Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Como a terceirização de serviços aumenta a produtividade

A terceirização de serviços é um fenômeno dentro das empresas, que tem evoluído em escala global, inclusive aqui no Brasil. Mas você sabe o por que ela é tão importante?

Em resumo, ela é tão incrível assim por aumentar a produtividade sem perder a qualidade, que é o principal objetivo de qualquer empresa, independentemente do setor.

Isso acontece devido à um conjunto de melhorias que somadas resultam em processos muito mais estruturados e com menos risco de falhas.

Alguns elementos que são otimizados como qualidade do serviço, redução de custos, inovação e flexibilidade de contratação são apenas alguns que podemos citar que tornam o processo de terceirização de serviços uma medida mais estratégica e com ótimo retorno.

A terceirização de serviços tem se mostrado inevitável no mercado, devido às diversas vantagens que a prática oferece, além de ser uma saída muito eficaz para que a empresa possa de fato focar no seu core business

Por outro lado, por incrível que pareça, ainda há empresários com receio de abandonar uma equipe interna em determinados setores e acabam adiando essa transição tão benéfica.

Adiar, entretanto, não é uma solução. Demorar mais do que o necessário para tomar esse tipo de decisão pode causar uma série de problemas ainda maiores dentro da empresa, sem falar o atraso em relação às suas concorrentes.

Se você também ainda não tem certeza dos benefícios da terceirização de serviços, hoje vamos falar mais sobre esse assunto. Você vai entender como realmente essa medida é capaz de aumentar a produtividade do seu negócio.

Ficou curioso? Então acompanhe!

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização nada mais é do que contratar uma empresa ou profissional autônomo com objetivo de executar as atividades que não sejam as atividades-fim da empresa contratante. 

O foco é tornar os processos mais eficientes.

O conceito de atividade-fim diz respeito aos processos relacionados com o objetivo principal da empresa, o motivo pelo qual ela surgiu, seu produto principal. 

Essas atividades não podem ser incluídas na terceirização de serviços, pois são feitas pelos colaboradores da empresa, com vínculo empregatício.

 

Em contrapartida, as atividade-meio são os diversos outros processos que também são importantes para que o objetivo principal seja conquistado, porém que não têm relação direta com o produto principal, ou seja, o foco de lucro. 

Geralmente essas atividades são mais operacionais, como veremos de forma mais detalhada a seguir.

No modelo de terceirização não existe nenhuma relação de emprego entre trabalhador terceirizado e empresa contratante. 

Há um contrato entre duas empresas. O trabalhador, nesse caso, responde à empresa contratada. Não confunda terceirização de serviços com trabalho temporário. A terceirização é contratual, e o trabalho recebe todos os seus direitos trabalhistas.

Simplificando, a terceirização é usar para obter maior eficiência nas atividades-meio, não interferindo na qualidade da atividade-fim, mas pelo contrário, investindo ainda mais em seus resultados.

Nenhuma empresa deve, por exemplo, utilizar a terceirização de serviços como forma de precarizar o trabalho e faltar com as obrigações trabalhistas.

A legislação nesse sentido é rigorosa, já que atua com foco em investigar se a empresa está realmente contratando terceirização para ter bons resultados ou apenas tentando evitar o vínculo empregatício com o trabalhador, que gera obrigações como impostos, por exemplo.

Os benefícios da terceirização de serviços

Como pudemos ver, a terceirização de serviços é uma parceria estratégica firmada formalmente entre empresa contratante e empresa contratada. 

Mas vamos aos fatos: em quais aspectos é possível sentir o impacto dessa medida?

Veja a seguir o que a terceirização de serviços faz pelas empresas:

Permite o foco no negócio

O benefício principal que podemos citar que se dá pela terceirização de serviços é a possibilidade de manter gestores focados no core business, ou seja, dedicando-se verdadeiramente ao negócio e à estratégia da empresa em si. 

As preocupações secundárias começam a ser compartilhadas com os parceiros, assim como a responsabilidade pela execução de toda a operação. 

Dessa maneira, é possível direcionar esforços, conhecimento e energia com muito mais facilidade, buscando aperfeiçoar a gestão, atingir os objetivos e conquistar os resultados planejados em níveis cada vez mais eficientes.

Reduz custos operacionais

Como citado anteriormente, os encargos e direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira acabam sobrecarregando a folha de pagamento, fazendo com que as empresas sejam levadas a pensar muito antes de contratarem novos colaboradores. 

Os gestores acabam hesitantes diante do peso que os novos contratados poderão representar no orçamento final da corporação.

Ao optar pela terceirização, a empresa diminuirá custos com encargos trabalhistas, sendo capaz de equilibrar melhor o aspecto financeiro da companhia. Isso porque os direitos do trabalhador em questão ficarão a cargo da empresa contratada.

Adquire especialistas

Sem dúvidas, uma das vantagens da terceirização de serviço que mais agrega à qualidade do trabalho nas empresas é a possibilidade de contar com profissionais e equipes mais especializados e já experientes no mercado. 

Os colaboradores da empresa contratada terão conhecimentos técnicos mais específicos, capazes de cumprir com excelência as atividades previstas.

Outro ponto positivo desse aspecto é que se torna desnecessária a preocupação da empresa contratante com capacitações internas e treinamentos, já que a empresa prestadora do serviço é a nova responsável por esse tipo de tarefa.

Otimiza o tempo

Seguindo a lógica que com a terceirização de serviços algumas funções agora passam a ficar a cargo das empresas prestadoras, os profissionais e gestores da empresa contratante acabam sendo beneficiados.

Isso porque há uma considerável redução da sobrecarga de trabalho e consequente otimização do tempo dedicado à empresa. Assim, as responsabilidades ficam mais definidas e distribuídas de forma mais justa.

Expande o negócio

Somando todos os benefícios citados anteriormente: foco no negócio, redução de custos operacionais, contratação de especialistas e otimização do tempo, podemos concluir que a terceirização de serviços é uma estratégia de expansão.

E o melhor: com um potencial incrível que não necessita de altos investimentos para gerar resultados expressivos.

Na medida em que as operações da empresa fluem de acordo com a cooperação com empresas prestadoras de serviço, fica mais fácil que a empresa contratante consiga planejar e executar, de fato, ações para a expansão da companhia em si. 

As empresas terceirizadas também são responsáveis por sustentar o crescimento da operação sem a exigência de grandes investimentos, principalmente em infraestrutura ou tecnologia, o que ajuda bastante no direcionamento dos gestores para o que realmente importa.

Onde a terceirização de serviços se aplica?

Os benefícios da terceirização de serviços são bastante expressivos, como vimos até aqui. Mas você deve estar se perguntando, “o que terceirizar para gerar bons resultados na minha empresa?”

Diversos setores se aplicam à terceirização de serviços, como segurança, TI, recepção, transporte, logística, contabilidade, entre outras.

A decisão do que realmente precisa se ajustar a esse modelo vai variar de empresa para empresa e claro, a partir de uma análise profunda sobre as necessidades e fraquezas da corporação naquele momento. 

Vejamos a seguir alguns exemplos mais detalhados sobre de que formas a terceirização de serviços em alguns setores pode ser eficiente sem atrapalhar o foco principal do negócio:

Limpeza

A limpeza, como já é declaradamente uma atividade-meio, é um exemplo bem simples de terceirização de serviços. 

Isso porque é fácil entender que é mais prático contratar uma equipe especializada nesse setor do que ter que contratar várias pessoas em sua folha de pagamento que fiquem responsáveis por esse departamento.

A empresa contratada, nesse sentido, é quem fica por conta de disponibilizar toda a mão de obra, as ferramentas de trabalho, roupas adequadas e materiais de limpeza que são necessários.

Ao dispor de uma equipe de limpeza terceirizada, sua empresa passa a ter uma preocupação a menos com relação à correta manutenção da limpeza de corredores e banheiros.

Da mesma forma, diminui os custos e o tempo com que a organização gastaria com esse setor, já que não há mais a necessidade de comprar os materiais necessários, muito menos de contratar pessoas individualmente.

Logística

Um outro setor de serviço que apresenta possibilidade de ser terceirizado é a logística. 

Assim como acontece com a limpeza, contratar uma equipe que busque e leve seus colaboradores ou ainda, que seja responsável por cuidar de entregas necessárias, é muito mais vantajoso do que ter um motorista e um veículo próprio da empresa.

Esse é um exemplo de terceirização de serviços que facilita toda a organização do trabalho em si, tornando tudo mais produtivo e rentável, já que diminui as despesas com transporte.

Um exemplo é o que acontece com empresas que contratam a Uber para cuidar das viagens de colaboradores. Também o caso de e-commerces que tem contrato com o Correios para envio de produtos 

Recrutamento e seleção

A terceirização de serviços no setor de recrutamento e seleção ainda não é tão disseminada quanto os exemplos que citamos anteriormente, mas tem se mostrado bastante benéfica para as empresas contratantes. 

Ao contratar um recrutador terceirizado, a empresa poderá reduzir os custos ao simplificar seu processo de recrutamento, pois esse profissional poderá mostrar como encontrar bons candidatos em menor tempo e gastando menos dinheiro.

Outro ponto importante é que a contratação de funcionários requer muito cuidado, uma análise bem profunda e que pode ser cansativa. 

Escolher um profissional que tenha compatibilidade com a cultura da empresa requer vários níveis de análise que pode acabar defasando o processo.

Ao terceirizar o setor, esses erros já não acontecem, uma vez que se trata de uma solução diretamente voltada para as ações de análise e seleção de candidatos

Através de uma equipe formada por especialistas e direcionada para esta responsabilidade, são selecionadas as pessoas mais preparadas e compatíveis com o perfil organizacional requerido, evitando problemas futuros para a empresa.

Contabilidade

A área financeira também pode ser terceirizada, sim! Aliás, as vantagens dessa medida são bastante expressivas.

Por exemplo, sabe-se que contabilidade é uma área bem complexa, ou seja, a legislação contábil acaba mudando constantemente.

Isso leva os profissionais da área a estarem se atualizando com novos cursos e especializações sobre a legislação vigente no momento atual, mas que podem já ser diferente amanhã. 

Ao terceirizar o setor, os treinamentos e despesas que eles encarregam passam a ser de responsabilidade e preocupação da empresa contratada. 

Isso faz com que as empresas contratantes tenham uma gestão contábil muito mais preparada para esse cenário de mudanças constantes.

Isso, é claro, sem citar a economia de espaço, já que o escritório terceirizado não precisa estar necessariamente nas instalações da sua empresa.

Tecnologia da Informação

A TI é um setor que está ganhando cada vez mais espaço e importância dentro das empresas, passando de um nível de suporte para estratégico. 

Isso porque o mundo da tecnologia está se desenvolvendo com uma rapidez incrível, e o setor dentro das empresas precisa acompanhar essa evolução.

Com isso, diversas responsabilidades se tornam encargo da equipe de TI, como a manutenção dos equipamentos de toda a empresa, o suporte a outros departamentos e a clientes de determinadas corporações, monitoramento e análise de dados, definição de estratégias de competitividade, entre muitas outras.

Com isso, foi ficando cada vez mais difícil para as empresas que não têm a tecnologia como atividade-fim darem conta de todas essas demandas, e é nesse ponto que a terceirização de serviços em TI se apresenta como uma saída muito satisfatória.

Além de contratar profissionais com a capacitação e certificações em dia no mercado, a terceirização permite otimização do tempo de resposta para chamados, tanto internos quanto externos, uma vez que uma equipe completa e devidamente alocada estará responsável por resolver cada situação.

A segurança da informação fica, da mesma forma, reforçada, evitando que a empresa venha a sofrer com ataques cibernéticos e perda de dados, por exemplo.

Estes são apenas alguns exemplos de setores que podem ser terceirizados de forma a otimizar os processos da sua empresa. Lembre-se de que a definição da melhor estratégia dependerá do contexto do seu negócio.

Gostou de saber mais sobre como a terceirização de serviços aumenta a produtividade? Confira também nosso artigo sobre os benefícios da gestão de TI da NetSupport!