7 melhores práticas de TI de grandes empresas para adotar na sua PME

Existem certas práticas, adotadas no setor de tecnologia das grandes corporações, que fazem toda diferença no produto ou serviço final. Mesmo como uma PME, você também pode implantar estas melhores práticas de TI no seu negócio.
O segredo para atingir esse objetivo é se manter sempre antenado nas últimas novidades de tecnologia. Então, ler esse artigo até o final, já será um grande passo.

O potencial das PMEs

Os pequenos e médios negócios representam mais de um quarto do PIB brasileiro. Atualmente, são mais de 12,4 milhões de optantes do simples nacional.

Apenas entre janeiro e agosto de 2017, essas PMES criaram quase 327 mil novos postos de trabalho no país. É inquestionável a sua importância para a economia do Brasil.

Paralelo a esse crescimento, é observado que as PMEs estão cada vez mais em busca de se modernizar e profissionalizar. No ano passado, cerca de 80% das PMEs que conseguiram aumentar sua receita, mesmo em meio à crise, investiram em tecnologia para promover a inovação.

Sendo assim, contar com uma área de TI eficiente é essencial, para que o seu negócio também faça parte desse grupo.

Listamos nesse artigo as melhores práticas de TI, usadas pelas grandes empresas, que ajudarão o seu setor de tecnologia a obter os melhores resultados. Saiba como tornar sua empresa muito mais lucrativa, usando a TI ao seu favor.

#1 Usar uma metodologia de gestão

Você ainda não sabe como fazer para gerenciar a sua área de TI? Comece escolhendo uma metodologia de gestão para isso.

Essa é uma das melhores práticas de TI para se adotar na sua empresa. Utilizando a metodologia correta você conseguirá controlar atividades, medir resultados e aumentar a eficiência de sua área de TI de forma mais efetiva.

As metodologias de gestão mais adotadas para TI são: Cobit, Scrum e ITIL. Inclusive, o trabalho da NetSupport é totalmente baseado na última opção, o ITIL.

Esse conjunto de boas práticas propõe que as atividades de TI sejam gerenciadas de acordo com o ciclo de vida de um serviço. Entenda qual dessas opções se adapta melhor ao seu negócio e comece a aplicá-la agora mesmo.

Saiba mais em: 3 metodologias de gestão para usar agora em sua área de TI.

#2 Medir os resultados de TI

Entre as melhores práticas de TI para empresas, medir os resultados de TI talvez seja a mais importante.

Estabelecer uma rotina, para avaliar os números de sua área de TI, ajudará você a identificar o que está e o que não está dando certo nesse setor. Esse processo será determinante para o sucesso do seu negócio.

As métricas a serem observadas dependerão dos objetivos do negócio. Por isso, é tão importante escolher a sua metodologia de gestão e se planejar. Para ajudá-lo nessa função, você pode até mesmo utilizar um programa especial.As versões gratuitas de ferramentas populares no mercado são suficientes para gerenciar pequenas demandas.

Caso tenha dificuldades no momento de avaliar os seus resultados, peça o apoio de um especialista em TI. Juntos, vocês poderão definir quais serão as métricas de sucesso para a sua área de tecnologia.

Saiba mais em: Resultados de TI: Quais métricas eu devo observar?

#3 Treinar a equipe de colaboradores

Um simples descuido de um usuário, pode colocar em risco não só o computador utilizado por ele, mas toda a rede da empresa.

Por isso, é altamente recomendado que os colaboradores da empresa sejam capacitados, para utilizar os dispositivos de maneira correta. Essa é uma das melhores práticas de TI, para garantir a segurança de dados do negócio.

Em um estudo realizado pela Flipside, organização especializada em segurança da informação, foi constatado que 27% dos casos de violação de segurança são causados por falha humana.

Os usuários precisam saber o que podem e o que não podem fazer nas máquinas do escritório, para evitar esse tipo de falha. E é papel do empregador estabelecer essas regras. Pense em como você poderá implementar treinamentos e/ou materiais, para capacitar sua equipe sobre o uso correto dos recursos de TI.

Saiba mais em: Gestão de TI: Treinamento de equipe pode prevenir problemas.

#4 Utilizar chamados remotos

Por que perder tempo esperando um técnico de TI chegar até o local para atendê-lo? Dependendo do tipo de problema, você pode resolvê-lo à distância, com um suporte de TI remoto.

Além de ser mais ágil – o chamado pode ser solucionado em minutos – ele é muito mais barato. Em comparação ao suporte presencial, o suporte remoto pode ser até 76% mais econômico.

Pense em situações como a configuração de uma caixa de e-mail ou o restabelecimento da conexão entre o computador e a internet. Elas podem ser facilmente resolvidas via acesso remoto. Os chamados à distância devem estar entre as melhores práticas de TI, incorporadas pelo seu negócio.

Saiba mais em: Acesso remoto é a solução para suporte de TI mais rápido.

#5 Contratar profissionais de TI sob demanda

Terceirizar parte da equipe, através da contratação de serviços de outsourcing de TI, é uma estratégia comum em grandes empresas.

Os profissionais de TI sob demanda podem assumir atividades operacionais, complementar o time para projetos pontuais ou até mesmo cobrir férias de colaboradores.

Essa é uma das melhores práticas de TI para quando a empresa precisa de profissionais de maneira rápida, econômica, mas sem perder a qualidade.

Outro ponto positivo do suporte de TI terceirizado é o alcance dos seus serviços. A sua empresa contará com técnicos, sempre à sua disposição, para resolver problemas de última hora ou em outras localidades.

Saiba mais em: Outsourcing de TI é a solução para problemas impossíveis.

#6 TI Verde: Sustentabilidade na área de TI

Cuidar do planeta também faz parte das melhores práticas de TI!

A sua área de tecnologia pode – e deve – contribuir com a preservação do meio ambiente. Pensando nisso, você pode aplicar algumas estratégias de TI Verde no seu escritório.

Tais práticas ajudarão o seu negócio a reduzir o consumo de energia, com impressões e outros gastos desnecessários. Desta forma, além de diminuir o seu impacto negativo no meio ambiente, a empresa também poderá economizar.

Saiba mais em: TI Verde: A sustentabilidade na área de tecnologia.

#7 Aderir a nuvem

Os serviços em nuvem já são uma realidade e tornaram-se uma das melhores práticas de TI em grandes empresas. As PMEs também estão cada vez mais abertas para utilizá-los. E-mails, servidores e até aplicações do Pacote Office podem ser contratados dessa maneira.

São muitas as vantagens dos serviços em nuvem. A facilidade para aumentar ou diminuir a capacidade do seu negócio é uma delas. Porém, a possibilidade de poder acessar os seus dados de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, é a mais atrativa.

Os serviços em nuvem são seguros e mais econômicos para os pequenos negócios. Não tenha medo de investir!

Saiba mais em: Computação e armazenamento em nuvem é garantia de menos preocupação.

Preciso aderir todas as melhores práticas de TI?

Todas as dicas que listamos aqui ajudarão a aumentas as chances de sucesso do seu negócio.

O recomendado é que seja avaliado o que funcionará em seu negócio. Além disso, mesmo que você decida aderir em todas essas melhores práticas de TI, vá com calma. Implementa cada uma delas de uma vez e vá acompanhando o seu desenvolvimento.

De cara, tente pelo menos escolher uma metodologia de trabalho para sua área de TI e acompanhar os resultados.

Essas duas ações são a porta de entrada para você começar a trabalhar com as outras melhores práticas de TI propostas aqui.