Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Como uma consultoria de TI pode ajudar a aumentar o meu faturamento?

Consultoria_de_TI

Cuidar da gerência de uma empresa não é tarefa fácil. Muitas vezes os departamentos não conseguem dar contas de suas demandas ou se comunicar apropriadamente entre si. Nesse contexto, um serviço que vem ganhando cada vez mais adeptos é o da consultoria de TI.

O departamento de TI tem sido aquecido por demandas estratégicas que o colocam em um patamar muito além de suporte, e consequentemente exigem uma atenção ainda maior.

Todo esse processo de adaptar o setor de TI para que ele caminhe junto com a gestão da empresa como um todo não é simples, e muitas vezes os gestores encontram barreiras das quais não conseguem se livrar.

É então que uma consultoria de TI pode ser uma ótima opção, ajudando a aplicar estratégias especializadas para cada situação, promovendo a melhoria das operações.

Quer saber mais sobre como funciona uma consultoria de TI? Então continue a leitura!

O que faz uma consultoria de TI?

Emergências cotidianas, ou como citamos, a mudança do papel de um departamento dentro da empresa, muitas vezes são questões que apresentam dificuldades no processo de simplificar operações.

É nesse sentido que um olhar externo pode ser uma opção muito positiva para trazer ideias inovadoras para dentro da empresa.

Em resumo, uma consultoria de TI é um serviço responsável por avaliar um departamento de TI, visando o uso das melhores práticas de gestão. Se for o caso, o profissional ou consultor, deverá ainda auxiliar no processo de implementação das mesmas. 

Ou seja, diferentemente de um outsourcing de TI ou terceirização, estamos falando de um conselheiro, um profissional que trará para dentro da empresa uma visão inovadora, com sugestões de melhorias, mas que não fará o trabalho, de fato. 

Ele apenas será responsável por passar conhecimento. Se as mudanças serão ou não aplicadas, fica a critério do gestor.

Vejamos em mais detalhes algumas das etapas principais desenvolvidas pelo consultor durante o processo de consultoria em TI:

 

1. Identificação de necessidades 

O primeiro passo no trabalho da consultoria de TI é realizar uma varredura bem detalhada pela situação atual da área de tecnologia da informação dentro da referida empresa cliente.

Nesse estágio, é bastante comum que o consultor faça visitas pelas instalações do departamento, acompanhe a rotina de trabalho e faça perguntas frequentes e específicas. Tudo acompanhado de anotações que mais tarde serão utilizadas.

Esse passo é de grande importância. É através deste primeiro contato que a consultoria de TI terá dados sobre a realidade da corporação.

Os dados serão capazes de indicar quais pontos são focos de possíveis melhorias, práticas estratégicas que podem ser aplicadas e ações que podem ser modificadas dentro da rotina.

 

2. Elaboração de projeto de trabalho

Após fazer um mapeamento profundo sobre o funcionamento e postura da empresa e do departamento de TI, a consultoria de TI será capaz de montar um programa de trabalho.

Esse projeto, é claro, será totalmente personalizado, então não há uma fórmula exata. As definições vão variar de uma empresa para outra e do estado em que estiver o departamento de TI.

De forma geral, o consultor já poderá aqui sugerir ações que poderão ser tomadas e que ferramentas de estratégia o negócio deve ponderar implementar em seu contexto situacional.

3. Definição da solução

Esta é uma fase da consultoria de TI em que a empresa cliente tem um papel muito importante. 

Isso porque quem está contratando precisa estar tão envolvido quanto o consultor. É preciso empenho e esforços mútuos para que o resultado seja positivo.

Depois que o consultor fizer as suas sugestões com base nos dados obtidos nas pesquisas e análises da empresa cliente, um bom gerente de TI deve envolver os colaboradores para conjuntamente discutirem o que pode ser feito.

Organizar reuniões dinâmicas é uma ótima forma de coletar ideias interessantes, partindo da visão de várias pessoas, aumentando o nível de possibilidades para uma solução eficaz.

Esse trabalho colaborativo deve se estender ainda a todo o processo de aplicação da solução e monitoramento.

Ou seja, o gestor deve estar aberto a possibilidades, assim como deve se preocupar em manter o profissional responsável pela consultoria em TI à vontade o bastante para contribuir, além de atender com presteza às suas solicitações.

 

Benefícios da consultoria de TI

Muitas pessoas podem ter dificuldade para entender como a visão de um profissional de fora pode ajudar a encontrar uma solução para uma empresa na qual não trabalha e não conhece.

Mas o fato é que, com a rotina, muitas vezes pequenos erros acabam passando despercebidos, pois nos acostumamos com eles.

É por isso que a consultoria de TI consegue sugerir melhorias que os próprios colaboradores da empresa não são capazes enxergar.

Além disso, as práticas estabelecidas por uma consultoria de TI também são eficazes no aumento do faturamento da empresa. Quer saber como? Então confira os benefícios a seguir:

Redução de custos

A consultoria de TI é muito útil para identificar e solucionar questões pontuais dentro de uma empresa.

Isso ajuda a não precisar, por exemplo, contratar funcionários especialistas dos quais a empresa não precisará futuramente.

O consultor, neste caso, é um prestador de serviços. Seus custos podem ser calculados de forma a ter mais controle do orçamento, já que todas as solicitações são registradas.

Além disso, um consultor, por ser um especialista com experiência e capacitação atualizada de acordo com o mercado, saberá indicar quais as estratégias de aumento de faturamento ideais para seu negócio. Ou seja, seu dinheiro vai ser gasto com o que efetivamente trará retorno.

 

Otimização dos investimentos

Mais do que sugerir as escolhas estratégicas certas para sua empresa, a consultoria de TI oferece a otimização dos investimentos em nível geral.

Ou seja, todo o departamento será analisado para que os processos gastem menos tempo e recursos com o que não é necessário. 

O consultor promoverá uma visão macro do negócio, além de uma planejamento sólido que evitará gastos com itens equivocados, problemas de segurança da informação e danos técnicos.

Aumento de resultados

Resultados são o que movem as empresas. Estamos em tempos de mercado cada vez mais competitivo e sem mostrar resultados para cada ação e investimento, fica impossível seguir um caminho seguro de desenvolvimento.

Nesse sentido, a consultoria de TI pode ser mais do que um simples serviço. 

Muitas vezes o potencial competitivo oferecido pela tecnologia da informação acaba sendo subutilizado dentro de empresas que não aproveitam o máximo de oportunidades que ele oferece.

Um consultor de TI pode indicar outras formas de trabalho que evidenciem o que sua empresa tem de melhor, valorizando e aplicando os recursos disponíveis de forma a alcançar o máximo de resultado.

Essas foram nossas dicas que mostram os motivos pelos quais um investimento em consultoria de TI pode ser a solução ideal para melhorar o desempenho estratégico do seu departamento. 

Ficou interessado em contratar uma consultoria de TI? Entenda o posicionamento do nosso serviço em relação ao mercado de TI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.