Certificações em TI: lista definitiva das que você precisa ter

Certificações em TI: lista definitiva das que você precisa ter

Certificação de TI

Se você quer ser um profissional da área de Tecnologia da Informação, é bom já ir pesquisando sobre as certificações em TI que farão com que você se destaque no mercado.

Essa área é uma das mais amplas e acessíveis do mercado de trabalho e, basicamente, pode ser empregada em qualquer campo de conhecimento.

A questão é que, ainda que seja bastante abrangente, esse setor está em constante aprimoramento e, portanto, quem investe em cursos que atualizam sobre as novas ferramentas, sem dúvida está um passo à frente do concorrente que não se dedica a isso.

É mais do que imprescindível que seu currículo prove que você realmente está conectado com as novas tendências da área, além de estar capacitado para trabalhar com elas.

As certificações em TI mostram não apenas esse lado comprometido com as novas tecnologias, mas também que empresas conceituadas testaram e aprovaram seus conhecimentos na área.

Nem precisamos dizer que quanto mais capacitado você for, mais chances você tem de ganhar um salário melhor, certo?

Pensando em ajudar você a saber mais sobre esse tão sonhado reconhecimento, preparamos este artigo, que vai mostrar tudo o que você precisa saber.

Continue lendo para saber quais são as certificações de TI e o que cada uma delas qualifica.

Principais certificações em TI

Se você quer começar a investir em capacitação profissional, ou simplesmente está buscando saber mais sobre como se tornar um bom profissional, essa lista que preparamos a seguir será um bom começo para você que não conhece muito sobre certificações em TI.

Confira!

1. Certificação ITIL

Uma das certificações de TI mais importantes é a ITIL – Information Technology Infrastructure Library, que é uma das mais requisitadas e populares do mercado.

Por esse motivo, ela tem um preço mais alto do que as outras certificações do mercado.

Essa certificação é um guia formado por cinco livros e que se concentra nas habilidades do profissional em planejar, entregar e suportar um departamento de TI, contribuindo para o crescimento do negócio.

É indicada especialmente para gestores de tecnologia, inovação, entre outros cargos. Mas também é considerada importante para profissionais de TI que atuam mais fortemente em execução.

A ITIL é dividida em quatro níveis que certificam o profissional a atuar de forma estratégica na melhoria da produtividade, redução de custos e satisfação dos clientes por meio da gestão em TI.

2. Certificação CISSP

A CISSP, ou Certified Information Systems Security Professional, é uma das principais certificações para quem quer investir em segurança da informação, pois tem, inclusive, reconhecimento no mundo inteiro.

Ela oferece uma abrangência que permite que você trabalhe em diversas frentes tecnológicas dessa área, como desenvolvimento de softwares, aplicativos, computação na nuvem, entre outras, tanto em setores públicos quanto privados.

Os profissionais que investem nessa certificação são capazes de atuar de forma competente no combate a ataques cibernéticos, monitoramento de redes para evitar a violação de dados e na conscientização da organização sobre a importância da segurança da informação em todos os níveis.

Essa certificação poderá ser adquirida através de um teste formado por 250 questões, com duração de 6 horas, em que o profissional deve conseguir uma nota maior que 700, de um total de 1.000.

3. Certificação DELL EMC

A EMC é também uma das certificações em TI de caráter bem abrangente.

Ela é responsável por validar as habilidades do profissional de TI em planejar, implantar, gerenciar e alavancar a infraestrutura de informações na empresa, seja em servidores hospedados ou virtuais.

O conteúdo oferecido é bastante completo e acessível no que diz respeito a tecnologias de armazenagem de informação, virtualização, computação em nuvem, entre outras.

4. Certificação PMP

PMP, ou Project Management Professional, é uma das certificações em TI voltada para a qualificação de gerentes de projetos dentro do setor.

Atualmente, aqueles que são capacitados para esse cargo são muito procurados e escassos.

Isso por si só já faz desse certificado uma ótima opção para quem quer se destacar no mercado de trabalho.

Para conquistar o certificado, é preciso ter cinco anos de experiência prévia em gerenciamento de projetos, um diploma, um total de pelo menos 7.500 horas na direção de um projeto e outras 35 horas em aulas sobre o assunto.

5. Certificação MCSD

Mais uma das certificações em TI que você certamente deve incluir na sua lista de desejos é a MCSD, ou Microsoft Certified Solutions Developer.

Emitido pela Microsoft, o certificado tem validade de dois anos e habilita você a desenvolver aplicações web em ambiente Windows.

O processo para obtenção dessa certificação é formado por três etapas e, ao fim, você estará qualificado para posições como desenvolvedor ou administrador web.

6. Certificação CCIE

A Cisco Certified Internetwork Expert, ou CCIE, é uma das certificações em TI de maior valorização e nome no mercado, porém pouquíssimos profissionais a conquistam.

Para conquistá-la, é preciso passar por duas etapas que envolvem um difícil e complexo exame escrito e teste laboratorial, o que faz com que quem o tenha seja considerado exímio engenheiro de rede.

7. Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL

Esta é uma certificação voltada para programadores que buscam se especializar em criação de aplicativos que funcionam por meio de bancos de dados SQL.

Porém, administradores, programadores e especialistas em TI que desejam adquirir esta certificação precisam antes obter a Oracle PL/SQL Developer Certified Associate como requisito.

Como saber qual das certificações em TI é ideal para mim?

É comum que algumas empresas optem por exigir determinados certificados para que o funcionário possa executar as tarefas que serão demandadas a ele.

Nesses casos, os certificados serão muito mais do que diferenciais, serão requisitos.

Portanto é interessante pesquisar as suas vagas de interesse e se elas fazem esse tipo de exigência.

Mas pensando de uma forma mais geral, essa escolha dependerá da área em que você vai se especializar, porque existem certificações em TI específicas para cada uma delas.

Também é importante levar em consideração a empresa que emite o certificado, assegurando-se de que é de autenticidade confiável e realmente mede as habilidades e os conhecimentos que se propõe a avaliar.

 

Ficou interessado em alguma das certificações em TI que mostramos? Esteja sempre por dentro dos temas relacionados à Tecnologia da Informação através do nosso site.

Voltar

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *