Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Como ganhar dinheiro com TI: aprenda ainda hoje

Como ganhar dinheiro com TI: aprenda ainda hoje

O desenvolvimento da tecnologia acaba atraindo novos profissionais para a área, mas que ainda não sabem como entrar no mercado. Afinal, como ganhar dinheiro com TI?

São diversas as áreas de atuação, e a jornada de trabalho também pode ser bem flexível. Isso é um atrativo extra nos dias de hoje, em que os profissionais querem ser mais independentes, estabelecendo sua própria rotina. 

Devido a toda essa amplitude de possibilidades, que faz com que a área seja promissora e privilegiada, hoje vamos te mostrar como ganhar dinheiro com TI. 

Confira o motivo desse setor estar tão aquecido e conheça as opções de atuação, identificando qual delas é a ideal para você!

Por que trabalhar com TI?

A transformação digital é uma realidade no mundo todo, modificando as relações humanas. As tecnologias já são parte da rotina e também sinônimo de investimentos necessários para o crescimento das empresas.

Com tanta novidade surgindo frequentemente, os profissionais capacitados são muito requisitados, pois são aqueles que saberão como utilizar as funcionalidades pelo bem das pessoas e dos negócios.

Em suma, o mercado está aquecido e buscando por mão de obra especializada. Novas carreiras e possibilidades de atuação abrem o leque para ganhar dinheiro com TI.

Quais são as áreas promissoras no setor de TI?

Como dito até aqui, as possibilidades de ganhar dinheiro com TI são amplas por conta da grande demanda de profissionais em áreas que foram surgindo com rapidez ao longo dos anos. 

Mas que áreas são essas, afinal? Veja algumas das principais a seguir:

Desenvolvimento

Os desenvolvedores são os profissionais de TI responsáveis pela solução de problemas através da criação de softwares, sistemas e aplicativos, recursos que visam melhorar o desempenho de um negócio.

Dentro desse setor há, por exemplo, uma crescente procura de profissionais para o desenvolvimento de sistemas orientados por meio da Internet das Coisas (IoT).

Suporte técnico

O suporte técnico é um dos setores mais tradicionais da TI, já que toda tecnologia precisa de um suporte que consiga resolver problemas e bugs

É uma área que sempre será valorizada em TI, buscando por profissionais que eliminem riscos e aumentem a produtividade de todo o sistema tecnológico de uma empresa.

Programação de sistemas e redes

O planejamento, desenvolvimento e implantação de projetos de TI dentro de um negócio são tarefas do profissional de programação. 

Esse setor gerencia todos os estágios de um projeto de TI e elabora estratégias que garantam a continuidade dos serviços, realizando até mesmo auditorias, se necessário.

Administração de banco de dados

A administração de banco de dados é um setor em alta por conta do Big Data.

O grande volume de informações geradas pelas empresas e a necessidade de interpretá-los de forma a traçar estratégias tornam essencial a presença de um profissional capacitado.

Segurança em TI

A segurança da informação não é um luxo, mas sim uma necessidade para empresas que entendem a importância de manter seus dados seguros e oferecer a melhor experiência para clientes.

Por esse motivo, o profissional especializado nesse assunto consegue encontrar oportunidades em negócios de todos os tipos, sejam eles grandes ou pequenos, tradicionais ou mais voltados para o digital, como os de e-commerce.

Sua responsabilidade é formar barreiras de proteção eficazes contra ataques virtuais.

Como ganhar dinheiro com TI?

Sem dúvidas, há diversas áreas promissoras no mercado de trabalho de TI. Mas como ganhar dinheiro com TI se você está começando nessa área? Qual o primeiro passo a ser dado para ingressar no ramo?

Pensando sobre esse tipo de dúvida, que é natural para quem quer trabalhar com TI ou já está buscando se especializar nessa área, preparamos algumas dicas de como prosseguir nessa jornada.

Começando um negócio próprio

O perfil de profissional hoje é muito empreendedor. Principalmente os jovens, que apresentam uma vontade de começar algo novo logo que terminam os estudos, por exemplo.

Pode ser uma empresa de consultoria, suporte, desenvolvimento e licenciamento de programas, entre outras possibilidades.

Porém, é preciso estar ciente de que um negócio próprio envolve muito planejamento e responsabilidade. Abrir uma empresa significa ter que lidar com certas burocracias, sejam elas contábeis, fiscais ou legais.

Independentemente do ramo, é essencial contar com um profissional de contabilidade e montar uma equipe, ainda que pequena.

Além disso, é preciso ter um valor para o investimento inicial, pois começar um negócio próprio não é a opção mais barata.

Trabalhando em equipe interna

Essa é a forma mais tradicional de começar uma carreira em TI. Muitas empresas investem em uma equipe interna para cuidar das demandas de TI do negócio, através de contratação de acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Ainda que para muitas pessoas essa seja uma opção que confere segurança financeira ao trabalhador, ela pode ser pouco flexível e, por conta disso, bem estressante.

Atuando em empresa de TI terceirizada

O profissional de TI também pode optar por uma contratação mais tradicional em uma empresa voltada para sua área, ou seja, uma especialista em tecnologia. É o chamado outsourcing (ou terceirização). 

Nessas empresas, são formadas equipes de TI que serão enviadas para outras companhias, as contratantes do serviço terceirizado.

Trabalhando de casa

O trabalho remoto ou home office também é uma opção para quem escolhe a TI. 

A contratação pode ser CLT ou prestação de serviços, mas a melhor parte é a possibilidade de trabalhar para empresas de outros estados e até mesmo outros países, tudo sem sair de casa

Para se adaptar bem a esse modelo de trabalho, é importante destacar que algumas habilidades são imprescindíveis: é preciso ter autocontrole, comprometimento, organização, motivação, comunicação e alta produtividade.

Sendo um freelancer

O trabalho como freelancer é uma ótima oportunidade para quem quer começar a carreira em TI atuando com suporte técnico.

Para ingressar nesse ramo, é possível divulgar seu trabalho de forma autônoma, ou ingressar em uma plataforma como a NetSupport. Para isso, é feito um cadastro online e, por meio da plataforma, os profissionais são conectados a pessoas e empresas que precisam do seu serviço.

Além de ser um trabalho flexível e que pode gerar uma boa renda, o profissional tem a oportunidade de adquirir experiência ao atuar para os mais diversos tipos de clientes e demandas.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com TI, que tal colocar alguma dessas ideias em prática? Cadastre-se e seja um Supporter!