Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

Blog

Tudo que você precisa saber sobre tecnologia em um só lugar.

Alocação de profissionais de TI: vale a pena na minha empresa?

Alocação de profissionais de TI: vale a pena na minha empresa?

A alocação de profissionais de TI é uma estratégia para empresas que buscam por uma maior eficiência operacional e melhor custo-benefício, em comparação ao modelo de contratação convencional.

Com a economia em ritmo desacelerado e tendo que constantemente sobreviver a fortes impactos, como os da crise da COVID-19, por exemplo, líderes corporativos buscam formas inteligentes de reduzir custos sem impactar a produtividade.

Uma das maneiras de colocar essa ideia em prática tem sido apostar no Body Shop de TI, ou seja, na alocação de profissionais que podem oferecer um serviço especializado para as demandas específicas do negócio.

Neste artigo você vai conferir as principais informações sobre alocação de profissionais de TI, como:

  • O que é Body Shop de TI;
  • Quais os benefícios da alocação de profissionais;
  • Como escolher o fornecedor ideal;
  • Como a NetSupport pode te ajudar.

O que é Body Shop de TI?

O Body Shop de TI é uma categoria de contratação de serviços terceirizados, porém é mais específico do que a terceirização convencional. 

Em outras palavras, ao invés de contratar uma equipe inteira para compor o departamento de TI da sua empresa, você estará contratando apenas profissionais especialistas em determinado assunto, buscando pela solução para um problema ou pela criação de uma estratégia.

Ou seja, é uma contratação temporária e focada em projetos específicos, como a otimização da gestão interna por meio de um Enterprise Resource Planning (ERP).

Sendo assim, a alocação de profissionais de TI é uma forma de montar uma equipe eficiente sem necessariamente precisar contratar todos os membros dela como efetivos.

Quais os benefícios da alocação de profissionais de TI?

Apostar na alocação de profissionais é uma medida que oferece à gestão uma série de benefícios únicos, que não poderiam ser obtidos através de uma equipe fixa. 

Vejamos a seguir os principais deles:

Redução de custos

Sabemos que a contratação de novos colaboradores representam novos gastos fixos para a empresa, que incluem o salário, os benefícios e os tributos. 

Com a alocação de profissionais, a empresa terá gastos com essa equipe apenas enquanto durar o projeto para o qual ela foi destinada.

Ter uma equipe mais qualificada também faz toda a diferença para a redução de custos, visto que ela será eficiente para lidar com o projeto. 

Contratando uma equipe por conta própria, as chances da sua empresa ter que arcar com profissionais além do necessário ou ter uma equipe desfalcada e que não dá conta do serviço, são muito mais altas.

Buscando por uma empresa parceira, você pagará por um valor fixo, enquanto ela decidirá quantos profissionais são necessários para executar as tarefas em questão.

Flexibilidade

Para muitas empresas que não têm a TI como atividade-fim, fica muito difícil sustentar um departamento de TI. 

Por outro lado, uma equipe dessa área não é algo de que se possa abrir mão, independente do segmento.

Estamos passando pela transformação digital e qualquer organização com visão inovadora e que quer se manter no mercado precisa investir em soluções tecnológicas

Como consequência, ela vai depender de um suporte, seja estratégico ou operacional.

Porém, essa necessidade é mais voltada para fins de manutenção de equipamentos ou criação de projetos estratégicos, por exemplo.

Ou seja, vão haver períodos em que a equipe de TI será mais requisitada e, em outros, nem tanto.

Ter uma equipe parada não é inteligente para nenhuma empresa e por isso a alocação de profissionais é tão vantajosa. 

Ela permite focar no core-business e executar um número maior de projetos, com mais agilidade.

Livre das burocracias, é possível alternar a equipe entre projetos diversos e suspender de forma simples a atividade desses profissionais alocados para fins mais específicos, sem se preocupar com questões relacionadas ao processo de demissão.

Profissionais ideais

Contratar profissionais certos para a atividade que a empresa precisa desenvolver não é uma tarefa fácil. 

O departamento de RH precisa elaborar todo um sistema para identificar as habilidades do candidato e, por mais eficaz que o processo seja, nem sempre o novo colaborador se adapta bem.

Com a alocação de profissionais, esse é outro risco nulo. 

Você terá a certeza de estar contratando alguém com as qualificações necessárias para a vaga, que além de tudo já contará também com o treinamento necessário para atuar, economizando também o tempo de adaptação.

No último caso, se por alguma razão algum profissional contratado não se der bem com o ambiente de trabalho ou precisar sair do projeto, a substituição pode ser providenciada sem dificuldades.

Como escolher o fornecedor ideal?

Para alocar profissionais de TI na sua empresa, você precisará contratar um fornecedor desse serviço, ou seja, uma empresa parceira que faça a intermediação e alocação dos profissionais certos para as necessidades do seu negócio.

Por isso, essa escolha deve receber muita atenção da empresa contratante, pois é uma decisão que vai orientar todo o sucesso da estratégia.

Confira os principais passos de como identificar a parceria ideal:

1. Pesquise por referências de mercado

Há uma grande variedade de empresas que oferecem serviços de Body Shop de TI. Prefira aquelas com experiência no mercado, com boas referências e cases de sucesso, assim como um portfólio variado.

2. Busque por valores e objetivos semelhantes 

Para evitar incompatibilidade e conflitos, é preciso que ambos os lados estejam alinhados, em busca dos mesmos resultados.

A empresa parceira também será fundamental no processo de retenção de clientes, por isso ela também deve estar interessada em oferecer a melhor experiência ao seu público-alvo.

3. Converse sobre as soluções

Antes de fechar negócio, busque conversar com um representante da fornecedora, seja pessoalmente ou através de uma videochamada.

Use essa oportunidade para esclarecer o nível de flexibilidade do possível acordo. 

O mercado de TI está em constante evolução e as necessidades de uma empresa podem variar com o tempo, por isso um contrato mais adaptável é mais vantajoso para uma estratégia a longo prazo.

Como a NetSupport pode te ajudar?

A NetSupport está presente no mercado há cinco anos, com uma proposta de levar TI para todos com honestidade e excelência

Como uma comunidade de 100 mil supporters, conseguimos aliar alta qualidade e preços competitivos com um atendimento abrangente. 

Através de nossa plataforma, administrar profissionais alocados é simples e prático, evitando qualquer dor de cabeça.

É possível abrir chamados, acompanhar status dos projetos, avaliar o atendimento e consultar o histórico de serviços, tudo em apenas um clique.

Quer saber mais sobre nossos serviços de alocação de profissionais? Solicite um orçamento sem compromisso!