Computador travando? Veja essas dicas de profissionais de TI

Um dos problemas que mais tira a paciência de quem precisa trabalhar é conviver com um computador travando.

Rotina corrida, prazos, necessidade de encontrar um arquivo em específico… Tudo fica mais difícil quando a tela do computador fica congelada por vários minutos.

Mas acredite, o problema em ter que lidar com um computador travando está muito além de se estressar com o aparelho. Esse é um sintoma de que alguma coisa dentro dele não está indo bem e, consequentemente, o melhor a se fazer é encontrar a origem do problema.

Um computador travando pode esconder diversos motivos pelos quais seu computador deixa de funcionar da maneira correta de uma hora para a outra. 

Diante da não solução da raiz do problema, a máquina que opta por uma ação de emergência, encerrando suas atividades ao invés de permanecer insistindo em processos que podem provocar danos permanentes. 

Mas como, então, resolver esse problema?

Se você sofre com seu computador travando, continue lendo. Preparamos um compilado das razões pelas quais isso pode estar acontecendo e como você pode se livrar dessa situação.

Confira!

Causas e tipos de travamento

Como citamos, as razões que levam a deixar seu computador travando podem ser diversas. O sistema que compõe uma máquina é muito complexo, são diversos componentes que precisam funcionar em conjunto e harmonia para que a tela possa exibir aquilo que você espera ver.

De forma geral, as ocorrências de travamento são decorrência do mal funcionamento do computador ou programa, normalmente após ocorrer um erro. 

Este pode ser desde uma falha na codificação de algum programa instalado, levando a um resultado inesperado, ou até mesmo a interação entre o hardware do computador.

Em relação às causas do travamento, podemos dividir em dois tipos:

  • Software: são erros relacionados ao sistema operacional instalado, ao seu registro, aos programas instalados nele e até mesmo todo esse conjunto de fatores simultaneamente;
  • Hardware: erros em relação às peças físicas e outros componentes do computador, juntamente com seu funcionamento, recebimento e envio de dados para o sistema operacional.

Já entre os tipos de erros, podemos classificar da seguinte maneira:

Erros sistemáticos 

Os erros chamados de sistemáticos são aqueles que ocorrem, de forma geral, de modo reprodutível e seguindo um padrão. 

Normalmente, um computador travando devido a essa situação se dá por conta de erro na codificação do programa pelo seu criador. 

Isso acontece, por exemplo, quando dois aplicativos são abertos juntos, mas um deles não estava programado para ser executado corretamente ao mesmo tempo que outro, o que ocasiona o travamento.

Erros pontuais

São, como chamamos, os bugs. São erros que ninguém sabe o motivo real de acontecerem, é possível que seja por erros de hardware ou até mesmo falhas na gravação da memória que, ao serem lidos, levam a erros. 

São simples e em muitos casos, reiniciar o sistema ou o programa já é suficiente para resolver a questão.

Erros por desgaste

Esses tipos de erros são bem comuns, afinal ocorrem pelo uso e avarias do tempo das peças de hardware

A ferrugem e oxidação, por exemplo, são naturais e com o passar do tempo provocam perdas parciais no contato entre as placas e memórias RAM, assim como a sujeira, que pode levar ao aquecimento da máquina e outras falhas internas.

Computador travando: o que pode ser?

Para que você entenda um pouco melhor a situação, separamos uma lista com os principais motivos que levam ao travamento do PC, veja:

Sistema operacional

O sistema operacional (Windows, MacOS, Linux) é responsável por coordenar os elementos de hardware, como mouse, teclado e placa de vídeo; como também de software

Ele deve isolar os  programas com problemas, impedindo que um travamento se espalhe e cause problemas aos demais outros programas que estão em funcionamento.

O computador trava quando a interação entre os diversos dispositivos conectados ao sistema, seu driver e a resposta esperada não se dão corretamente.

Uma solução simples nesse caso é instalar as atualizações do sistema.

Falhas em programas

Como vimos, o problema pode ser um programa em específico. O sistema operacional pode auxiliar a identificar qual apresenta falha, congelando o programa ou encerrando sua operação automaticamente. 

Para corrigir, é importante conferir se o produto é original e está atualizado. Para evitar a dor de cabeça, é possível programar atualizações automáticas no seu PC. 

Se mesmo com a versão mais recente o programa ainda deixa seu computador travando, uma dica é ligar para o desenvolvedor e comunicar a situação, para que ele possa corrigi-lo na versão seguinte.

Vírus e malwares

Computador travando pode ser ainda sinal de vírus na máquina. Se você não consegue nem iniciar o PC, por exemplo, o caso é sério.

Tenha bastante atenção aos downloads e não adquira softwares piratas, uma das maiores causas de vírus em computadores. Tenha um bom antivírus e faça atualizações constantemente.

Se apenas com o antivírus você não estiver conseguindo resolver o travamento, é aconselhável procurar um profissional que possa fazer a remoção e recuperação da máquina.

Hardware

Muitas pessoas pensam que comprar peças novas para a máquina é vantajoso, mas não sabem que a incompatibilidade entre essa união pode te fazer sofrer com um computador travando.

Isso mesmo. Placas de vídeo e memórias RAM novas podem ser a causa de tudo. Por esse motivo, é importante sempre consultar as instruções do manual da placa mãe quando for efetuar a compra de um componente novo.

Confirmada a razão do travamento, é importante remover a peça problemática.

Análise de computador

Para descobrir o que realmente está deixando seu computador travando, a melhor medida é realizar uma análise da máquina.

Essa análise pode ser feita por um profissional de suporte técnico, que verificará os componentes do sistema para identificar o que há de errado.

Porém, em um primeiro momento, o próprio usuário pode executar uma análise através de programas gratuitos que fazem esse teste de desempenho e limpeza. Alguns deles são:

Medição de desempenho:

  • PCMark
  • 3DMark
  • Powermark
  • Diskmark
  • BootRacer

Limpeza:

  • CCleaner
  • Glary Utilities
  • PrivaZer

Essas foram nossas dicas para você que não quer mais ter problemas com computador travando. Para saber mais sobre como se prevenir disso, confira nosso artigo sobre como fazer, você mesmo, uma limpeza no computador.