Tudo sobre body shopping de TI e por que optar por esse serviço

Tudo sobre body shopping de TI e por que optar por esse serviço

Body Shopping

O profissional antenado sobre tudo o que acontece no mundo da Tecnologia da Informação sabe bem que as novidades tecnológicas, assim como as diferentes estratégias de controle, organização e contratação estão em constante adaptação. Pensando nisso, você está ciente do que é body shopping?

Sabemos que a terceirização é uma tendência com vantagens tanto para as empresas envolvidas quanto para os profissionais. Mas entender que tipo de terceirização é ideal para o seu negócio é essencial para atingir resultados relevantes.

No artigo de hoje, você vai entender melhor do que se trata a prática de body shopping no setor de TI, quais suas especificidades e também as vantagens de incorporar essa possibilidade.

Continue lendo!

A terceirização em TI

É comum as empresas enfrentarem diversos desafios na busca por solidez nos negócios. 

Esses desafios são das mais variadas complexidades, e é fato que o setor de TI é muito importante no sentido de auxiliar a superação de cada um desses obstáculos.

Nos dias de hoje, uma empresa dificilmente se mantém firme sem o suporte do departamento de TI.

Mesmo com a absorção de recursos tecnológicos, as organizações enfrentam muitos problemas, principalmente em decorrência da falta de uma estratégia em seu uso de TI e pela dificuldade em alavancar seu modelo de negócio.

É por isso que não basta investir em tecnologia, é preciso entender mais sobre as ferramentas estratégicas que constroem uma boa performance e um bom atendimento em TI.

A terceirização, por exemplo, é uma alternativa que as empresas têm enxergado para melhorar o desempenho sem gastar muito com treinamento.

Afinal, contratar profissionais não é uma tarefa fácil e muito menos rápida. Recrutar candidatos, realizar entrevistas, análises de currículo e todos os processos de seleção e contratação tomam muito tempo.

Como o setor de TI vive de inovação, é preciso ainda investir na capacitação desses profissionais, pois o aperfeiçoamento deles significará melhor desempenho da empresa também.

Como sabemos, nada disso fica barato, mas investir nos profissionais é investir na empresa.

Infelizmente, nem sempre se responsabilizar por tudo isso é vantagem para as empresas, e a terceirização surge como uma forma de ter o melhor profissional sem necessariamente se preocupar em selecioná-lo e capacitá-lo.

O outsourcing de TI, nesse sentido, é uma estratégia mais parecida com o modelo tradicional de terceirização que a maioria das pessoas já conhece, pois diz respeito à contratação de uma empresa de TI que será totalmente responsável por esse departamento dentro da empresa contratante.

Já o body shopping, por outro lado, é uma opção também muito interessante, dependendo do seu tipo de negócio. 

Saiba mais sobre essa modalidade a seguir.

O que é body shopping?

Body shopping é uma modalidade de terceirização mais voltada para a alocação específica de profissionais de uma área – no caso, de TI – que sejam especialistas em determinado segmento.

Nesse caso, a própria empresa gerencia o departamento de TI, mas contata uma consultoria ou terceirizada para buscar o profissional especializado, que ficará por conta de demandas que exijam o conhecimento dele, intermediando a alocação deste na empresa que necessita do seu serviço.

Conseguiu ver a diferença?

Vejamos, a seguir, as vantagens de adotar o body shopping na sua empresa.

Por que adotar o body shopping?

Devemos ter em mente, antes de mais nada, que a implementação do body shopping nas empresas é uma estratégia de negócios que, acima de tudo, busca a maximização da produtividade e a geração de receita nas organizações. 

Ou seja, isso não significa simplesmente um corte de custos. Há mais interesse por trás disso, visto que é uma forma de contribuir para a sustentabilidade dos negócios da empresa. 

Podemos dizer que, em geral, a adoção do modelo de body shopping se relaciona com a falta de profissionais especialistas internos para determinado tipo de tecnologia.

Isso porque leva-se muito tempo até conseguir de fato capacitar um profissional em um tipo específico de aparato tecnológico, serviço ou afim, e sabemos que atualmente essas novidades não param de surgir.

Por outro lado, podemos pensar de forma analítica.

A partir do momento em que um profissional terceirizado é inserido na equipe, ele será capaz de naturalmente viabilizar o aprendizado de um profissional já inserido no quadro de funcionários da companhia.  

Assim, além de promover a implantação de uma nova forma de trabalho, esse profissional possibilitará também a preparação de alguém para dar continuidade e sustentação ao trabalho ele.

A seguir, vamos ver, de forma mais detalhada, quais são os benefícios de se adotar o body shopping na sua equipe de TI.

Vantagens do body shopping em TI

Se você chegou até aqui e ainda está na dúvida se realmente vale a pena investir em body shopping em TI, vamos falar agora, de forma mais direta, quais são os benefícios dessa estratégia para que você possa se decidir.

Menor custo

Como já dissemos anteriormente, um benefício lógico e mais visível que o gestor pode perceber com o body shopping é justamente a economia que ele irá fazer.

Isso considerando que, a partir do momento em que um funcionário especialista é diretamente alocado na empresa, o gestor não irá precisar investir em treinamentos e capacitação de todo o seu corpo de funcionários internos.

Facilidade na contratação

Quem já lidou minimamente com o mercado de trabalho sabe muito bem o gasto com tempo e encargos que o regime CLT demanda na contratação de um novo profissional. 

O body shopping atua como uma solução que auxilia na diminuição da sobrecarga e dor de cabeça que toda essa burocracia representa para o setor de Recursos Humanos da empresa.

Foco no que realmente importa

Ao contratar profissionais já especializados, além de poupar o tempo com capacitação e burocracias de contratação, o gestor poderá dedicar seu tempo ao que realmente importa: o foco de negócio da empresa.

Atendimento rápido a questões pontuais

Com o body shopping em TI, você não precisará se preocupar por não ter um técnico preparado caso surja um problema pontual na empresa. 

Com a presença do técnico especializado, fica muito mais fácil resolver questões inesperadas, pois a empresa estará mais preparada.

Este foi nosso artigo sobre body shopping em TI. Gostou desse tema? Confira também nosso texto que explica ainda melhor quais as vantagens da terceirização de serviços em TI.

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *