Cuidados com seu computador e manutenção preventiva

Cuidados com seu computador e manutenção preventiva

Cuidados com seu computador e manutenção preventiva

A manutenção preventiva é o melhor caminho para manter os equipamentos funcionando perfeitamente e também prolongar o seu tempo de vida. Além de ter este cuidado no trabalho, é muito importante manter bons hábitos com os dispositivos que possuímos em casa. Com o advento dos smartphones, tablets e TVs inteligentes, estes outros dispositivos acabam, muitas vezes, sendo colocados de escanteio. Mas, você vai entender como é possível manter o seu computador longe de problemas.

Boas Práticas para o seu Computador

Para começar, preste muita atenção no local onde você deixa a sua máquina. Desktops jamais devem ser colocados diretamente no chão. O ideal é que eles fiquem a pelo menos 20cm de altura, para que não acumulem pó, que pode danificar a máquina severamente. Já no caso dos notebooks, deve-se evitar colocá-los em cima de superfícies macias (como cobertores, por exemplo). Colocar os notebook sobre tecidos impede a ventilação, que geralmente se inicia por uma grade de aspiração na parte de baixo do equipamento. Por isso, usar o notebook diretamente na cama, sem um apoio específico, é um hábito que não deve ser cultivado.

Limpeza é outro fator essencial. Quando se está sem tempo, comer em frente ao computador pode parecer a única alternativa. No entanto, evite isso ao máximo: restos de alimentos e migalhas podem danificar a sua máquina, além de atrair formigas, que em alguns casos são seduzidas pelo calor ou campo elétrico do dispositivo.

Cuidados Com a Ventilação

A ventilação dos computadores (portáteis ou de mesa) é outro ponto muitas vezes esquecido pelos usuários. Um computador que aquece demais terá sua vida útil encurtada, por conter componentes delicados, que são muito sensíveis às altas temperaturas. Busque comprar uma CPU com um gabinete bem ventilado, além de mantê-la longe de armários fechados. A instalação deve ser feita em um ambiente com boa circulação de ar. Quanto aos notebooks, um erro recorrente por parte dos usuários é mantê-lo no colo por longos períodos, obstruindo a passagem de ar e superaquecendo o equipamento, que, em alguns casos, pode chegar a causar queimaduras graves.

Problemas Mais Recorrentes

Por incrível que pareça, o problema mais comum nos computadores ainda são as infestações de vírus, que na maioria das vezes são recebidos via e-mail. Vírus são enviados com as mais diversas finalidades: apagar seus arquivos, rastrear suas senhas e dados bancários. Um tipo não muito comum, mas bem perigoso, são os ramsonwares, que bloqueiam o acesso aos seus arquivos em troca de uma quantia em dinheiro.

Quanto aos componentes, o HD (Hard-Disk) do computador e o ventilador (tanto para CPU, quanto para Notebook) são os que mais trabalham com desgaste mecânico, logo, são os mais suscetíveis a dar problemas. O ventilador, em especial, por captar muito pó, pode ter seu desempenho comprometido por não conseguir girar e movimentar a massa de ar suficiente. A consequência é o prejuízo à CPU, que pode até ser queimada por superaquecimento.

Tempo de vida útil de uma máquina

Os fabricantes de componentes trabalham atualmente com um indicador chamado MTBF – Mean Time Betweeen Failure – em tradução livre, Quantas Horas Para Uma Falha. Esse indicador tem variado entre 40.000 e 100.000 horas de uso, dependendo do fabricante e da origem de suas peças. Segundo o Engenheiro Eletricista, Eric Lieb: “Utilizado devidamente, um computador pode apresentar problemas de Hardware (problemas físicos) a partir de cinco anos”. Outros problemas podem surgir muito antes, geralmente relacionados ao Software (programas e aplicações) instalado, que impactam na performance e na confiabilidade do equipamento da mesma forma.

Dicas Para Um Computador Livre De Problemas

  • Mantenha seu Sistema Operacional sempre atualizado;
  • Utilize um antivírus de confiança e mantenha-o em dia;
  • Não deixe que seu dispositivo sofra impactos fortes, principalmente enquanto estiver ligado;
  • Proteja-o de temperaturas extremas. Caso note que a temperatura dele está fora da faixa recomendada pelo fabricante (geralmente entre 10 e 30 graus), busque ajuda técnica;
  • Pó, temperatura, umidade e vibração são as variáveis mais nocivas para o seu computador. Jamais o deixe sob estas condições;
  • Faça uma manutenção preventiva anual com um técnico de confiança.

Continue conectado em nosso blog, teremos conteúdos novos toda semana. Você também pode enviar suas dúvidas e sugestões de tema para o e-mail flavia@netsupport.com.br

ns_cta_ebooks_tiparaempresas

Compartilhe no:

Comentários 11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *