5 plataformas com os melhores cursos de TI online

5 plataformas com os melhores cursos de TI online

Continuar se especializando é importante para qualquer área, incluindo TI. Para isso, a internet pode ajudar bastante, já que existem cursos de TI online, desde os mais básicos aos avançados.

Você pode escolher cursos tanto gratuitos quanto pagos que vão te ajudar a se tornar mais experiente no universo de TI. Vale lembrar que muitos deles inclusive oferecem certificados.

No entanto, é necessário tomar cuidado para não escolher qualquer curso, não é mesmo? 

Pensando nisso, nós elaboramos este artigo com 5 plataformas que recomendamos para que você comece a estudar TI de modo geral ou algum subtema referente a ele. Acompanhe a leitura!

1. Udemy

A Udemy é uma das principais plataformas de cursos online, oferecendo aulas sobre diversos temas, incluindo a área de TI.

O site é direcionado para pessoas que já trabalham, mas desejam aperfeiçoar os conhecimentos sem que isso prejudique o emprego. Então, com ele, é perfeitamente possível conciliar a educação com a carga horária do trabalho.

Existem cursos gratuitos dentro da plataforma, mas a maior parte é paga. O valor costuma ser em torno de, no máximo, 10 dólares.

Caso você queira ver os cursos de TI online da Udemy, saiba que existem várias opções, entre elas:

  • Arquitetura de redes;
  • Fundamentos de Ethical Hacking: curso prático;
  • Redes TCP/IP;
  • Zabbix: construindo um ambiente de monitoramento;
  • Microsoft Azure: aprenda do zero.

Os cursos são dados por diferentes instrutores, que são especialistas do mercado, e você ainda pode garantir a certificação em TI, o que é ótimo para o seu currículo.

Outra vantagem da Udemy é que você tem acesso vitalício aos cursos tanto pelo site quanto pelo aplicativo.

2. Alura

Ao contrário da plataforma anterior, a Alura é totalmente focada em cursos na área da tecnologia. Aliás, esse é o maior site brasileiro com cursos de tecnologia, então é ideal para quem trabalha com TI.

Existem cursos de Data Science, Design & UX, Programação, Front End, Mobile e muito mais. No total, você pode encontrar mais de 1.200 cursos e ainda fazer parte da comunidade Alura para tirar dúvidas e trocar conhecimento.

A Alura oferece acesso por um ano e os planos variam da modalidade Premium (R$900)  até a Max (R$1.440). Então, durante esse período, você pode estudar em qualquer horário do dia.

Outro destaque da plataforma é que ela lança cursos novos na área da tecnologia toda semana. Por isso, ao pagar algum plano, você tem acesso a todos os cursos lançados.

3. Brasil Mais Digital

Para quem está procurando cursos de TI online e gratuitos, a plataforma Brasil Mais Digital pode ser uma ótima opção, já que ela conta com mais de 50 cursos introdutórios referentes à Tecnologia da Informação, programação, idioma, rede, inteligência artificial e tecnologia acessível.

Uma vantagem dessa plataforma é que ela ainda divulga vagas na área de TI em todo o Brasil. Então, é possível cadastrar o seu currículo e aplicar candidaturas para vagas do seu interesse.

Os cursos têm duração média de 20 horas e, ao final deles, o aluno ganha um certificado. Ao todo, a plataforma oferece mais de 800 horas de aulas. Algumas opções de cursos de TI online são:

  • Microsoft: segurança e privacidade no computador;
  • Microsoft: noções básicas de computadores;
  • Microsoft: fundamentos da computação em nuvem;
  • Gestão de Riscos em TI;
  • Sistemas Operacionais.

A plataforma Brasil Mais Digital é coordenada pelo Movimento Brasil Digital, que tem como objetivo democratizar o acesso ao saber e impulsionar as profissões do futuro, ajudando a qualificar os profissionais.


Leia também: Gestão de riscos de TI: entenda o que é e como fazer


4. Fundação Bradesco – Escola Virtual

A Escola Virtual da Fundação Bradesco oferece cursos completos e gratuitos referentes a áreas como TI, programação, entre outros. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão. No total, existem mais de 100 cursos oferecidos na plataforma, como:

  • Administrando Bancos de Dados;
  • Aprendendo na Web;
  • Introdução a Redes de Computadores;
  • Fundamentos de Governança de TI;
  • Fundamentos de TI: Hardware e Software.

Os cursos disponibilizados na Escola Virtual devem ser concluídos no prazo de 60 dias. Outra informação importante é que, ao contrário das plataformas anteriores, a Escola Virtual segue um modelo mais dinâmico.

Isso porque, em vez de focar apenas em vídeo-aulas, a plataforma fornece testes e desafios para os alunos, além de oferecer diversos materiais didáticos.


Leia também: Segurança em banco de dados: com o que se preocupar?


5. NS Academy (NetSupport)

Por último, para quem deseja fazer cursos de TI online, não podemos deixar de citar o NS Academy. A plataforma é 100% gratuita e disponibiliza uma série de cursos sobre diferentes subtemas do universo de TI.

Caso você se inscreva no NS Academy, vai ter acesso a treinamentos criados por clientes e parceiros da NetSupport, testes de conhecimento em microinformática e TI e tutoriais para aprender a usar ferramentas  importantes no mercado.

Veja abaixo alguns exemplos de cursos:

  • Linux Ubuntu e LibreOffice;
  • Windows Server 2019;
  • Infraestrutura de Redes Windows;
  • Aprendendo Terminal Linux;
  • Virtualização com Microsoft Hyper-V.

Leia também: O que é virtualização e como ela pode beneficiar as empresas?


Diferenciais do NS Academy

Ainda não tem certeza de qual plataforma escolher? Confira alguns motivos para se cadastrar no NS Academy:

  • Do básico ao avançado: temos tanto cursos introdutórios, para quem está começando na área, quanto avançados, para quem já é especialista e quer se aprofundar.
  • Formação além da TI: a plataforma oferece diversos cursos técnicos na área de TIC, mas também muitos cursos comportamentais e sobre negócios.
  • Certificação garantida: todos os cursos incluem certificado de conclusão para quem assistir todas as aulas e, em alguns casos, for aprovado nos testes.
  • Para todos os bolsos: o cadastro na plataforma é 100% gratuito, assim como alguns cursos. Já os cursos pagos são vendidos a um preço bem mais em conta que seus concorrentes, como o Udemy, por exemplo.
  • Aprenda e ensine: sua experiência não acaba ao concluir um curso! No NS Academy, você também pode gravar aulas e compartilhar seus conhecimentos e especialidades com toda a comunidade.
  • Plataforma completa: o NS Academy foi criado em uma plataforma ideal para facilitar seus estudos, incluindo opções de perfil, histórico, mensagens, conquistas e mais.

Portanto, o NS Academy é uma ótima plataforma para quem deseja fazer cursos de TI online, receber certificados de conclusão, trocar conhecimento e, assim, conseguir se preparar melhor para o mercado de trabalho.

Gostou de conhecer as opções de cursos de TI online? Não perca tempo e comece já essa revolução na sua carreira! Cadastre-se gratuitamente no NS Academy e tenha acesso a aulas que vão enriquecer você como profissional da área de TI.