Curso técnico de TI: saiba como escolher o melhor para você

Curso técnico de TI: saiba como escolher o melhor para você

Curso_Tecnico_de_Ti

Se você está pensando em fazer um curso técnico em TI, certamente você é alguém antenado com o mercado e sabe que esse é um setor muito valorizado atualmente.

 

Tanto no Brasil quanto no mundo, não há indícios de que essa área sofrerá nenhum tipo de crise. Isso porque o consumo de tecnologia e a dependência das empresas de pessoas que saibam lidar com toda essa novidade, só cresce.

 

Ou seja, as previsões mostram que seguir esse caminho e se tornar um profissional de TI é uma carreira muito promissora!

 

Se você está no início dessa jornada e não sabe como começar, a primeira coisa que você precisa ter em mente é a importância do curso técnico de TI.

 

O curso técnico de TI é o primeiro passo para quem quer crescer com a tecnologia da informação, pois é um curso que dará as bases para o conhecimento profissional que guiará tudo que você deverá aprender futuramente, de acordo com as inovações que surgirem no mercado.

 

O incentivo é grande, assim como as opções. Portanto, muitas vezes é difícil saber qual curso técnico de TI realmente vale a pena e quais os critérios que ele deve atender para de fato proporcionar o que o estudante procura.

 

Se você está passando por esse tipo de dificuldade, trouxemos a você a solução. 

 

No artigo de hoje, você saberá em mais detalhes o que é o curso técnico de TI e qual a relevância dessa certificação, além de todas as características necessárias de um bom curso.

 

Quer fazer a escolha ideal? Continue lendo!

O que é o curso técnico em TI?

 

Um curso técnico em TI é um curso superior profissionalizante. Ou seja, ele é um curso mais voltado para a prática, para formar um profissional capacitado para atuar em determinada função.

 

O diploma é essencial para qualificar um profissional e permitir seu ingresso no mercado de trabalho, ainda que não seja aconselhável se limitar a ele, já que a área exige constante capacitação.

 

Falando de forma geral, a principal característica destes cursos é sua curta duração

 

O estudante passará em média 2 anos estudando, e outro ponto positivo é que são bem acessíveis, demandam baixo investimento, o que permite ao jovem uma formação rápida e uma entrada no mercado mais simplificada.

 

Esse tipo de curso não surgiu sem motivo. Foi resultado de uma carência de profissionais capazes de atuar imediatamente no mercado de trabalho.

 

Antes deles, os principais profissionais que atuavam em TI vinham de cursos da área das ciências exatas como matemática e física, e acabavam aprendendo muita coisa na prática.

 

A necessidade de profissionais realmente qualificados e especializados foi o que ocasionou o surgimento de uma variedade de cursos focados em áreas específicas da TI.

 

O curso técnico de TI é voltado diretamente a ensinar as noções de programação, organização de dados e segurança de rede para jovens e adultos que queiram ingressar no mercado com o conhecimento prático, sem precisar passar o mesmo período de tempo do bacharelado.

Mas como saber qual a escolha ideal?

O mais importante o escolher o curso técnico de TI que você vai cursar é conferir os principais requisitos de um bom curso.

 

Ou seja, antes de mais nada, ele deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Sem esse reconhecimento, sua faculdade não poderá ser validada e você não poderá exercer a profissão da forma devida.

 

Somente os alunos diplomados em cursos aprovados pelo MEC se tornam tecnólogos habilitados em uma das várias áreas da tecnologia da informação, ministradas por diversas faculdades do Brasil.

 

Além disso, outro fator de grande importância a ser avaliado na escolha do seu curso técnico em TI é a grade curricular

 

Um bom curso técnico de TI oferece as bases teóricas necessárias para a compreensão do conteúdo, mas foca nas disciplinas práticas que envolvam tudo que o aluno terá de realizar no mercado de trabalho.

 

Portanto, não se esqueça de se certificar que o curso técnico de TI escolhido por você seja reconhecido, tenha uma grade curricular completa e vá lhe fornecer o máximo de aproveitamento em relação ao conhecimento prático.

 

Com a diversidade de cursos disponível no mercado, o ideal é que o estudante pesquise bastante a área de atuação que quer seguir, para escolher o curso que mais se encaixe em seu perfil de interesse.

 

Da mesma forma, com a variada opção de instituições, é importante pesquisar sobre aquela que oferece o curso técnico de TI que te chame a atenção, conhecendo mais sobre seus valores, a qualidade do ensino, a opinião de quem já estudou lá, entre outros fatores.

Opções de curso técnico de TI

Mas afinal, quais os modalidades de curso técnico em TI?

 

Se você quer saber mais sobre as diferentes áreas que você pode seguir nos estudos de tecnologia da informação, veja só a nossa lista com alguns dos principais cursos técnicos da área:

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 

Esse é um curso focado no desenvolvimento de softwares e programação voltados para o uso em empresas.

 

Alguns dos aprendizados adquiridos através dele são a manutenção e desenvolvimento desses softwares, desenvolvimento de aplicações e até mesmo noções de gerenciamento e administração. 

 

O mercado de trabalho para profissionais da área envolve empresas como bancos, montadoras, empresas de telefonia, empresas de TI prestadoras de serviço, entre outras.

Tecnologia em Banco de Dados

 

O curso capacita o profissional para trabalhar com organização, manutenção e administração de banco de dados.

 

Em tempos de Big Data, o curso é muito importante e faz do profissional alguém apto a lidar com esse grande fluxo de informações dentro de uma empresa, como listas de estoque, clientes, produção, relatórios, dados de pagamentos, entre outros.

Sistemas para Internet

 

Websites, portais e rede sociais. Já imaginou o mundo sem tudo isso? Hoje em dia em dia é impossível. E isso é o que faz do curso técnico de TI de Sistemas para Internet um curso muito procurado.

 

O profissional diplomado neste curso será capaz de atuar como web designer para empresas de qualquer porte, desenvolvendo e programando páginas da web, projetando interface de sites, tratando imagens, entre outras atividades.

Segurança da Informação

 

O curso técnico de TI em Segurança da Informação é o responsável por formar um profissional capaz de garantir a constante melhoria de sistemas e sua consequente confiabilidade e integridade.

 

Como a segurança de dados é um dos tópicos mais importantes do mercado de TI e tem alta demanda de profissionais qualificados, o curso é de alta relevância para quem quer ingressar no mercado.

Técnico em Informática

 

Este é um curso da área de TI bem tradicional. Ele forma o profissional capaz de realizar a manutenção de computadores, trocando peças, fazendo a limpeza dos dispositivos e ainda a instalação e atualização de programas e redes.

 

O técnico em informática também é capaz de realizar backups e recuperar dados, tendo um vasto campo de atuação no mercado de trabalho.

 

Essas foram nossas dicas para começar sua carreira através de um curso técnico de TI. Veja também nosso texto sobre certificação ITIL e saiba como aprimorar seus conhecimentos como profissional.

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *