Como aumentar a velocidade da internet no meu negócio?

Como aumentar a velocidade da internet no meu negócio?

velocidade da internet

Velocidade da internet. Essa é a primeira característica que os usuários buscam em sua conexão. No ambiente corporativo, principalmente, contar com uma internet ágil é garantia de realizar tarefas com mais rapidez.

Contratar o plano adequado para as necessidades do seu negócio é o primeiro grande passo. Porém, existem outros fatores que também podem ajudar a tornar a conexão muito mais potente. O próprio usuário tem o papel importante nesse processo.

Coloque as dicas abaixo em prática e aumente a capacidade da sua conexão com a internet.

As dicas que vão aumentar a velocidade da internet na sua empresa

Você não precisa sofrer com uma conexão lenta da internet. Basta ficar atento ao ranking de dicas que montamos especialmente para a sua empresa, elas são:

  • Escolher o equipamento certo;
  • Limpar dados de navegação;
  • Faça atualizações;
  • Atenção com o número de usuários conectados ao Wi-Fi;
  • Abra menos janelas e abas;
  • Fique alerta com os vírus.

Escolher o equipamento certo

A velocidade de sua internet está diretamente ligada aos atributos dos equipamentos. Mesmo que haja uma boa banda larga, se os dispositivos não tiverem capacidade suficiente, a conexão terá baixo desempenho.

Um modem ultrapassado ou um computador obsoleto podem ser um empecilho nesse momento. Avalie as condições dos equipamentos escolhidos, para garantir o acesso de qualidade à internet.

Limpar dados de navegação

Os navegadores acumulam os seus próprios arquivos temporários, assim como o computador em geral. Esses dados são chamados de cookies e cache

Apesar de ter certa importância para a navegação, é aconselhável excluí-los regularmente. O Supporter, Lino Gomes, resumiu o processo de forma simples: “Eu sempre recomendado a limpeza de cookies para os usuários. No Google Chrome, basta pressionar ctrl + h e selecionar a opção ‘Limpar dados de navegação’. Confirme a ação, e os dados serão eliminados. Dependendo do navegador, esse comando pode mudar, mas todos possuem alguma opção equivalente”.

Faça atualizações

Sempre que o navegador liberar novas versões, busque instalá-las o quanto antes. As atualizações costumam trazer novos recursos e correções, que podem melhorar seu desempenho.

Atenção com o número de usuários conectados ao Wi-Fi

Conforme apontado pelo Supporter, Guilherme Rhein: “Quanto mais equipamentos conectados, simultaneamente, para acessar a internet, mais lento fica o acesso. Isso acontece por que a internet acaba sendo compartilhada entre todas as máquinas”.

O ideal é que um único equipamento tenha entre 20 e 30 usuários conectados. Uma solução, para evitar que esse tipo de problema aconteça, é instalar pontos de acesso no ambiente. Desta forma a conexão poderá ser melhor aproveitada.  

Abra menos janelas e abas

Quando há mais de uma janela do navegador aberta, elas dividirão a conexão. Consequentemente, a internet ficará mais lenta em ambas as janelas.

Por isso, prefira utilizar abas ao invés de janelas. Mas, mesmo assim, tome cuidado também com o número de abas abertas.

Fique alerta com os vírus

É importante lembrar que a lentidão nos navegadores é um dos primeiros sinais de infestação de vírus. Por isso, fique atento a situações que podem deixar o seu computador vulnerável. Algumas recomendações que podem protegê-lo:

  • Bloqueie os pop-ups em seu navegador, para evitar que propagandas e links duvidosos sejam exibidas. Quando sites confiáveis precisam utilizar esse recurso, eles costumam pedir autorização do usuário. Nesse caso, autorize os pop-ups apenas nesse momento.
  • Evite usar seu e-mail corporativo para assuntos pessoais, é a Dica do Supporter, Juliano Gancev: “Use seu e-mail do trabalho somente para assuntos profissionais. A chance de infectar o computador é maior se há o costume de usar o e-mail corporativo para fins pessoais”.
  • Evite instalar as famosas extensões de programas em seu navegador. Além de deixar a conexão mais lenta, elas podem trazer consigo alguns tipos de vírus.

Aplique essas dicas em seu dia a dia, para aproveitar a sua conexão com a internet ao máximo. Em caso de dúvidas, procure a ajuda de um profissional de TI experiente, como os Supporters.

Quer melhorar ainda mais a sua experiência? Aproveite e leia algumas dicas para melhorar o desempenho do seu computador.

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *