Aprenda como adquirir um e-mail corporativo para sua empresa

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O e-mail corporativo é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio. Empresas que não possuem um endereço oficial podem acabar transmitindo uma ideia de amadorismo para seus clientes.

Por isso, uma das primeiras preocupações de empreendedores e empresários é adquirir um domínio próprio para seu negócio. Esse é um passo básico, para atribuir maior credibilidade à sua empresa e uma imagem mais profissionalizada.

O processo de aquisição de um e-mail corporativo é bastante simples. Com atenção, o próprio usuário poderá fazê-lo, sem problemas.

Os nossos Supporters, Gustavo de Souza e Leonardo Jefferson, explicam como funciona esse processo no artigo dessa semana. Aproveite para aprender como fazer em seu negócio.

Como registrar um domínio para minha empresa?

O primeiro passo, para criar o e-mail corporativo do seu negócio, é conferir se o domínio desejado está disponível. A ferramenta indicada pelos Supporters, Gustavo de Souza e Leonardo Jefferson, é o site Registro.br. Esse é um dos serviços mais populares na web, para registro de domínio.

No portal do Registro.br você poderá verificar a disponibilidade do domínio escolhido e realizar a sua compra, caso ele ainda não tenha sido usado. Com o domínio registrado, você estará livre para utilizá-lo no endereço de seu site e também para criar as contas de e-mail corporativo da sua equipe.

Segundo informações do site Registro.com, o cadastro de um domínio pode custar a partir de R$ 40,00 ao ano.

Como escolher um serviço de e-mail corporativo?

Com o registro do seu domínio realizado, é hora de decidir qual será o servidor de e-mails da sua empresa.

Uma opção ainda bastante comum, é a de fazer a administração das contas de e-mail internamente. Nesse caso, o servidor de e-mail corporativo ficará instalado dentro de um domínio interno da rede corporativa da empresa. Para acessar os e-mails, são utilizados programas como o Microsoft Outlook, instalados no próprio computador. Apesar de ser uma solução mais em conta, sua gestão pode ser bastante trabalhosa.

Outra alternativa que têm se popularizado é a do e-mail corporativo em nuvem. Utilizando esse serviço, as contas da sua equipe ficaram armazenadas em Data Centers de grandes empresas, podendo ser acessadas de qualquer dispositivo. O Google é um bom exemplo desse tipo de serviço. Por assinatura, é possível utilizar uma conta do tradicional Gmail personalizada para o seu negócio. As mensalidades custam a partir de US$ 5 por usuário. Além do e-mail, também estão inclusos serviços de videoconferência, documentos, planilhas, apresentações, entre outros.

Uma opção gratuita desse tipo de serviço, é o Zoho Mail. Essa ferramenta oferece até 25 contas personalizadas de e-mail corporativo totalmente sem custos. Além disso, recursos semelhantes aos do Google, como edição de textos e apresentações, também são disponibilizados. Essa é uma escolha bastante interessante para empresas que precisam reduzir o seu orçamento.

Em caso de dúvidas, busque o apoio de sua equipe ou consultoria de TI. É importante avaliar os recursos disponíveis, para escolher a opção mais viável para o seu negócio.