Os problemas de TI em escritórios de advocacia podem ter um grande impacto na rotina cheia de tarefas dos advogados.
Basicamente, o que queremos dizer é que eles podem atrapalhar as suas atividades. E, entre tantos processos para cuidar, essa é a última coisa que você precisa.
Existem alguns problemas de TI que todo escritório de advocacia tem e, por mais incrível que parece, possuem soluções bem simples.
Por isso, trouxemos todos eles aqui nesse artigo, bem como as devidas ações para resolvê-los. Então, para descobrir o que você deve fazer continue lendo esse artigo.
De quais problemas de TI em escritórios de advocacia vamos falar?
Em primeiro lugar, a nossa lista com as situações mais perigosas envolvendo a TI em escritórios de advocacia é a seguinte:
- Altos gastos com Infraestrutura;
- Baixo desempenho de equipamentos;
- Programa de gestão ultrapassado;
- Perda frequente de dados;
- Ociosidade e ineficiência do suporte de TI.
Agora, vamos nos aprofundar um pouco em cada um desses problemas e propor as soluções mais adequadas. Vamos lá!
#1 Altos gastos com infraestrutura
Caso o seu escritório opte por utilizar servidores físicos, provavelmente o seu custo com infraestrutura de TI é bastante elevado.Afinal de contas, para manter um servidor é preciso investir em equipamentos, mão de obra especializada, manutenção periódica, espaço físico e, até mesmo, em um bom ar-condicionado para manter a sua temperatura.Não estamos dizendo que é errado ter um servidor físico, pois essa é uma decisão que pode variar de empresa para empresa.Porém, é possível sim ter acesso a todos os recursos necessários de um servidor, de uma maneira muito mais econômica.
A solução: Migrar para a nuvem
Os servidores em nuvem tornaram-se a principal escolha dos escritórios que precisam modernizar a sua infraestrutura.Isso porque os seus dados passam a ser gerenciados através de um servidor remoto, que fica no data center de uma empresa especializada.Além de se ver livre de todos os equipamentos que ocupam espaço no seu ambiente e também no seu orçamento, os seus arquivos ficam à sua disposição de qualquer dispositivo, a qualquer hora.Ou seja, esqueceu de levar um documento para uma reunião importante com o cliente? Fique tranquilo! Você poderá entrar na sua rede ali mesmo e ter acesso a todas as informações do seu processo.
#2 Desempenho dos equipamentos
Você está feliz com o desempenho do seu computador? Com a sua alta demanda de trabalho, em algum momento você vai se deparar com uma situação em que pensará: Esse computador poderia ser melhor!Por exemplo, algumas circunstâncias que podem te tirar do sério são:
- Lentidão para navegar na internet;
- Demora na inicialização;
- Pouco espaço para comportar todo os programas e arquivos;
- Superaquecimento.
Quando você perceber algo que começou a atrapalhar o seu trabalho, só há uma coisa a se fazer.
A solução: Check-up nos computadores
Isso mesmo, é a hora de acionar o seu suporte técnico de TI para fazer um diagnóstico sobre o seu computador. A internet está lenta? Provavelmente, chegou a hora de checar o seu roteador e excluir o cache e os cookies dos navegadores.O computador está demorando para ligar? Talvez haja muitos programas inicializando junto com o sistema operacional. Uma limpeza no dispositivo cairá bem!Pouco espaço para os arquivos? É possível aumentar o disco rígido da máquina, para que você fique tranquilo novamente.Antes de sair por aí pesquisando o preço de um novo computador, chame um profissional para avaliar o seu. Dessa maneira, você pode descobrir uma solução muito mais simples e ainda economizar.
#3 Programa de gestão ultrapassado
Deixe-me adivinhar: O seu escritório ainda possui aquele programa lento, instalado diretamente no computador e que leva horas para abrir?O momento de registrar os seus processo é uma verdade tortura. Afinal, você fica pensando em todas as outras coisas importantes que poderia fazer com esse tempo que está perdendo.Se a direção do seu escritório ainda é resistente a mudança desse software, você precisará convencê-los a avaliar a solução que apresentamos aqui.Mas garantimos, ela pode transformar a rotina do seu escritório para muito melhor!
A solução: Utilizar um sistema ERP online
Utilizar programas que são instalados diretamente no computador é uma coisa totalmente ultrapassada.Para substituí-los foram criados os sistemas ERP online, que podem ser acessados direto do seu navegador.Inclusive, o mercado jurídico dispõe de uma enorme gama de opções de softwares desse tipo, que são especializados em suas necessidades. Basta uma busca rápida pela web para descobrir dezenas de alternativas.Muito mais rápido, o ERP online não ocupa espaço na sua máquina e também podem ser acessados de qualquer dispositivo: computador, smartphone ou tablet.Eles deixarão a rotina do seu escritório muito mais dinâmica. Vale a pena investir!
#4 Perda frequente de dados e informações
Provavelmente, você não deve gostar nem de imaginar uma situação em que os arquivos daquele processo superimportante se perdem.Pois então, é bom que você saiba que essa é uma hipótese muito possível, caso as devidas ações não sejam tomadas.A área de TI em escritórios de advocacia serve justamente para evitar que isso aconteça. Para isso, é preciso implementar um processo essencial.
A solução: Rotina de backup
O backup pode salvar uma empresa em 90% dos casos de problemas de TI graves.Sequestro de dados, ataque de vírus, exclusão acidental de dados, problemas físicos nos dispositivos e a lista continua.Todas essas situações podem ser revertidas quando a empresa possui um backup atualizado.De acordo com as melhores práticas de TI, o recomendado é que o backup seja realizado todos os dias. Isso porque diariamente você produz informações valiosas para o negócio e, portanto, elas precisam estar seguras constantemente.Em síntese, é importante que a TI em escritórios de advocacia assegure que essa rotina seja cumprida. Pois ela é uma parte importante dos pilares de segurança da informação!
#5 ociosidade e ineficiência suporte de TI
Por fim, como anda a sua satisfação com o seu serviço de suporte de TI? Sejamos sinceros, nem sempre é preciso ter uma grande equipe fixa de TI em escritórios de advocacia. A tecnologia é importante? Sem dúvidas! Mas ela não faz parte do seu serviço final, ela é um meio para você entregá-lo.Sendo assim, caso você tenha um setor de TI muito grande, é bem capaz que alguns colaboradores acabem ficando ociosos. Afinal, em alguns momentos eles podem não ter demandas suficientes para preencher toda sua rotina.Isso acontece principalmente na área de suporte técnico de TI. Pois, com a evolução da tecnologia, os computadores já não apresentam tantos problemas quanto antes.Mas há uma forma de contornar isso. Você pode ter acesso a suporte de TI de qualidade, sem precisar ter uma equipe interna.
A solução: Suporte de TI sob demanda
A terceirização de TI é uma prática comum nas empresas. Essa alternativa permite que elas tenham acesso a profissionais de qualidade, com um investimento compatível ao seu orçamento.Aliás, você não precisa fechar uma parceria logo de cara. Já é possível contratar técnicos sob demanda, apenas quando for realmente necessário.A NetSupport é um exemplo de empresa que oferece esse tipo de serviço. Através de uma comunidade com mais de 13 mil especialistas atendemos todo Brasil.Inclusive, podemos ajudar você a colocar todas as ações corretivas propostas nesse texto em prática, de forma prática e ágil.Além do mais, nossos clientes costumam economizar mais de 25% ao optar por contratar os nossos técnicos. Vale a pena nos colocar na sua lista de soluções também!