7 soluções de TI para reduzir custos em PMEs e economizar

7 soluções de TI para reduzir custos em PMEs e economizar

blog NetSupport 12-10-2018 soluções de TI para PMEs

As soluções de  TI têm sido a razão que está fazendo os pequenos negócios crescerem cada vez mais. A tecnologia nunca esteve tão em evidência, mesmo nos tempos de crise que vivemos.

Mesmo de forma tímida, os gastos e investimento com TI cresceram dentro das empresas. Em 2017 eles representaram  7,7% da receita das organizações.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), fonte do dado acima, a tendência é que esse número continue crescendo.  

As vantagens de se investir em soluções de TI são inúmeras. Contudo, a mais atrativa delas é a redução de custos que elas gerarão em todos os setores do negócio.

Descubra quais são as tecnologias mais inovadoras e simples de aplicar no seu negócio, lendo esse artigo até o final.

De quais soluções de TI para PMEs vamos falar?

Primeiramente, nossa preocupação foi de apresentar soluções de TI que fossem inovadoras, mas ao mesmo tempo acessíveis.

Afinal, nossa intenção não é dificultar essa assunto para você. Muito pelo contrário! Queremos que você termine de ler esse texto pensando em como já aplicá-las na sua empresa.

Desta maneira, chegamos a seguinte lista de recursos realmente úteis para pequenas empresas.

  • Nuvem;
  • Inteligência artificial;
  • Saas;

  • Aluguel de equipamentos;

  • Treinamento de colaboradores;

  • Governança de TI;

  • Suporte técnico de TI sob demanda.

Sem perder mais tempo, vamos agora conhecer mais sobre cada um deles! 😉

#1 Nuvem

Sim, nós sabemos que a nuvem não é um recurso desconhecido e você, provavelmente, já ouviu falar sobre ela. Inclusive, a cada dia que passa ela se torna cada vez mais e mais popular..

Porém, o que acontece, é que em algumas empresas, onde há uma estrutura mais tradicional, podemos encontrar uma certa resistência para começar a utilizá-la.

Mas é preciso vencer essa barreira, pois esse é um recurso que pode transformar o seu negócio para melhor.

Migrando sua empresa para a nuvem, você pode se ver livre de toda a estrutura que os servidores físicos exigem.

Desta maneira, é possível economizar espaço no seu escritório e custos com aquisição de equipamentos e manutenção.

A flexibilidade de utilizar esse serviço de acordo com a demanda do negócio, podendo aumentá-lo ou diminuí-lo quando necessário ajudará a enxugar o seu orçamento.

Você também pode ter acesso a e-mails, softwares de gestão e programas de produtividade (como o Pacote Office), tudo isso através da nuvem.

Além disso, o acesso aos seus arquivos fica disponível de qualquer computador. Ou seja, você não precisa ficar preso a apenas uma máquina.

#2 Inteligência artificial

A inteligência artificial é a bola da vez e tem sido o principal assunto nos portais de negócios e tecnologia. Aos poucos as empresas estão começando a adotar esse recursos.

Essa é uma ferramenta complexa e com inúmeras possibilidades de uso. Atualmente, a inteligência artificial já ajuda empresas em muitas atividades, como por exemplo:

  • Elaborar documentos;
  • Encontrar falhas em determinadas etapas de trabalho;
  • Construir processos de gestão;
  • Analisar dados para a tomada de decisão;
  • Recrutamento e seleção de colaboradores;
  • Automatização de atendimento.

Agora, pensando na utilização de IA entre as soluções de TI para PMEs, uma ação que pode servir como teste é o uso de chatbots no processo de atendimento aos clientes.

Os chatbots são robôs desenhados para o contato com humanos. A cada nova interação, eles aprendem com o que vivenciam.

Em um primeiro momento, eles podem servir como um atendente de nível 1, solucionando questões mais simples dos clientes.

De acordo com a evolução do processo e aprendizado do sistema é possível automatizar muitas outras atividades de atendimento.

Desta maneira, essa área se tornará mais econômica para o seu negócio. Além do mais, os clientes também vão se beneficiar com um atendimento mais ágil e eficiente.

#3 Saas

Os softwares de gestão são essenciais para qualquer empresa. Afinal, cada área precisa de um centralizador de informações sobre suas atividades. Essa é a principal função dessa aplicação.

Há alguns anos atrás ter acesso a um programa de qualidade era privilégio das grandes empresas. Afinal, as soluções mais completas, eram também as de valores mais elevados.

Porém, atualmente, os softwares de gestão estão muito mais acessíveis para qualquer negócio. O que se tornou possível com a evolução dos SaaS.

SaaS é a sigla para Software as a Service, que traduzido seria Software como um Serviço.

As aplicações SaaS funcionam de maneira totalmente online e podem ser acessadas dos mais diversos dispositivos.

Além de sua qualidade, outra grande vantagem, é que elas são muito mais econômicas do que os programas tradicionais.

Existem SaaS para as mais diversas funções: gestão de negócio, automação de marketing, controle de suporte técnico de TI, entre outras.

Por fim, essa talvez seja uma das soluções de TI mais fáceis de aplicar. Com certeza, você encontrará uma SaaS adequada para o seu segmento.

#4 Aluguel de equipamentos

Saiba que ao invés de fazer a compra de dispositivos para o seu negócio, você também tem a alternativa de alugá-los.

Existem empresas especializadas em fazer a locação de computadores, notebooks, impressoras, entre outros aparelhos que você pode precisar.

Optando por essa modalidade, você terá acesso a equipamentos de TI, em pleno funcionamento, sempre que precisar, sem a necessidade de compra.

Seja para suas atividades diárias ou ações pontuais (como um evento, por exemplo), vale a pena avaliar esse modelo de contratação.

Entretanto, é recomendado realizar um comparativo entre a compra e o aluguel de dispositivos antes de tomar a sua decisão.

Por isso, faça uma cotação  de ambas as opções, para entender qual é a mais vantajosa para o seu negócio.

#5 Treinamento de colaboradores

O treinamento de colaboradores é uma das ações mais importantes de segurança da informação nas empresas.

Tenha certeza, conscientizar sua equipe sobre a correta utilização dos dispositivos de tecnologia evitará sérios problemas para o seu negócio.

Um estudo da Flipside constatou que 27% dos casos de violação de segurança foram causados em decorrência de alguma falha humana.  

Ou seja, é preciso evitar situações como essas e a melhor maneira de se fazer isso é através da conscientização.

Por isso, invista no treinamento dos colaboradores recém contratados e em ações constantes de aprendizado sobre as soluções de TI.

#6 Governança de TI

Quanto mais a sua empresa crescer, mais se torna necessária a definição de processos para cada uma de suas áreas.

A governança de TI tem justamente esse papel na área de tecnologia.

Ela é um conjunto de normas, processos e atividades que auxiliam na estruturação do setor e das soluções de TI.

Seu papel é, justamente, possibilitar que as empresas façam a gestão adequada de todos os seus recursos de tecnologia disponíveis.

A governança de TI prioriza cinco frentes principais, que são:

  • Alinhamento Estratégico;
  • Entrega de Valor;
  • Gerenciamento de Riscos;
  • Gerenciamento de Recursos;
  • Mensuração de Desempenho.

Para trabalhar essa ação em seu negócio, é necessário também que se estabeleça uma metodologia de gestão. As mais comuns na área de TI são ITIL, Cobit e Scrum.

#7 Suporte técnico de TI sob demanda

Por fim, na hora de colocar todas essas soluções de TI para PMEs em prática é necessário contar com especialistas.

Afinal, essa é uma garantia para que você não tenha problemas nem antes e nem depois de configurar esses recursos.

O suporte técnico de TI é o grande responsável por colocar a mão na massa e fazer a implementação de tudo o que lhe apresentamos.

Porém, saiba que não é preciso contratar um colaborador na sua empresa, para executar essa ações. Principalmente, se você estiver precisando economizar.

Uma saída eficaz é optar pelos serviços de um suporte técnico de TI sob demanda.

Desta maneira, você tem a opção de solicitar profissionais apenas quando houver uma demanda.

Esse é um modelo de terceirização de TI é muito mais flexível e econômico para o seu negócio. Além disso, ainda ajuda a evitar a ociosidade.

A qualidade do serviço é a mesma de ter uma equipe interna, com a vantagem de ter acesso a uma gama muito maior de especialistas.

O suporte técnico sob demanda pode ser útil em diversas situações. Alguns exemplos são:

  • Cobertura de férias de colaboradores;
  • Expansão da equipe para projetos específicos;
  • Atendimentos em filiais em outras cidades e estados;
  • Execução de projetos sob coordenação de equipe interna.

Onde encontrar técnicos de TI sob demanda?

Uma boa opção de empresa que oferece esse tipo de serviço é a NetSupport.

Através de uma comunidade com mais de 12 mil profissionais ela consegue oferecer suporte técnico de TI para PMEs de todo Brasil.

Disponível 24h por dia, 7 dias por semana, conta com qualidade e melhores práticas de TI das grandes empresas, ao alcance de todas as pessoas.

A empresa tem conquistados clientes e técnicos justamente por democratizar o uso da tecnologia, levando #TIparatodos.

Viu como a contratação desse serviço pode trazer benefícios para o seu negócio? Portanto, considere-a a partir de agora, para obter resultados significativos.

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