidor web e um navegador, que fazem a transmissão de dados de forma segura. Vale dizer que existe um tipo de SSL para cada objetivo:

  • Validação de empresas;
  • Validação de domínio;
  • Sites que usam diversos subdomínios;
  • Dentre outros tipos de SSL.

Infelizmente, o Brasil é um dos países líderes em golpes virtuais e hackers. Por esse motivo, é muito importante investir em todas as ações possíveis para proporcionar um site seguro e não ter que ver o seu negócio sendo prejudicado por criminosos.Por fim, vale deixar claro que os certificados de segurança são disponibilizados por organizações confiáveis. Normalmente, eles podem ser identificados em um site através do “cadeado” que aparece na frente da URL.

Dicas importantes para ter um site seguro

Veja a seguir algumas dicas sobre como validar um site seguro para sua empresa e para os seus consumidores:

Verificação do HTTPS

É muito importante que uma configuração de conexão segura seja feita. Você pode verificar se ela se encontra no site ao observar a barra de endereço do navegador. Caso exista, normalmente o endereço será HTTPS e não HTTP.Quando um site está hospedado em uma conexão segura, as chances dele ser confiável são grandes. Isso porque conexões em HTTPS realizam a criptografia de informações que trafegam entre o dispositivo e o computador. Com isso, camadas são criadas, dificultando possíveis ataques de criminosos.  

Fazer a limitação de upload de arquivos

Se houver brechas, criminosos podem fazer upload de arquivos em sites. Isso pode provocar a transferência de diversos tipos de vírus, que podem danificar, apagar e até mesmo alterar informações confidenciaisAo chegar na rede, o vírus ou malware poderá ser baixado por outras pessoas que possuem acesso ao portal, infectando máquinas até que o problema seja solucionado. Quando você define uma limitação de upload no site, uma barreira de proteção é formada, evitando ataques de hackers

Proteção da rede

É essencial que a rede como um todo seja protegida. Por isso, alguns especialistas recomendam a utilização de um sistema de prevenção de intrusos, que consegue identificar e bloquear ameaças à rede.Isso significa que, caso um vírus ou malware seja detectado, todo o sistema irá parar de funcionar. Ou seja, até mesmo os funcionários que queiram acessar parte da rede poderão ter suas contas bloqueadas.O monitoramento de rede não está diretamente ligado à infraestrutura de um site seguro. Porém, ataques poderão ser evitados se sua rede estiver protegida.

Desativar o preenchimento automático de formulários

Por mais que essa seja uma opção muito prática para os usuários, precisamos dizer que ela também pode ser uma facilidade para invasores.Uma vez que as informações são armazenadas em algum local do sistema, se um site ou uma rede forem invadidos, os invasores poderão roubá-las. Portanto, se possível, desative a opção de preenchimento automático de formulários de seu site.inline

Como ter certeza de que o site está protegido e seguro de ataques?

Infelizmente, por mais que um site tenha uma excelente infraestrutura e cuidados de segurança vindos da equipe de TI, os riscos de possíveis invasões ainda existem. Por isso, o ideal é sempre manter as medidas de segurança atualizadas e buscar por soluções para o seu site. Converse com sua equipe de TI para que vocês possam chegar a um acordo sobre quais medidas podem ser mais eficazes para proteger o seu site e as informações de sua empresa. Vale ressaltar que os clientes estão cada vez mais acessando sites e realizando compras em lojas virtuais. No entanto, eles também estão preocupados em acessar sites que realmente sejam seguros. Gostou do artigo? Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado você a entender melhor como TI e infraestrutura de um site seguro estão relacionados e como oferecer uma opção confiável para seus consumidores. Não deixe de conferir mais 9 dicas de cibersegurança para manter sua empresa protegida!

 

Guestpost: UpSites

inline