Aumente agora a velocidade do Wi-Fi da sua empresa!

Blog-NetSupport-aumentar-velocidade-wi-fi

Que empresa hoje não possui uma rede Wi-Fi? Esse é um recurso indispensável para qualquer negócio, isso não é nenhum segredo.

Proporcionar uma conexão Wi-Fi de qualidade para colaboradores e visitantes se tornou uma necessidade. Uma rede sem fio mais veloz, faz toda a diferença na rotina de trabalho de qualquer pessoa.

Com o objetivo de ajudar a aumentar a velocidade da conexão Wi-Fi do seu negócio, nossos Supporters separam dicas valiosas. Aproveite essa leitura, e aprenda alguns dos principais truques de profissionais especialistas no assunto.

Esse artigo contou com a colaboração dos Supporters Osvaldo Marques, Alex Coacci e Gustavo Souza.

Por que o Wi-Fi é tão importante?

Uma das razões para a importância da rede Wi-Fi, é o fato da maioria dos acessos à internet, no Brasil, serem realizados através de dispositivos móveis. Informações do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), revelam dados interessantes sobre o tema.

Segundo o IBGE, em 2015, 92,1% dos acessos à internet no país passaram a ser realizados através de aparelhos móveis. Celulares, tablets e afins dependem exclusivamente de conexões sem fio, tais como 3G, 4G, e claro, o Wi-Fi.

Nas empresas, o seu papel também é imprescindível. A modernização dos escritórios trouxe mudanças que beneficiaram o uso do Wi-FI.

As tecnologias em nuvem são um bom exemplo. Como permitem o acesso de dados através de qualquer dispositivo, elas eliminaram a necessidade de estações fixas e redes cabeadas. As rotinas mais flexíveis e a possibilidade de trabalho remoto também influenciam esse cenário.

O que levar em consideração na hora de configurar o Wi-Fi?

Algumas ações simples podem ajudar a aumentar a velocidade da sua conexão.

No momento da compra do roteador, por exemplo, certifique-se de checar as qualificações do equipamento selecionado. Tenha certeza que ele será capaz de atender às necessidades do seu negócio.

A escolha e contratação da banda larga também tem papel essencial. De nada adiantará ter um equipamento de ponta, se o plano de internet escolhido não for adequado.

O posicionamento do roteador é outro fator importante. Deve-se instalá-lo em um local amplo, para garantir a abrangência e fluidez da rede.

Supporter, Osvaldo Marques, orienta: “Observe a estrutura do prédio ou escritório. Leve em consideração suas divisórios, quantidade de salas e ambientes. Quanto menos paredes, melhor”.

Leia também: Como aumentar a velocidade da internet no meu negócio?

Posso usar um roteador doméstico em minha empresa?

Seu uso não é totalmente vetado, mas, mesmo assim, não é recomendado.

É sempre oportuno ressaltar que os ambientes domésticos e corporativos possuem necessidades diferentes. No caso de uma empresa com até 10 computadores, o uso de um roteador doméstico pode vir a ser estudado.

Entretanto, o Supporter, Alex Coacci, alerta os usuários sobre o uso de roteadores domésticos: “Poder usar, até pode. Porém, ele não terá a mesma eficiência e recursos que um roteador profissional terá, como controle de banda, por exemplo”.

Além disso, considere também as configurações extras de segurança que um equipamento corporativo poderá agregar ao seu negócio.

Dicas infalíveis para aumentar a velocidade da rede Wi-Fi

Apesar de simples, estas orientações ajudarão o seu negócio a utilizar toda a capacidade de sua rede sem fio.

Posicione o roteador corretamente

Esse é um ponto que vale a pena reforçar. O posicionamento do aparelho influencia radicalmente no alcance da rede. Instale o roteador em um local abrangente. Inclusive, fique à vontade para reposicioná-lo quando achar necessário;

Use pontos de acesso

Repetidores de sinal ou pontos de acesso, são uma excelente forma para replicar o sinal de um roteador central.

Esses aparelhos evitam que muitas pessoas fiquem conectadas em um único dispositivo ao mesmo tempo. Eles podem ajudar a prevenir quedas na conexão, além de oferecer mais velocidade à internet;

Faça atualizações

Atualizações de software e hardware sempre trazem melhorias para o funcionamento dos equipamentos. Evite postergar esse processo. Faça sua instalação assim que elas forem disponibilizadas.