Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Ferramentas de TI para técnicos: conheça as melhores!

Ferramentas de TI para técnicos: conheça as melhores!

Um suporte técnico que se destaca no mercado hoje é aquele que consegue ser ágil e realizar, ao mesmo tempo, um excelente trabalho. Consequentemente, é preciso contar com a ajuda das melhores ferramentas de TI, essenciais para alcançar esse nível de serviço.

Se você está buscando dicas de como montar um kit eficiente para realizar o seu trabalho, neste artigo preparamos uma lista completa com todas as ferramentas que você precisa, incluindo os materiais de uso manual e os softwares que dão aquela ajudinha.

Acompanhe!

Ferramentas de TI manuais

As ferramentas para técnicos de informática são muito importantes. As manuais, principalmente, precisam ser de boa qualidade. Portanto, pense a longo prazo e escolha aquelas que, além de cumprirem com os padrões que você almeja, também vão durar por mais tempo.

Confira a lista:

Chaves de fenda

As chaves de fenda são uma das ferramentas de TI mais usuais para manutenção de computadores, visto que são equipamentos repletos de parafusos. Com elas, é possível abrir a máquina para realizar os reparos.

As chaves com a ponta cruzada, chamadas de Phillips, são utilizadas em parafusos que apresentam essa mesma característica. Elas são muito comuns não só em computadores, mas em smartphones também.

As chaves de fenda podem ainda possuir características especiais que facilitam o trabalho e garantem a segurança do processo

Elas podem ter a ponta imantada, para evitar que os parafusos caiam no chão e se percam durante a manutenção, ou ainda ser isoladas, impedindo que correntes elétricas acidentalmente atinjam o técnico de informática.

Alicates

Os alicates também são essenciais e podem ser encontrados em diversas formas e estilos. Sua função é de complementar o uso das chaves de fenda, visto que o uso delas em determinadas situações pode danificar parafusos durante o serviço.

Com eles, o técnico tem um melhor manuseio, podendo pressionar objetos, pinçar parafusos e cortar fios sem nenhuma dificuldade. 

Detector de voltagem

Os reparos de suporte técnico podem causar choques elétricos bem sérios. Por essa razão, é preciso ter certeza de que a energia foi desativada antes de começar a mexer em fios.

Para isso, existe o detector de voltagem, uma ferramenta utilizada em cabos e soquetes justamente para prevenir qualquer acidente.

Pulseira antiestática

A pulseira antiestática serve para descarregar a carga elétrica que normalmente se acumula no nosso corpo. 

É importante utilizá-la antes de manipular peças como placas-mãe, processadores e pentes de memória RAM, por exemplo, evitando que essa carga corporal queime ou danifique o equipamento. 

Câmera vermelha

A câmera térmica é uma ferramenta que captura a luz infravermelha e a torna visível ao olho humano, permitindo que o técnico veja o calor gerado por objetos, como uma espécie de visão noturna.

Porém, sua principal usabilidade é a de identificar painéis defeituosos ou peças com superaquecimento em computadores.

Fita elétrica líquida

A fita elétrica líquida é uma ferramenta muito útil. De fácil aplicação se comparada à fita isolante tradicional, ela garante uma segurança maior e também um acabamento estético mais profissional às instalações elétricas das máquinas manuseadas pelo suporte técnico.

O líquido pode ser aplicado com pincel ou por imersão, moldando-se às superfícies. Assim, a fita isola e impermeabiliza os componentes elétricos do reparo.

Materiais de TI para técnicos

Softwares para suporte de TI

Além das ferramentas para técnicos de informática que ajudam no trabalho mais manual, existem ainda as soluções digitais que facilitam o atendimento ao cliente e tornam os reparos mais assertivos. Veja quais são:

Disco de reparação

Para o técnico que precisa dar uma geral em um computador, existem ferramentas muito funcionais como o Hiren’s Boot CD

Ele oferece um conjunto bem completo de ferramentas que permitem testar a memória da máquina, restaurar o sistema operacional, fazer o backup de arquivos, recuperar arquivos ou partições deletadas e remover vírus, para citar algumas de suas funções.

Automação da instalação de programas

Instalar vários programas em um computador é uma tarefa que pode ser demorada. Porém, contando com uma ferramenta como o programa Ninite, você pode selecionar os programas que deseja instalar e adiantar outra coisa enquanto isso. 

A ferramenta instala a versão mais recente da sua seleção, sem aqueles adicionais indesejados. 

Automação de instalação de drivers de hardware

Outra das ferramentas de TI que permitem economizar tempo e trabalho é o DriverPack Solution. Com ele, você não precisa ter todo o trabalho de baixar e instalar os drivers de hardware dos computadores. 

O programa conta com um banco de dados extenso com milhares de drivers, verificando o computador e detectando automaticamente os dispositivos de hardware nele, fazendo o download automático. 

Configuração de redes

Essa é uma das ferramentas de TI disponíveis gratuitamente para quem busca uma maneira mais fácil de configurar as redes Wi-Fi com qualidade. 

Esse tipo de solução, que pode ser obtida através do programa inSSIDer, permite que você descubra os melhores canais sendo usados por redes próximas. Além disso, ajuda a identificar também qual o melhor local para posicionar o roteador, indicando onde o sinal fica mais forte e onde fica mais fraco.

Plataforma de chamados

Uma das ferramentas para técnicos de informática que também facilita muito a rotina é fazer parte de uma comunidade e contar com uma plataforma de chamados como a da NetSupport

Nela, é possível receber solicitações de serviços que podem ser realizados remota ou presencialmente, sendo pago por cada trabalho realizado. 

Por ser um modelo mais flexível, é ideal para quem busca complementar a renda com mais autonomia, gerenciando os atendimentos de acordo com sua disponibilidade.

Ademais, contar com a plataforma também por si só já agiliza o processo, uma vez que todos os detalhes sobre o problema a ser resolvido já são detalhados na plataforma antes de chegarem ao técnico, que já segue para o atendimento devidamente preparado sobre o que precisa ser feito. 

Ao final, o profissional ainda recebe um feedback de seu trabalho por meio de uma avaliação do cliente, o que o mantém a qualidade de seu serviço sempre em evolução.

Essas dicas de ferramentas de TI foram úteis para você? Aprenda também a como criar um currículo ideal para a vaga dos seus sonhos. Baixe nosso modelo gratuitamente.

E-book grátis: Como ganhar dinheiro sendo freelancer de TI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.