Filosofia Lean: descubra como ela tem sido aplicada em TI

Filosofia Lean: descubra como ela tem sido aplicada em TI

Filsofia Lean

A Filosofia Lean é mais um dos conceitos que, devido à alta competitividade do setor industrial, chega para oferecer estratégias que melhorem o desempenho das empresas e garantam a elas o destaque que uma marca precisa.

As transformações que recentemente ocorrem no cenário corporativo estão tornando necessário investir constantemente na capacitação dos profissionais e isso também vale para a área de Tecnologia da Informação, que está sempre passando por aprimoramentos.  

O setor de TI é um dos que mais conseguem se adaptar a essas mudanças, identificando oportunidades de melhoria e ajustando essas ferramentas ao dia a dia das empresas.

Nesse contexto, podemos compreender a Filosofia Lean em TI como uma alternativa interessante e muito útil para as empresas, principalmente na área de gestão de produtos.

Mas o que significa, afinal, essa filosofia? Qual é o seu propósito?

Isso é o que você vai entender neste artigo. Acompanhe!

O que é a Filosofia Lean?

A Filosofia Lean é uma metodologia que emprega os princípios da Filosofia Lean Manufacturing, fundamentada no Sistema Toyota de Produção.

O objetivo desse modelo é resolver problemas eliminando desperdícios enquanto amplia a eficiência e reduz custos. 

Todo esse processo visa criar valor para os clientes.

Trata-se, então, de uma quebra de paradigma que busca olhar para as diferentes áreas de uma empresa como um todo alinhado aos mesmos objetivos e estratégias. 

O intuito ao fim desse processo é conquistar o amadurecimento cultural da empresa

Apesar de ser muito conhecida como Lean Manufacturing, pelo fato de ser orientada à eficiência dos processos, essa filosofia pode ser aplicada em diversas áreas da empresa, pois é capaz de ser adaptada de acordo com a realidade e as necessidades de cada setor. 

Dentro dos setores em que é possível ser aplicada, há as abordagens de Lean Services (prestação de serviços), Lean Product (criação de produtos), Lean Office (atividades administrativas) e Lean IT ou Lean TI (aplicado à Tecnologia da Informação), que são as mais recorrentes nas empresas.

No setor de TI, essa filosofia oferece diversas vantagens para a otimização e a gestão dos processos da área, além da gestão das pessoas. 

A seguir, vamos entender melhor como isso acontece. 

Os princípios da Filosofia Lean em TI

A Filosofia Lean em TI, ou simplesmente Lean TI, tem seus pilares em cinco princípios.  

Vejamos, a seguir, quais são eles.

Valor

O principal aqui é definir o que é de fato valor para o cliente, seja ele externo ou interno. 

É importante entender que essa definição deve se dar considerando o ponto de vista do cliente, colocando-se no lugar dele, e não pensando no que a empresa considera como valor para ele.

Fluxo de valor

Aqui interessa reconhecer, dentro da organização da equipe de TI, todas as atividades e os processos capazes de entregar o dito valor para o cliente e distinguir essa tarefa dos demais procedimentos. 

O objetivo é realizar uma separação das atividades que não agregam valor, mas que ainda assim são importantes, daqueles processos que não acrescentam valor e muito menos têm importância.

Fluxo contínuo

O fluxo contínuo basicamente se trata da garantia da fluidez das atividades e dos processos restantes de forma contínua, sem interrupções e atrasos.

Demanda puxada

Em síntese, trata-se de uma inversão do fluxo produtivo tradicional, ou seja, os serviços serão executados apenas quando houver uma demanda verdadeiramente identificada no mercado, e não com base em suposições que podem resultar em possíveis erros.

Perfeição

A busca pela perfeição na verdade se baseia em um espírito de melhoria contínua.

Ou seja, a busca sempre motivada de todos os colaboradores da organização por problemas que possam ser solucionados imediatamente e com eficiência, evitando passá-los adiante ou adiá-los.

É a procura pela aprimoração constante de pessoas, processos e produtos, com o propósito de melhorar cada vez mais a experiência do cliente.

Quais são os benefícios da Lean IT para a empresa?

Agregar os cinco princípios mencionados acima parece um pouco demais? Sem dúvida, a Filosofia Lean exige uma responsabilidade por parte de toda a empresa e de seus colaboradores.

Mas tenha certeza de que esse esforço não será em vão. 

Veja, a seguir, os principais benefícios envolvidos na adoção dessa metodologia para o seu negócio.

Eficiência nos processos

As empresas estão sempre muito cheias de serviços a cumprir e essa multiplicidade dentro de uma corporação infelizmente muitas vezes causa problemas nos processos internos. 

A Filosofia Lean TI consegue ser útil ao passo que elimina esses excessos nas etapas de produção.

Para evitar procedimentos não estratégicos, uma das normas desse método é elaborar processos com uma visão de longo prazo.  

Assim, a empresa torna-se capaz de preservar a gestão das suas necessidades, evitando gastos desnecessários. 

Além disso, ao optar pela técnica Lean TI, um único sistema pode ser implementado e integrar, com eficiência, todas as exigências da empresa, contribuindo com a melhoria contínua da infraestrutura dos processos de TI.

Aumento da produtividade

Elevar a produtividade juntamente com a qualidade dos serviços e produtos é um dos resultados da Filosofia Lean. 

É por esse motivo que as soluções de tecnologia devem ser empregadas de acordo com as demandas

Dessa forma, as necessidades poderão ser atendidas com qualidade e, em caso de falhas, será mais fácil encontrar uma saída mais ágil.

Os colaboradores também ficam mais confiantes com um sistema de TI de alta qualidade e passam a cumprir melhor seus prazos, estimulando o ciclo de produção.

Redução de custos

Os processos a que nos referimos anteriormente, de minimizar procedimentos e sistemas, consequentemente leva também a uma redução de custos. 

Isso, sem dúvida, é ótimo para as empresas, que acabam por aumentar seus lucros. 

Assim, podemos dizer que a Lean TI promove uma revisão de toda a cadeia de produção com foco em localizar e eliminar desperdícios.

Foco na experiência do cliente

A satisfação e experiência positiva do cliente é o foco do negócio, sempre.

Para realizar isso de forma bem feita, primeiramente você deve identificar o que está faltando para levar uma boa experiência ao consumidor. 

Em seguida, deve implementar as estratégias que eliminarão esses problemas. 

A aplicação da Filosofia Lean no setor de TI da sua empresa, assim, tem todo o potencial para elevar a experiência do seu cliente e deixar, com certeza, um saldo positivo para sua reputação.

Gostou de conhecer a Filosofia Lean? Não deixe de saber mais sobre como aprimorar seu setor de TI lendo também sobre segurança da informação.

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *