6 problemas de hardware que vão tirar o seu sono

6 problemas de hardware que vão tirar o seu sono

Não dá para negar que bate um desespero quando o computador para, do nada, enquanto estamos trabalhando, não é mesmo?

Principalmente se for por causa de problemas de hardware. Isso porque, muito provavelmente, a troca de alguma peça será necessária.

As consequências dos problemas de hardware

Apenas para esclarecer, quando falamos de hardware nos referimos a toda parte física de um computador.

Memória, Cooler, CPU, Placa-Mãe e todos os outros componentes são o que chamamos de hardware.

Para que um computador trabalhe corretamente, todos os seus hardwares devem estar em pleno funcionamento.

Óbvio! Caso contrário, o usuário sofrerá para poder usar a sua máquina. Os problemas de hardware podem afetar desde a reprodução de vídeos até a conexão com a internet.

Se tem Problemas de Hardware Também tem Solução

Sim, listamos 6 problemas de hardware que podem tirar o seu sono. Mas, como nós queremos ver você dormindo tranquilamente, trouxemos também suas possíveis causas e soluções.

Pode ficar calmo, para aproveitar essa leitura, segue os problemas de hardware mais frequentes por aí:

  • Portas USB não reconhecidas
  • Máquina não reconhece teclado/mouse
  • Falha no HD
  • Impressora com engasgo no papel
  • Máquina com superaquecimento
  • Máquina não conecta à internet

#1 Portas USB não reconhecidas

Quase todos os usuários acabam utilizando hardwares complementares em suas máquinas, para facilitar as suas funções.

O mouse, teclado, webcam, pendrive e HD externo são apenas alguns exemplos. A grande maioria deles é conectada ao computador através da porta USB.

Um dos problemas de hardware mais frequentes são as falhas das entradas USB.

Isso pode acontecer por diversos fatores, tais como: drive desatualizado, portas danificadas pelo uso ou até mesmo em decorrência de arquivos corrompidos por algum tipo de vírus.

Como o backup por pendrive e HD externo é bastante comum entre as empresas, a falha na entrada USB pode comprometer esse processo.

Assim como a transferência de arquivos sem o uso de rede, que também é uma prática frequente. Além disso, quase todos os computadores e notebooks utilizam mouse e teclado através da entrada USB.

Sendo assim, esse é um dos problemas de hardware que mais afeta diretamente o usuário final.

Um cuidado que pode evitar esse tipo de falha é a atualização de drivers dos hardwares. Você também pode fazer uma reparação de erros nos periféricos, para constatar se existem falhas.

Se uma entrada USB parar de funcionar, confira as outras portas do seu computador. Dependendo da situação, você também pode testar os periféricos em outras máquinas, para verificar se o problema é realmente com o seu dispositivo.

Não descarte a possibilidade de vírus. É fundamental verificar qualquer arquivo que esteja armazenado em alguma fonte externa, antes de abri-lo no seu computador.

Existem antivírus com a função de escanear ameaças, para prevenir que algum vírus ataque sua rede.

Aprenda mais sobre esse tema. Leia nosso artigo: Afinal, qual é a diferença entre Hardware e Software?

#2 Máquina não reconhece teclado e/ou mouse

Mais um dos problemas de hardware que tiram deixam qualquer usuário sem sono. Seja em um notebook ou PC, pode acontece da máquina simplesmente não reconhecer o comando das teclas.

Esse comportamento também pode acontecer com mouses e touchpads. O processo de troca ou aquisição de um novo periférico desses, sem estar previsto, afetará a produtividade do usuário.

Para evitar essa situação, mais uma vez, vamos bater na mesma tecla. Atualize os drives que controlam esses hardwares.

Você pode encontrar as atualizações direto no site dos fabricantes, caso o sistema instalado não faça automaticamente.

Você pode configurar essa atualização automática através do painel de controle do computador. Ao menor sinal de instabilidade em seus periféricos, execute alguns testes.

Desconecte-os do computador por alguns minutos e atualize o seu driver. Caso o problema persista, avalie se é melhor enviá-los para manutenção ou optar por sua substituição.

#3 Falha no HD

As razões para uma falha do HD podem ser inúmeras. Defeitos no próprio HD, incompatibilidade com algum arquivo do sistema e problemas com o cabo que é utilizado para conectá-lo à máquina são algumas das mais recorrentes.

Antes de decidir trocar esse componente, é preciso investigar os motivos para essa questão. Como de praxe, faça a atualização dos drivers e procure o apoio de um especialista de TI para realizar testes no computador.

Por exemplo, se o problema for um ruído durante a leitura do HD, o problema pode ser na agulha do componente. Sendo assim, será necessário abrir a máquina, para fazer a troca a peça.

Tanto para as empresas, quanto para os usuários comuns, o medo de perder dados essenciais é angustiante. Principalmente quando esses dados não estão salvos em outra máquina, rede, dispositivo externo ou nuvem.

Dentre os problemas de hardware citados, esse é um que pode ser resolvido com um simples backup de dados em nuvem. Você pode até perder o seu HD, porém será muito mais difícil lidar com a perda de suas.

É possível optar por métodos físicos, como pendrive, CDs ou um HD externo. Porém, a maneira mais segura, é através da tecnologia em nuvem.

Aprenda mais sobre esse tema. Leia nosso artigo: Backup em nuvem ajuda a evitar a perda de dados

#4 Impressora com engasgo do papel

Mesmo que a impressora seja a mais moderna e de alta tecnologia, é muito comum isso acontecer. Você configura as páginas e o papel corretamente.

Tudo está ok para iniciar a impressão. Mas, na metade do processo, a impressora trava e o papel fica preso e todo amassado por dentro.

Quem passa por isso, sabe o quanto esse imprevisto atrasa todo um cronograma. Geralmente, esse é um dos problemas de hardware que acontecem quando você precisa imprimir aquele documento importantíssimo.

Mesmo configurando a impressora da maneira correta e atualizando o drive regularmente, é sempre bom conferir, se está tudo certo, antes de enviar uma impressão.

Fique atento ao tipo de papel que será usado, ele pode travar a impressora facilmente. Antes de tudo, confirme se o papel é compatível.

Se você selecionar uma impressão tipo carta, mas estiver usando uma folha A4, a impressora pode emperrar. Veja também na bandeja de papéis se as folhas estão alinhadas.

Caso o processo seja interrompido, abra o compartimento da impressora com cuidado, de acordo com o manual do equipamento.

Feito isso, confirme se há algum papel preso e tente removê-lo. Enquanto houver qualquer obstáculo no compartimento, a impressora não funcionará corretamente.  

Aprenda mais sobre esse tema. Leia nosso artigo: Problemas com impressoras? Conheça as causas e soluções!

#5 Máquina com superaquecimento

Esse tipo de situação ocorre, quando existe alguma obstrução nas saídas de ar, como acúmulo de pó ou outro material.

Esse problema prejudica o cooler, que é o hardware responsável pelo resfriamento da máquina.  Outra causa são problemas ligados ao processador, que é um hardware muito importante no computador também.

Caso não esteja em bom estado, ele pode ocasionar desligamentos inesperados, superaquecendo demais as peças, que, literalmente derreterão.

Se o computador queimar por completo, não será uma tarefa fácil, recuperar as informações armazenas nele.

Além disso, será necessário aguardar todo o processo para consertar problemas de hardware desse tipo. O que envolve o diagnóstico, compra, troca e testes, para ter certeza que o computador voltará a funcionar como antes.

Por isso, invista em uma manutenção preventiva, que inclua uma limpeza nas saídas de ar e testes no cooler. Peça para que o técnico confirme se as ventoinhas giram corretamente, sem obstrução.

Outro grande auxílio para evitar o aquecimento é a pasta térmica. Ela deve ser aplicada sobre o dissipador de calor do cooler e também na CPU, aumentando a aderência entre esses dois hardwares e refrigerando-os com mais eficiência.

Mas mantenha a atenção com a pasta térmica. Com o tempo, ela pode secar e perder as propriedades que auxiliam no resfriamento das peças.

Aprenda mais sobre esse tema. Leia nosso artigo: Cuidados com seu computador e manutenção preventiva

#6 Máquina não conecta à Internet

Os Notebooks, PCs e Servidores, ficam conectados à Internet 24h por dia, para a grande maioria das empresas. Sem uma conexão com a Internet, é quase impossível trabalhar.

É muito possível problemas de hardware causam essa instabilidade. Alguns exemplos são:

  • Cabos conectado incorretamente;
  • Mau contato nos cabos;
  • Roteador transmitindo sinal insuficiente;
  • Placa de rede ou adaptador Wi-Fi precisam ser trocado.

Para as empresas que trabalham com tecnologia, ficar sem conexão é como se uma pessoa parasse de respirar. Porque tudo é feito através da Internet.

Seja para enviar um e-mail, emitir notas fiscais – que, atualmente, são eletrônicas –, realizar pagamentos, transações bancárias e compartilhamento de dados na rede. Enfim, tudo isso só é feito quando estamos online

Se o seu PC perder a conexão, verifique o adaptador Wi-Fi. Na grande parte dos notebooks, existe uma chavinha que habilita e desabilita a conexão WiFi. Então, confirme se ela está ativada.

Em relação ao roteador, avalie a compatibilidade que dele com a sua máquina. Testar os cabos de conexão e checar se as entradas/saídas do equipamento estão danificadas também ajudará.

Não precisamos nem ressaltar a importante da atualização dos drivers da placa de rede e adaptadores Wi-Fi, certo?

Um teste interessante, é comparar o sinal que você possui com o que é oferecido pelo provedor do serviço.

Análise se a sua empresa está recebendo a quantidade correta, que foi combinada, ou se há alguma falha no envio do sinal do provedor. Se a falha for constatada, solicite a regularização do serviço.

Aprenda mais sobre esse tema. Leia nosso artigo: Como aumentar a velocidade da internet no meu negócio?

Como Resolver Todos Esses Problemas de Hardware?

Às vezes esses problemas aparecem de uma forma que a gente não consegue resolver. Imagina então quando vários deles resolvem atacar de uma vez…

É  nessas horas que temos que contar com um suporte técnico especializado para nos ajudar. A NetSupport é uma empresa de suporte e assistência técnica de informática que vai até você para resolver o problema.

É isso mesmo, nós enviamos um técnico que esteja próximo a você até o seu local de preferência e ele resolve todos esses problemas em até 2h. Não é demais?

Se você não conseguir resolver esses problemas sozinho, não deixe de pedir ajuda pra gente. Ficaremos felizes em ajudar.