Carreira em TI: entenda todas as possibilidades dessa área

Carreira em TI: entenda todas as possibilidades dessa área

Carreira em TI

Muito se fala da importância da TI nos dias atuais. Após passar de um patamar de suporte para departamento de destaque dentro das empresas, seguir uma carreira em TI se tornou uma opção muito promissora.

Tanto para quem está começando a construir uma carreira, quanto para quem decide mudar de área, a tecnologia da informação é um caminho que oferece um leque de possibilidades de atuação.

 

Além disso, com o crescimento da importância desse setor, há uma alta demanda na procura de profissionais capacitados que possam ocupar as vagas que vão surgindo.

 

Se você planeja seguir carreira em TI, este texto é para você!

 

Vamos falar sobre possibilidades da carreira em TI, quais funções são desempenhadas em cada cargo e o que você deve fazer para se tornar esse profissional tão requisitado!

 

Continue lendo!

Opções de carreira em TI

A expansão da tecnologia da informação levou ao surgimento de diversas subáreas de atuação que possibilita a escolha de uma carreira em TI baseada em atividades voltadas para o tipo de trabalho que o profissional tem interesse em desenvolver.

 

Algumas destas modalidades de atuação você talvez nem conheça ainda! Por isso, vejamos em mais detalhes as principais divisões do setor que podem ser úteis e promissoras para sua escolha:

Segurança em TI

Uma das opções promissoras de carreira em TI é no setor de segurança.

 

O profissional de segurança em TI é responsável por gerenciar as oportunidades de aplicação da tecnologia.

 

Seu trabalho gira em torno da proteção das informações da empresa, criando uma barreira entre todos os tipos de ameaças que podem prejudicar a saúde do negócio.

 

Ele busca em sua rotina de trabalho minimizar os riscos e aumentar o retorno sobre investimentos e oportunidades da empresa.

 

A vantagem de seguir essa carreira é que ela está em alta uma vez que a segurança é um fator cada vez mais estimado dentro das corporações, sejam elas de porte pequeno, médio ou grande.

 

O salário também tem boas prospecções de acordo com a evolução do profissional, podendo chegar a R$ 20 mil.

 

Para seguir essa opção de carreira em TI, o profissional pode optar por fazer um curso de Segurança da Informação e se tornar um especialista no assunto.

Suporte técnico

O técnico em informática é um dos profissionais mais tradicionais da carreira em TI. 

 

Isso pois, muito antes da tecnologia da informação ficar tão em evidência, quando os computadores começaram a tomar importância na vida das pessoas, ele já era um especialista muito requisitado.

 

A vantagem dessa profissão é que, com a tecnologia avançando, ela vem ficando cada vez mais estável e valorizada.

 

Ter um técnico em informática é essencial para qualquer empresa, ainda mais para aquelas que não têm a tecnologia como principal negócio.

 

Os profissionais dessa área trabalham para resolver problemas cotidianos de seus clientes internos, realizando atividades como consertar computadores e garantir o acesso à Internet e também aos sistemas da empresa. 

 

É importante que, ao escolher essa especialidade, você faça um curso técnico e busque constantemente se atualizar, para que suas habilidades não se tornem obsoletas!

Programação de sistemas e redes

A carreira de TI em sistemas, redes ou infraestrutura é uma área bastante promissora e que trata do planejamento, desenvolvimento e implantação de projetos de TI dentro de um negócio. 

 

Isso significa que esse profissional é quem deve gerenciar um projeto em todos seus estágios, planejando e gerenciando toda área de TI que envolve infraestrutura e sistemas, engenharia de processos.

 

Deve também elaborar estratégias e procedimentos de contingências, garantindo a segurança a níveis de dados, acessos, organizando auditorias e dando continuidade dos serviços.

 

Os técnicos em sistemas podem ainda trabalhar como consultores em outras áreas, orientando outros colaboradores  a instalar e utilizar softwares.

 

Para isso, o curso de Sistemas de Informação é o ideal para oferecer a capacitação para todas essas habilidades e possibilidades de atuação.

Desenvolvimento de software

 

A carreira de TI em desenvolvimento de software é voltada para o profissional que busca ser especialista em programação. 

 

É comum que os profissionais optem por se especializar em uma linguagem de programação específica e acabem ingressando no segmento de mercado trabalhando diretamente com ela.

 

Atualmente essa é uma área de atuação também bastante aquecida por conta da necessidade das empresas em personalizar seus sistemas web e construir projetos mais sólidos, porém também mais complexos.

 

O interessado em seguir por esse viés da carreira em TI pode cursar Engenharia de Software ou outros cursos de computação correlatos, buscando por uma especialização posteriormente.

Projetos de ERP

 

Os profissionais especialistas em projetos de ERP (Enterprise Resource Planning) têm atividades complexas, sendo ao mesmo tempo funcional e programador.

 

Isso porque ele atua no primeiro contato com o cliente e na definição das necessidades, até a construção do projeto em si.

 

Suas atividades se baseiam, em um primeiro momento, no levantamento de requisitos, mapeamento de processos e modelagem de dados. Além disso, ele também estuda e coloca em uso modelos de sistemas de acordo com as regras estabelecidas pelo negócio. 

 

Após a fase de programação, esse profissional é que cuida da parte de corrigir bugs técnicos, indicando o caminho a seguir, mostrando possíveis soluções. 

 

Outra função do gestor de projetos em ERP é treinar os usuários e criar a documentação de instrução. Como todas as empresas têm investido em sistemas de gestão interna, esse profissional também vem sendo muito requisitado.

Gestão da Informação

O Big Data tem revolucionado o mercado uma vez que as empresas utilizam o imenso volume de dados para traçar perfis sobre clientes, fazer previsões e identificar novos padrões e oportunidades.

 

Para tanto é preciso um profissional que saiba interpretar todos esses dados, certo? Esse é o papel do gestor de informação ou banco de dados.

 

Ele é o responsável pelo gerenciamento, instalação, configuração, atualização e monitoramento de um banco de dados ou sistemas de uma ou mais empresas.

 

Esse conhecimento por ser adquirido através de um bacharelado, e em seguida, o profissional pode optar por se especializar em um banco de dados específico, como Oracle ou SQL, por exemplo.

Gostou das nossas dicas de opções para seguir na carreira em TI? Confira também mais certificações que farão de você um profissional ainda mais capacitado!

 

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *