Como fazer acesso remoto: 4 passos simples que vão ajudar você

Como fazer acesso remoto: 4 passos simples que vão ajudar você

Acesso-Remoto

Você por acaso já ouviu falar em acesso remoto? Atualmente, saber o que é acesso remoto e como essa tecnologia pode ajudar nos processos da sua empresa é essencial.

Na era da transformação digital em que vivemos, a lógica do mercado passa por constantes mudanças. Com seus consideráveis avanços, ela rapidamente provoca alterações na indústria e no comércio, no âmbito das relações entre técnicos, gestores e clientes. 

O acesso remoto é uma dessas inovações responsável por permitir que dispositivos que não tenham uma conexão física possam compartilhar dados.

Esse recurso está ganhando mais espaço no mercado por proporcionar diversas vantagens para o empreendimento

Ele permite o contato entre profissionais, clientes, gestores e stakeholders, sem os impedimentos da distância. 

Se você quer entender melhor que ajuda é essa que o acesso remoto oferece e como aproveitá-la na sua gestão, continue lendo este artigo! 

Preparamos dicas muito simples para você aprender a usar essa ferramenta.

Veja só!

O que é acesso remoto?

Primeiramente, é importante que você compreenda exatamente o que é o acesso remoto para entender as nossas dicas.

O acesso remoto é uma funcionalidade que permite acessar um computador ou dispositivo de qualquer local de forma remota

É algo que podemos comparar com o controle remoto dos aparelhos eletrônicos, por exemplo. Mesmo estando a uma certa distância do dispositivo em questão, você consegue ter controle sobre ele.

Com um software de acesso remoto instalado em seu computador, você terá a liberdade para se conectar com outro dispositivo de qualquer lugar! Incrível, não?

Uma vez que você estiver conectado, pode ter controle total do dispositivo com o qual está conectado, mesmo a distância. 

Você pode então optar por executar qualquer aplicativo ou abrir arquivos no computador.

Por exemplo, sabendo como fazer acesso remoto, você pode tirar seu smartphone ou tablet do bolso e se conectar, de forma simples e rápida, ao seu computador de trabalho.

Através do seu smartphone ou tablet, você verá a tela da sua área de trabalho com a aparência exata de quando ela é usada pessoalmente.

Assim, você tem a opção de acessar o arquivo que precisa e editar, salvar, enviar por e-mail ou até mesmo transferir o arquivo para o dispositivo que estiver usando no momento.

Ou seja, podemos concluir que ações como acessar, gravar e ler arquivos que não são locais em um computador também fazem parte das modalidades de acesso remoto, como é o caso dos serviços em nuvem.

Podemos citar como exemplos de serviços remotos o Dropbox, o Microsoft OneDrive e o Google Drive.

Lembrando que, para utilizar esses serviços, é necessário ter login em uma conta

Em alguns casos, os arquivos podem ser armazenados simultaneamente no computador local e na nuvem. Se esse for o caso, os arquivos são sincronizados para mantê-los atualizados com a versão mais recente disponível.

Já o compartilhamento de arquivos em uma rede doméstica ou outra área local geralmente não é considerado um ambiente de acesso remoto.

Como funciona o acesso remoto?

Antes de explicarmos como fazer acesso remoto, devemos dizer que ele funciona a partir de uma rede virtual que conecta um aparelho eletrônico (notebook, computador, smartphone etc.) a um servidor, local em que está, de fato, o sistema que oferece serviços para uma rede informatizada. 

Isso significa que ele une estações de trabalho diferentes com o objetivo de otimizar o trabalho.

Na Tecnologia da Informação, é comum comparar a forma de uso dessas ferramentas como um túnel por onde os dados passam. Esse canal, assim, é protegido de invasões e evita que a informação não alcance o destino.

Em geral, ele é feito por uma ferramenta chamada VPN (Virtual Private Network ou rede privada virtual). 

A VPN é um serviço que permite que você use a web de forma completamente segura, fazendo a proteção de qualquer pessoa ou serviço que tente acessar seus dados de forma ilegal.

Um serviço de VPN é bem simples de se obter. Você pode utilizá-lo através de um aplicativo que você pode baixar no seu iOS, Android ou mesmo no seu computador comum. 

Você faz sua assinatura, baixa o aplicativo, faz o login e ativa a ferramenta para se conectar a uma rede VPN. Simples assim!

Para que a conexão funcione, as ferramentas exigem algum tipo de autenticação do usuário. 

Alguns softwares desses solicitam a criação de senhas, o fornecimento do IP e a instalação do programa, tanto na ferramenta que controla (chamada host) como na que é controlada por ela (conhecida como client).

Simplificando, essa tecnologia permite que um computador possa acessar outro através de uma via protegida, evitando as perdas e a interceptação dos dados por pessoas maliciosas. 

É prático e seguro. Só é preciso que haja uma rede e aparelhos habilitados para sustentar a comunicação. 

Quais as vantagens do acesso remoto?

O acesso remoto é uma ferramenta, como já sugerimos acima, muito funcional para a rotina de uma pequena, média e grande empresa. 

Listamos, a seguir, algumas vantagens para que você avalie melhor como essa tecnologia fará diferença na realidade da sua gestão.

Veja!

1. Otimização dos serviços

No acesso remoto, os colaboradores da equipe podem acessar o sistema da empresa de onde quer que estejam, a partir de dispositivos móveis, tablets e notebooks

Logicamente, o atendimento às demandas do trabalho se torna muito mais simples e rápido, pois é possível ter acesso completo ao banco de dados do empreendimento, sem precisar carregar esses dados de lá para cá.

Isso, sem dúvida, atua em favor do trabalho a distância e traz agilidade às rotinas de seus colaboradores, consequentemente causando uma boa impressão para os clientes. 

Além disso, há uma enorme economia daquele tempo que uma pessoa passaria copiando arquivos para pen drives ou HDs externos, sabe? 

Após aprender como fazer acesso remoto e utilizá-lo na sua equipe, você perceberá a praticidade que é ter a conexão com os dados da empresa em tempo real, sem ser preciso fazer cópias dos documentos. 

Isso trará vantagens como:

  • Redução das preocupações e do estresse da equipe;
  • Aumento da efetividade e agilidade do cotidiano de trabalho;
  • Garantia da integridade dos arquivos;
  • Diminuição das chances de erro em vista do uso de cópias desatualizadas;
  • Garantia da integração entre a equipe.

2. Mais produtividade

Sem dúvidas, aprender como fazer acesso remoto permite produzir mais em um período de tempo menor. 

A equipe poderá diminuir o tempo com o deslocamento e com a realização de cópias de arquivos, como mostramos acima.

Essa otimização está diretamente ligada à produtividade, pois haverá mais tempo para dedicar a mais clientes.

O colaborador pode também aproveitar o tempo que seria usado com deslocamento entre a casa e o trabalho para resolver outras questões ligadas ao negócio. 

Usando dispositivos móveis através do acesso remoto, o colaborador poderá acessar os arquivos da empresa e garantir suas entregas no prazo, tendo mais flexibilidade para conseguir novos negócios e melhorar seu desempenho como profissional.

Consequentemente, podemos citar também que essa tecnologia torna possível a realização de trabalho no formato home office, ou seja, em casa. 

Essa é uma política que vem garantindo seu lugar nos novos modelos de negócio em vista das vantagens que oferece. 

Isso considerando que o colaborador que trabalha um dia da semana em casa conquista mais ânimo e motivação para o trabalho, evitando o estresse com trânsito, por exemplo, e tem uma melhora da produtividade, assim como de seu desempenho na realização das atividades.

3. Controle seguro e eficiente

Sabendo como fazer acesso remoto, será possível também fazer um monitoramento dos computadores que estejam conectados à VPN. O controle dos processos será ainda mais efetivo.

Assim, o conteúdo que estiver sendo acessado em qualquer máquina pode ser acompanhado, e você terá as ferramentas para tomar atitudes que forem necessárias de forma antecipada. 

Isso no caso de desvios de processo, por exemplo, o que evita danos ao sistema e viabiliza uma remediação mais rápida dos problemas.

Através disso, há mais recursos para garantir a estabilidade e segurança do sistema. 

O próprio acesso facilitado aos arquivos e softwares da empresa proporciona um ambiente já preparado para lidar com a segurança no uso dos dados.

Os recursos do sistema são manuseados de forma mais habilidosa, aumentando a segurança dos processos.

4. Mais segurança

Para reforçar, a segurança é uma das maiores vantagens de aprender como fazer acesso remoto.

Muitas empresas, sejam elas de qualquer porte, ainda resistem em adotar esse tipo de tecnologia, temendo deixar seus sistemas mais vulneráveis ao ataque de vírus ou hackers. Mas essa é uma ideia completamente equivocada.

A VPN é protegida pelos mesmos protocolos de segurança de uma rede convencional. Assim, essa ferramenta conta com recursos seguros para barrar o ataque de agentes que possam causar danos ao computador.

Ao contrário do que pensam, a rede não fica mais vulnerável a hackers, pois a “capa de proteção” no túnel de dados da VPN é muito seguro. 

A empresa que fornece o serviço de acesso remoto é a responsável pela segurança dos processos. 

Portanto, após entender como fazer acesso remoto, você pode usar essa tecnologia sem preocupações, pois estará seguro.

5. Suporte a distância

Você poderá oferecer suporte a distância ao saber como fazer acesso remoto, pois essa funcionalidade permite realizar até mesmo o conserto de máquinas que não estão conectadas fisicamente ao seu computador! Isso mesmo!

Dessa forma, a equipe de TI não precisa nem mesmo se deslocar para realizar manutenções preventivas ou corretivas nos dispositivos da rede, que geralmente são procedimentos simples, o que economiza tempo e dinheiro, algo de que todo gestor gosta!

A opção de suporte remoto é ainda um diferencial para clientes, pois viabiliza o reparo de máquinas em tempo real e a distância, adicionando mais agilidade e economia ao processo.

Até porque isso é algo que os próprios clientes gostam na correria cotidiana característica dos tempos modernos.

Resumindo aqui as novas atividades que você que terá capacidade de realizar através do aprendizado de como fazer acesso remoto:

  • Controlar uma máquina a distância;
  • Monitorar outros computadores;
  • Fazer reparos em equipamentos com defeito etc.

Então, quer aprender como usar essa tecnologia e mudar a rotina da sua empresa? 

Confira a seguir!

Como fazer acesso remoto?

Agora sim! Se você, depois de acompanhar todo esse conteúdo até aqui, realmente se convenceu de que aprender como fazer acesso remoto é uma boa para você e sua empresa, então vamos lá!

Preparamos 4 passos principais para que você possa colocar todas essas vantagens em prática. 

Confira!

1. Avalie a sua necessidade

Antes de mais nada, pergunte a si mesmo: Por que eu preciso do acesso remoto? Quais dificuldades essa tecnologia poderá resolver? Com qual objetivo será utilizada? Quem vai usar? Quais materiais serão necessários?

Quanto mais perguntas você fizer, mais a razão pela qual você precisa do acesso remoto ficará clara. 

Assim, fica mais fácil compreender quais as próximas ações a serem tomadas.

2. Decida de qual forma fazer o acesso remoto

Depois que você tiver respondido a todas as perguntas anteriores e já tiver entendido a necessidade da sua empresa, você poderá discutir, de forma mais clara, e tomar decisões mais precisas quanto à forma como será feito o acesso remoto.

Ou seja, nessa etapa, você definirá se para você cabe melhor um software específico ou se uma área de trabalho remota do Google Chrome.

3. Tenha uma boa conexão de internet

É importante frisar esse item

Não basta ter internet. Precisa ser uma boa conexão, segura e que não apresente instabilidade. 

Sem isso, o processo será inviável.

4. Capacite a sua equipe

A capacitação da equipe é muito importante. 

Seja um acesso remoto através de software ou área de trabalho remota, a equipe precisa estar bem capacitada, de preferência, em ambas as opções.

Ofereça treinamentos que possam ensinar a equipe a como fazer acesso remoto, como trabalhar com essa ferramenta, a entender que ela é segura e tudo mais que seja necessário para o bom fluxo de procedimentos da sua gestão e atendimento dos clientes.

O conhecimento é sempre muito importante e, de acordo com o avanço da tecnologia, aprender e ensinar para os colaboradores é uma metodologia de gestão empreendedora.

Agora que você já aprendeu tudo sobre como fazer acesso remoto, que tal conferir outros temas que podem ser interessantes para a sua segurança de TI? Leia nosso artigo sobre visual haking e fique atento!

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *