O episódio final da penúltima temporada de Game of Thrones está chegando. O capítulo será exibido no próximo domingo (27/08), encerrando uma temporada que rendeu muitas dores de cabeça à HBO. A emissora sofreu com ataques de hackers, que, além de vazarem episódios inéditos de Game of Thrones e outras séries, também divulgaram roteiros e os números de telefone de atores do elenco principal de GoT.
Segundo as informações divulgadas, a emissora teve 1,5 TB de arquivos hackeados. Em nota oficial, a HBO se recusou a negociar com os invasores, que pediram um resgate milionário, para não divulgar outros dados e conteúdos. Inclusive, o season finale da atual temporada ainda corre o risco de ser disponibilizado na web, antes de sua estreia oficial.
Em uma situação, sem ligação direta com os hackers, a HBO Espanha transmitiu, por engano, o sexto episódio de Game of Thrones, ao invés do quinto. O episódio foi rapidamente disponibilizado pelos usuários e os spoilers da série tomaram a internet.
Se até mesmo uma grande emissora internacional está sujeita ao ataque dos hackers, a sua empresa também corre riscos. Para explicar como funciona um ataque de vírus à sua rede, vamos usar referência de Game of Thrones. Já alertamos: Cuidado com os spoilers!
#1 Westeros: O computador
Um computador é a combinação de hardwares e softwares que, trabalhando juntos, fazem com que a máquina trabalhe. Cada peça e programa têm a sua função e executa um comando específico para que o dispositivo funcione. Uma placa de vídeo é responsável pela reprodução de imagens. O disco rígido armazena todos os dados da máquina. Enquanto isso, o sistema operacional coordena as ações executadas no computador.
Nesse cenário, vamos imaginá-lo como Westeros. O continente fictício é o cenário das batalhas pelo famoso trono de ferro. Já o seu computador, é o palco da luta contra os hackers e os malwares.
#2 White Walkers: O vírus
Os White Walkers estão prontos para invadir Westeros, já os vírus estão prontos para invadir o seu computador. São inúmeros os tipos de vírus disponíveis para atacar o seu computador. A internet costuma ser a grande porta de entrada dessas ameaças. Os vírus, assim como os White Walkers, têm apenas uma intenção: causar o maior dano possível e dominar o território.
Por trás de todo vírus, há sempre um hacker. Ele é quem desenvolve os vírus e costuma coordenar o ataque. Nesse caso, o hacker seria o Rei da Noite. Ele é o líder dos White Walkers e grande vilão da série.
#3 A Muralha: O firewall
A Muralha é responsável por separar Westeros das terras selvagens, protegendo o continente contra ameaças vindas dessa região desconhecida. Para invadir Westeros, os White Walkers precisarão derrubar a imensa estrutura de gelo.
O firewall, assim como a Muralha, é primeira barreira de proteção contra as ameaças vindas da internet. Esse recurso controla o acesso do usuário à internet. Desta forma, ele permite apenas que os usuários, dados e aplicações autorizadas possam se comunicar entre si. Os dispositivos que não possuem firewall têm muito mais chances de serem infestados por vírus.
#4 Jon Snow: O antivírus
Dentro do universo da série, podemos comparar o Rei do Norte, Jon Snow, com um programa antivírus. Ele, que esteve frente ao exército de mortos-vivos e lutou contra o Rei da Noite, está tentando proteger Westeros.
Foi Jon quem averiguou e identificou a ameaça dos White Walkers. Agora ele está trabalhando para impedir que eles avancem e lutando para derrotá-los. Da mesma forma que um antivírus faz, quando encontra um malware que pode ser nocivo para o computador. É função desse programa identificar os vírus, impedir que eles se espalhem e removê-los. O antivírus e o grande herói de Game of Thrones têm mais incomum do que imaginávamos.
#5 Samwell Tarly: O técnico de TI
Ok, o Jon Snow pode ser o mocinho do seriado, mas sem a ajuda do seu fiel escudeiro, Sam Tarly, ele não teria conseguido descobrir muita coisa. Ele foi à Cidadela para estudar e tornar-se um Meistre, deixando a Patrulha da Noite. Sua intenção, é a de descobrir uma forma de combater os White Walkers.
Da mesma forma que o Sam, os técnicos de TI são responsáveis por encontrar a melhor solução para os problemas de tecnologia. Por exemplo, caso o computador tenha os seus dados sequestrados, talvez o antivírus não seja a melhor solução. O técnico de TI poderá formatar o computador, restaurar seus arquivos com o backup e deixar a máquina como nova. Além disso, estabelecerá formas de reforçar a segurança da sua rede.
O Sam é tão empenhado, que ele poderia, praticamente, um Supporter da nossa comunidade.