Emprego na área de TI: quais são os tipos e como conseguir

Emprego na área de TI: quais são os tipos e como conseguir

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Você está em busca de um emprego na área de TI? Se a resposta for sim, saiba que esta é uma escolha muito inteligente e versátil.

Nos últimos anos, a carreira em TI tem se revelado promissora, com seu crescimento cada vez mais veloz, alguns tipos de profissionais são muito requisitados.

A demanda é grande, principalmente porque surgem a cada dia novos programas, estratégias e técnicas, com as quais apenas pessoas capacitadas conseguem lidar.

E é aí que está a questão: muitas vezes é difícil encontrar essa mão de obra qualificada para atuar em determinadas funções.

Portanto, este artigo é para você que busca o tão sonhado emprego na área de TI.

Vamos te mostrar quais os formatos de trabalho pelos quais você pode optar e também quais caminhos seguir para conseguir a contratação.

Acompanhe!

Profissionais de TI

Independentemente de crises ou outros problemas financeiros, a tecnologia de forma geral continua sendo impulsionada e esse mercado se mantém aquecido.

Há sempre novas habilidades em destaque nas empresas e que estas buscam encontrar nos profissionais desse ramo.

Os profissionais mais procurados no ramo de emprego na área de TI atualmente, por exemplo, são os que conseguem atuar com as seguintes atividades:

Desenvolvedores

Os desenvolvedores são responsáveis pela solução de problemas através da criação de softwares, sistemas e aplicativos, recursos que sem dúvida levam qualquer negócio ao topo.

Há também uma grande demanda no desenvolvimento de soluções mobile, ciência de dados e também em sistemas orientados por meio da Internet das Coisas (IoT).

Suporte técnico

Sabemos que quem vive de tecnologia, não vive sem suporte. O suporte é um serviço que precisa estar presente o tempo todo, e por isso se mantém em alta.

Sabemos que esse setor de TI tem como principal desafio manter todo o ambiente tecnológico das empresas em perfeito funcionamento, eliminando o máximo de riscos e resolvendo problemas com agilidade.

Administradores de banco de dados

Os administradores de bancos de dados também estão presentes entre os profissionais que mais conquistam emprego na área de TI.

Não é surpresa nenhuma que as empresas atualmente estejam alegando ter planos de contratar mais desses profissionais nos próximos meses em vista da grande quantidade de informação analisada pelas empresas ao longo de seu crescimento.

Um ponto importante a reforçar é de que sempre é essencial buscar aprimorar constantemente seus conhecimentos para quem trabalha com essa função e entender o que as empresas buscam de cada perfil profissional.

Tipos de emprego na área de TI 

Pensando não só nestas profissões, mas outros tipos de especializações que o mercado de TI dispõe, o profissional de TI pode também escolher o tipo de serviço que mais se ajusta à suas necessidades e aspirações.

As formas de trabalho com forte tendência hoje em dia são flexíveis e pensadas de forma a obter o melhor do profissional, sem sobrecarregá-lo. Basta identificar a qual modelo você se adapta melhor.

Vejamos os tipos de emprego na área de TI:

Suporte técnico remoto

O suporte técnico remoto, que também é conhecido como help desk, é um tipo de emprego na área de TI que trabalha com situações mais simples em que o profissional de TI pode realizar o atendimento remotamente, ou seja, sem precisar ir até o cliente.

Isso se dá através de um software de compartilhamento, no qual o profissional consegue acessar a máquina afetada e de fato avaliar e resolver situações simples, como por exemplo, problemas de e-mail, impressora, máquina com lentidão e afins.

O suporte remoto é considerado uma forma de solucionar problemas de maneira rápida, eficiente e sem muitos gastos. Por esse motivo, é um emprego na área de TI que tem a preferência de empresas menores e que estão começando sua atuação.

A rotina de trabalho se dá em cima de um planejamento e de avaliação, que são convertidos em métricas para melhorar o desempenho do atendimento.

Para trabalhar com suporte remoto é preciso ter o mínimo de conhecimento na área, algum curso profissionalizante ou treinamento, além de buscar constantemente por certificações que aprimorem o conhecimento.

Suporte técnico de campo

O profissional responsável por atuar em campo é muito importante. Ele é quem deve prestar todo o suporte que for necessário para usuários e clientes com problemas que não podem ser resolvidos de forma remota.

Ou seja, qualquer tipo de atendimento que precise ser realizado presencialmente é feito por um técnico de campo.

Basicamente, esse emprego na área de TI consiste em uma rotina de atendimento de chamados para suporte em relação a falhas nos sistemas e hardwares utilizados.

Ele pode, ainda, simplesmente oferecer orientações de como fazer o uso correto do software em questão. Podemos resumir as atividades desse profissional da seguinte forma:

  • Atualização dos sistemas e softwares;
  • Manutenção dos softwares e hardwares dos usuários;
  • Realização da instalação de sistemas operacionais;
  • Checagem dos sistemas (desempenho, possíveis falhas e vulnerabilidades);
  • Realização de backups de arquivos e dados pessoais importantes do usuário e funcionamento do sistema.

Esse profissional é muito importante já que, com o avanço no desenvolvimento de softwares personalizados, o atendimento precisa ser direcionado e o auxílio remoto nem sempre é suficiente.

Para conseguir esse emprego na área de TI, o ideal é ter formação nas áreas como Sistemas de Informação e Informática ou, pelo menos, Engenharia de Computação ou Redes de Computadores.

Freelancer

O trabalho freelancer ou prestação de serviços é um um tipo de emprego na área de TI consideravelmente abrangente.

Esse profissional não trabalha para uma empresa especificamente, mas atendendo a chamados isolados, sob demanda.

Atualmente, esses profissionais podem atuar com programação, suporte técnico, consultoria, desenvolvedor de sites e aplicativos de celular, entre outras formas de atuação.

O trabalho freelancer é menos burocrático, porém exige muita disciplina e compromisso para lidar com prazos e quantidade de tarefas.

Para trabalhar nesse formato, o profissional precisa ter a mesma capacitação técnica que um profissional alocado, variando para as atividades que pretender exercer, é claro.

Por exemplo, quem pretende trabalhar com suporte, pode investir em um curso técnico de informática ou desenvolvimento de sistemas.

Isso é tudo que você precisa saber para procurar um emprego na área de TI. Ficou interessado? Então que tal se tornar um Supporter e fazer parte da maior comunidade de tecnologia do Brasil?

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