4 técnicas para aumentar as vendas no PDV usando beacons

4 técnicas para aumentar as vendas no PDV usando beacons

Quando falamos em tecnologia no varejo, muita gente já associa isso às lojas virtuais e aplicativos. Porém, os pontos de venda físicos também já estão se beneficiando muito das possibilidades oferecidas pelas soluções que chegam ao mercado. Uma delas é a tecnologia beacon.

Lançada em 2013 pela Apple (padrão iBeacon), essa ferramenta já está sendo explorada por outras empresas e setores, sendo o varejo um dos principais deles. 

Isso porque ela contribui muito para a melhoria da experiência do cliente, fortalecendo o relacionamento e criando uma interação personalizada. Ou seja, tudo que o consumidor moderno espera hoje em dia.

Quer saber mais sobre a tecnologia beacon e como ela pode ser vantajosa para seu PDV? Então continue lendo!

O que são e como funcionam os beacons?

Também chamados de dispositivos BLE (Bluetooth Low Energy), os beacons são ferramentas de geolocalização para ambientes fechados. Seu princípio está na interação entre dispositivos e pessoas, sendo mais uma das fortes tendências do conceito de Internet das Coisas.

Como o nome sugere, eles funcionam como um dispositivo bluetooth que consome menos energia, mas que são capazes de identificar outros dispositivos móveis próximos.

Assim, quando instalados em um estabelecimento, os beacons emitem ondas de rádio com uma melhor penetração nas paredes do local. Quando um cliente entra no local, imediatamente o smartphone dele se torna o receptor dos sinais. 

Ok, mas qual a finalidade disso?

Imagine que o cliente em questão esteja entrando no seu estabelecimento sem compromisso nenhum, apenas para passar o tempo. 

Caso ele tenha o aplicativo de compras da loja e esteja com o bluetooth ativado, os beacons poderão enviar para ele uma oferta vigente naquele dia.

Pode parecer algo muito simples, mas acredite, faz toda a diferença. Receber uma oferta instantaneamente, além de surpreender esse cliente e fazer com que ele dê mais atenção ao seu estabelecimento, é algo que cria uma sensação de exclusividade e de oportunidade imperdível.

As chances desse cliente concluir uma compra serão muito maiores depois dessa ação. A sinalização do beacon diretamente em seu celular já é o primeiro passo para uma experiência diferenciada.

Quais as vantagens de usar beacons?

Não importa qual o seu tipo de negócio, há sim muitas vantagens envolvidas no uso de beacons. Além de ser um diferencial de inovação, podemos citar, por exemplo:

Ótimo custo-benefício

Os beacons não são dispositivos caros. Mas, apesar de serem uma tecnologia bem simples, eles podem ser transformadores para seu negócio. 

Eles fazem com que a informação relevante chegue ao seu destino de uma forma ágil e instantânea, sem sequer precisar de uma conexão com a internet.

O custo da tecnologia beacon é acessível, e o aparelho, que funciona como um roteador Wi-Fi, pode ser instalado em paredes ou produtos, de acordo com o local que propicie o máximo funcionamento do dispositivo.

Diferencial para a marca

Quanto mais diferenciada e única for a experiência de um cliente, mais uma marca será especial para ele. O mercado varejista, por exemplo, é muito competitivo. 

São diversas marcas brigando pela atenção do consumidor e ele muitas vezes fica cansado de ver sempre a mesma coisa.

No momento em que você investe em uma solução que inova, de alguma forma, o caminho da jornada de compra, você já está saindo na frente dos concorrentes. A tecnologia beacon oferece essa vantagem.

Atendimento personalizado

Além de notificar o cliente instantaneamente, o que já é algo incrível e que capta a atenção desse consumidor, é possível ainda personalizar esse atendimento com beacons. 

Isso porque o dispositivo pode resgatar o histórico de relacionamento dele com sua empresa, aumentando as chances de venda. Afinal, condições especiais e ofertas exclusivas são sempre atrativos poderosos!

Gestão empresarial ágil

A tecnologia beacon também é muito útil na gestão empresarial. Com crachás e equipamentos associados a essa tecnologia, é possível encontrar colaboradores mais facilmente, conquistando a eficiência na rastreabilidade de pessoas.

Os beacons também podem ser usados para controle de acesso a determinados locais da empresa, registro de permanência por horários e horas, e localização rápida de pessoas em caso de emergência.

Especialmente nas indústrias, essas funcionalidades dos beacons são muito úteis, facilitando a gestão de pessoas dentro da planta industrial.

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Como os beacons podem ser utilizados no seu PDV?

Até aqui já pudemos ver que os beacons têm um potencial muito promissor, certo? Mas se você atua no varejo e quer entender de fato como essa tecnologia pode aumentar suas vendas, saiba que as possibilidades vão além de uma notificação no celular.

É possível incluir toda uma estratégia por trás disso, direcionando suas campanhas de marketing e atração de forma a conquistar os clientes que passam pela sua loja. Veja:

1. Análise do comportamento dos clientes

Você sabe qual o comportamento do seu público quando está dentro da sua loja? Que tipos de produtos ele gasta mais tempo olhando e quanto tempo em média costuma ficar lá dentro?

Esse tipo de informação é muito útil! O tempo de permanência pode ser comparado a uma taxa de rejeição, por exemplo, e os beacons podem fornecer essas informações.

O consumidor que entra, passa os olhos pelos produtos rapidamente e sai da loja sem se deter em nenhum ponto, mostra que não gostou de nada do que viu ali ou simplesmente foi indiferente. 

Agora imagine se isso acontece com várias pessoas e, pior, com mais da metade dos visitantes do seu estabelecimento?

Os beacons, ao fornecerem esses insights, chamam a atenção para isso e mostram que algo está errado. A partir disso, você poderá fazer as mudanças necessárias e acompanhar a evolução desse comportamento do consumidor.

2. Análise da conversão da vitrine

A vitrine é o cartão de visitas de uma loja. O objetivo dela é ser atraente o suficiente para que o cliente decida entrar na loja e conferir o que tem lá dentro. Com tantas vitrines pelas ruas, como saber se a sua realmente está se destacando?

Os beacons ajudam a avaliar a conversão da sua vitrine. Ao monitorar o deslocamento dos clientes próximos, é possível identificar quantos pararam em frente a ela e de fato entraram na loja em seguida. 

Se esse número for muito baixo, por exemplo, vale pensar em uma estratégia mais robusta e investir mais no visual desse espaço tão importante do seu estabelecimento.

3. Ofertas-relâmpago

O consumidor adora uma oferta relâmpago, certo? Imagine o impacto de receber uma diretamente no celular, assim que se aproxima da loja!

Essa é uma forma de utilizar os beacons para captar o cliente e trazer ele para dentro do estabelecimento, aumentando as chances de conversão.

4. Relacionamento

As notificações por push emitidas pelo sinal dos beacons não precisam ser apenas para fins de venda. Elas também servem para mostrar ao cliente que a marca se importa com o público e com a presença dele na loja física. 

Por isso, uma notificação celebrando ou agradecendo a visita do cliente que se dispôs a visitar a loja é uma forma de deixar uma boa impressão e também de se diferenciar da concorrência.

Curtiu a tecnologia beacon e quer saber mais sobre inovação no varejo? Entenda também a importância do suporte técnico nas lojas.

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