Como escolher o plano de internet ideal para minha empresa?

Como escolher o plano de internet ideal para minha empresa?

Internet

Está procurando um plano de internet para empresas que possa atender às demandas da sua gestão?

 

Saiba que essa escolha, por mais simples que pareça, envolve muitos critérios que precisam ser avaliados com cuidado antes da contratação do serviço, para não acabar passando por situações estressantes mais tarde.

 

Durante a última década, a importância da Internet dentro do ambiente corporativo se tornou um instrumento básico de operações. Sem ela não é possível que as atividades sigam em frente.

 

Hoje em dia já estão disponíveis no mercado vários pacotes corporativos com opções que atendem desde grandes empresas até microempreendedores. Para fazer uso desse serviço basta possuir CNPJ.

 

Mas, ainda mais importante que conhecer e adotar um plano de internet para empresas, é essencial conhecer sua empresa, as atividades realizadas nela e o nível de uso e de importância da conexão para a continuidade das operações.

 

Ou seja, conhecer a demanda de Internet que a empresa tem. A velocidade da conexão, por exemplo,  é um critério essencial e varia de acordo com o perfil de cada negócio.

 

Empresas dedicadas a desenvolver muitas atividades online ou que possuem algum tipo de e-commerce, com certeza vão precisar de uma velocidade maior.

 

Por outro lado, para microempresas com poucos funcionários e com uma demanda mais leve de serviços online, não precisam exagerar na velocidade. Um pacote mais simples pode já ser suficiente.

 

Se você está com dúvidas sobre qual plano de Internet é o melhor para seu negócio, este texto é para você!

 

Vamos explicar em detalhes todos esses critérios importantes a serem considerados no momento de escolher o plano ideal.

 

Portanto, anote aí todas as dicas e compare com os planos disponíveis no mercado!

Como escolher o melhor plano de Internet para empresas?

Primeira coisa que você deve ter em mente ao pensar em contratar um plano de Internet para empresas é que esse tipo de pacote é diferente dos planos domésticos, ou planos básicos.

 

Isso quer dizer que, dependendo do porte da sua empresa, não adianta ter aquela ideia de que o mesmo plano que você tem em casa vai servir para o da companhia.

 

Um plano de Internet para empresas é desenvolvido especificamente para atender às demandas corporativas, para permitir o bom funcionamento das atividades e boa comunicação entre os funcionários.

 

Além disso, esse tipo de plano de Internet costuma ter alguns diferenciais, como uma velocidade maior com preços menores, mais flexibilidade,  mais confiabilidade no serviço, atendimento personalizado e suporte constante, entre outras vantagens.

 

Tendo em mente que o plano de Internet para empresas é importante e ideal, vejamos quais os critérios que devem ser analisados ao comparar as opções disponíveis:

Nível de consumo de internet

Como comentamos anteriormente, conhecer a empresa e o nível em que ela depende de conexão à internet é o primeiro passo para escolher o plano de Internet ideal.

 

Essa é uma definição que pode se basear nos seguintes parâmetros:

 

  • Plano entre 15Mb – 25Mb: Aconselhável para empresas que realizam tarefas online baseadas em pesquisas, upload e download de arquivos leves, e-mail e redes sociais;
  • Plano entre 50Mb – 100Mb: Indicado para empresas que realizam as atividades anteriores, mas lidam com arquivos mais pesados e ainda trabalha com atualização de sites, faz transmissões por vídeo e acessa plataformas de streaming;
  • Plano entre 200Mb – 300Mb:  Ideal para empresas que realizam as atividades anteriores e ainda trabalham com manutenção de câmeras de segurança ou administram um e-commerce.

Tipo de conexão

Atualmente existem opções de tipo de conexão, porém nem todas estão presentes em todas as regiões, por isso é importante checar quais tipos estão disponíveis para sua empresas e dentre elas, qual a melhor.

 

Os tipos de internet são:

 

  • À cabo: Comum em grandes cidades e apresenta velocidade de transmissão de dados bem próximas dos limites contratados, tendo pouca ocorrência de instabilidade;

 

  • DSL: Tipo de conexão fornecida por empresas de telecomunicações, que geralmente vem acompanhada de um plano de telefonia fixa;
  • Fibra ótica: Conexão fornecida através de instalação de uma estrutura que permite conexões de alta velocidade e menos instabilidade;
  • Rádio: Tecnologia já considerada como ultrapassada, presente apenas em cidades menores e do interior, em que utiliza antenas de rádio para enviar e receber informações.

Condições de suporte

Um dos itens mais importantes a se observar ao escolher um plano de Internet para empresas são as condições de suporte que o serviço poderá oferecer.

 

Algumas das funcionalidades que podem ser oferecidas para melhorar o atendimento à empresa e que você deve observar, são:

 

  • Número de atendimento personalizado e exclusivo para a empresa;
  • Tempo previsto para atendimento a solicitações de reparo e suporte;
  • Facilidade de emissão de segunda via de fatura;
  • Aplicativos que unam os serviços da provedora em um só lugar
  • Conta digital;

 

É importante ter todas essas informações bem definidas em um contrato, principalmente no que diz respeito ao tempo de atendimento de chamado de suporte.

 

Afinal, se a conexão falhar, é preciso um suporte rápido para que a empresa não fique com as atividades paradas por muito tempo, causando danos à rotina de trabalho.

 

Caso o acordo não seja cumprido, a empresa pode solicitar compensação.

Tempo de duração do contrato

O tempo de duração do contrato é um item que deve ser analisado de acordo com as prioridades da empresa. A média de duração costuma ser entre 12 e 36 meses, ou até mais.

 

Um plano mais longo geralmente oferece valores mais em conta, mas deve-se ter o cuidado de lembrar que multas por rescisão de contrato acarretam valores nada amigáveis.

 

Portanto, se não tiver plena certeza de que poderá manter um contrato mais longo, opte por um mais curto.

Reputação da empresa provedora

Ao escolher um plano de Internet para empresas, verificar a reputação de cada provedora no mercado é muito importante.

 

Busque saber se existem reclamações nas redes sociais, ou ainda, na Junta Comercial do seu estado.

 

Converse com outros usuários e empresas que utilizam aquele serviço para recolher opiniões e feeedbacks sobre a eficácia do serviço de do atendimento.

 

Ainda que seja importante escolher bem o plano de Internet para a sua empresa, nós sabemos que às vezes é preciso aumentar a velocidade dessa Internet, né? Por isso preparamos um artigo sobre o assunto para você! Leia: Como aumentar a velocidade da internet do meu negócio?

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *